Orçamento Online!

Como Superar a Concorrência no Recrutamento: Dicas para Atrair os Melhores Talentos

28/02/2024 11:53 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra estratégias eficientes para superar a concorrência no recrutamento e atrair os melhores talentos. Otimize seu processo com a Funill.

Uma pessoa tocando uma tela com um monte de gente nela
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Atrair talentos com habilidades e competências compatíveis com as atribuições do cargo está cada dia mais difícil. Além da escassez de mão-de-obra qualificada, as empresas estão tendo que lidar com grande concorrência no recrutamento e processos de seleção cada vez mais competitivos. 


E não é à toa já que hoje em dia as empresas estão se preocupando cada vez mais em fortalecer a imagem como marca empregadora e atrair talentos profissionais, pois os melhores profissionais tem o poder de alavancar os resultados e melhorar a atuação de todo o time ou até setor. Por isso, a sua organização precisa conhecer práticas e estratégias que as vão tornar mais atrativas para os profissionais e ganhar destaque nas contratações no mercado. 

Pensando em te ajudar a superar aconcorrência no recrutamento, nós da Funill Recursos Humanos preparamos este conteúdo com algumas dicas para atrair os melhores talentos e desbravar o recrutamento competitivo. Preparado para descobrir como tornar a sua empresa mais atrativa? Confira!

Recrutamento competitivo: por que está cada vez mais difícil contratar talentos?

Contratar os melhores talentos está cada dia mais difícil, o que tem tornado o processo de recrutamento um grande desafio para as empresas e para os recrutadores. De um lado encontramos um mercado de trabalho com profissionais cada vez mais qualificados, com vários certificados de qualificação em todas as áreas. 


Porém, de outro lado, temos que observar que nem sempre esses certificados demonstram as reais habilidades destes profissionais, até porque o conhecimento técnico não significa que o profissional possui prática, perfil e personalidade adequados às necessidades da empresa e do cargo. 


Além disso, os melhores talentos são atraídos por vários fatores que incluem muito mais do que a simples remuneração. Hoje em dia, a cultura organizacional, a preocupação do empregador com a saúde mental e bem-estar dos colaboradores e a possibilidade de crescimento têm muito peso na escolha do profissional sobre em qual empresa irá trabalhar. 


Então, é uma via de mão dupla, pois tanto os profissionais quanto o empregador precisam demonstrar interesse e qualidades mútuas, que vão se tornar atrativos entre si. Ou seja, já deu para perceber que os processos de recrutamento estão cada dias mais concorridos para ambos os lados, de modo que a empresa  precisa conhecer estratégias eficientes para um recrutamento competitivo e que vai chamar a atenção dos melhores talentos. 


Afinal, em um mercado cada vez mais desafiador, atrair os melhores talentos é fundamental para superar a concorrência no recrutamento, se destacar como marca empregadora e garantir os melhores resultados. 

Estratégias para um recrutamento competitivo: conheça as práticas mais eficientes para atrair os melhores talentos

Algumas ações e estratégias são fundamentais para atrair talentos e se destacar no desafiador mundo do recrutamento competitivo. Confira as práticas mais eficazes e eficientes e chame a atenção dos melhores profissionais. 

Conheça o público alvo

Para ganhar destaque no mercado como uma empresa atrativa para os talentos profissionais, o primeiro passo é definir o público alvo das ações. Para isso, é fundamental identificar as necessidades, objetivos e valores não só da empresa, mas do time e setor que precisa de um novo membro. 


É essencial conhecer quais as habilidades são indispensáveis para a função, e qual o perfil profissional que mais se adequa para preencher o cargo. Ou seja, personalizar o recrutamento é o primeiro passo para superar a concorrência. 

Uma mão escrevendo em uma tela com ícones
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Fortalecer a imagem como marca empregadora

Uma marca empregadora significa que a empresa é vista como um bom lugar para se trabalhar. Fortalecer a imagem como marca empregadora vai atrair os melhores talentos e ainda garantir a satisfação dos profissionais que já são membros do quadro de colaboradores. 


Para manter um recrutamento competitivo e fortalecer a imagem como marca empregadora, é fundamental investir em atrativos que vão chamar a atenção de talentos, como manter uma boa cultura organizacional, com comunicação que valorize o respeito e a compreensão mútua. Além disso, ajudar o colaborador a conciliar vida pessoal e profissional é uma ótima prática para atrair talentos. 


Divulgar a missão e os valores da empresa também faz parte do fortalecimento da imagem como marca empregadora, além de se manter ativa nas redes sociais para aumentar a visibilidade. Para isso, é muito importante manter a comunicação em plataformas de emprego, redes sociais, eventos de recrutamento, seja respondendo às perguntas ou demonstrando a valorização de seus colaboradores, por exemplo. 

Oferecer benefícios atrativos

É claro que os benefícios e incentivos não podem ficar de fora de um recrutamento competitivo. Além de uma cultura organizacional leve, clara e com comunicação eficiente, para chamar a atenção dos melhores talentos, a empresa precisa oferecer benefícios competitivos. 


Alguns exemplos são a promoção da saúde mental e bem-estar, planos de saúde amplos, oportunidades de crescimento interno, premiações, valorização de qualificações, horários flexíveis e possibilidade de trabalho remoto ou híbrido


Ou seja, alguns dos benefícios que ajudam a superar a concorrência no recrutamento são econômicos e acessíveis para empresas de todos os tamanhos, como horários de trabalho flexíveis e oportunidades de trabalho remoto. 


Talentos que valorizam a conciliação da vida pessoal e profissional são atraídos por estas oportunidades, por exemplo. Afinal, hoje em dia vários talentos dão um valor ainda maior para o bem estar familiar e ambiente de trabalho leve, com respeito, diversidade e inclusão. 

Uma mulher sentada à mesa com um cachorro no colo
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Quer desbravar o desafio de superar a concorrência no recrutamento? A Funill pode te ajudar!

As estratégias para um recrutamento competitivo podem ir muito além das que você aprendeu hoje. Melhorar a experiência dos candidatos com o processo de recrutamento, investir em tecnologia e se manter sempre atualizado com as novidades do mercado são outros exemplos que podem ajudar a manter a sua empresa mais atrativa para os melhores talentos. 


Escolher a melhor prática depende de vários fatores que vão desde orçamento da empresa às necessidades de cada cargo, setor ou organização. Por isso, é fundamental promover  um processo de recrutamento personalizado para, só assim, aproveitar de toda a sua eficiência.


Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia e com profissionais qualificados e experientes em recrutamento, a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a desbravar a concorrência no recrutamento e encontrar os melhores talentos. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui