Orçamento Online!

Flexibilidade no Trabalho: Adoção de Modelos Híbridos e Resultados Positivos

16.02.24 09:54 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como a flexibilidade no trabalho impulsiona resultados positivos. Estratégias eficientes para modelos híbridos.

Uma mulher sentada em uma mesa em frente a um computador
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A flexibilidade no trabalho se tornou um grande atrativo para talentos profissionais, além de ser uma forma de promover o bem-estar dos colaboradores e aumentar a satisfação com o trabalho.  Horários flexíveis e opções que unem o trabalho remoto e presencial chama a atenção dos trabalhadores e candidatos e ainda tornam a empresa como uma forte marca empregada. 

Mas os benefícios da flexibilidade no trabalho vão muito além e tornam essa opção de prestação de serviços uma ótima oportunidade para o desenvolvimento da empresa e melhoria dos resultados. Por isso, preparamos este conteúdo para te apresentar as principais vantagens desta flexibilidade tanto para os empregados quanto para os empregadores, com estratégias eficientes de implementação bem-sucedida. Continue a leitura e confira!

Benefícios da flexibilidade no trabalho: um atrativo nos dias modernos

Nos dias atuais, a satisfação profissional envolve muito mais do que boas remunerações e recompensas. Os talentos profissionais buscam as empresas que demonstram valorizar o bem-estar de seus colaboradores, com métodos que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E, por isso, a flexibilidade no trabalho é um grande atrativo para talentos, chegando até mesmo, a ser um fator decisivo na escolha de uma vaga. 


Os modelos híbridos de trabalho, a flexibilidade de horários e a compreensão sobre as situações pessoais dos colaboradores valorizam o profissional e ainda promovem a saúde mental, pois diminuem o estresse e preocupações de seus colaboradores. Mas os benefícios não terminam por aí. Veja. 

Aumento da produtividade

Permitir que os colaboradores trabalhem em modelos híbridos ajuda diretamente no aumento da produtividade, pois eles têm mais autonomia para adaptar as suas necessidades do dia-a-dia com a rotina de trabalho. Dessa forma, além da maior satisfação com o ambiente de trabalho, os profissionais se sentem mais conectados às tarefas, pois tiveram a oportunidade de equilibrar a vida pessoal e profissional. Como resultado, temos prestações de serviços mais eficientes e eficazes. 

Redução de tempo de deslocamento

A redução do tempo e dos gastos com deslocamento também possui grande importância para aqueles que preferem os modelos híbridos de trabalho. Em rotinas cada dia mais corridas e aceleradas, economizar tempo nos trajetos de ida e volta pode ser muito importante e ainda ajuda a reduzir o estresse causado pelo trânsito. Assim, todo o gasto de energia mental dos funcionários é realizado diretamente com as suas tarefas e funções no trabalho. 

Redução de custos operacionais

Além de colaboradores mais satisfeitos, engajados e produtivos, a alternância do trabalho remoto e presencial causa uma redução de custos operacionais significativa para a empresa. Isso porque, há uma redução dos gastos como transporte dos funcionários, energia elétrica, alimentação interna, manutenção de equipamentos, dentre outros. 

Diversidade e inclusão

Os modelos híbridos de trabalho são grandes atrativos  para profissionais que possuem necessidades individuais que exigem maior flexibilidade, como pais e cuidadores, pessoas com deficiência ou ainda aqueles que vivem longe da empresa. 


Dessa forma, a flexibilidade no trabalho permite que o empregador encontre talentos profissionais que não conheceria em casos de trabalhos totalmente presenciais. Aqui, todos saem ganhando, pois os profissionais possuem mais chances de encontrar trabalhos com os valores e objetivos alinhados e participarem do mercado de trabalho de forma mais ativa, enquanto a empresa garante colaboradores com habilidades e competências necessários ao desenvolvimento da organização. 


Além disso, a inclusão proporcionada pela flexibilidade permite uma maior troca de experiências entre os colaboradores e influencia  na união, engajamento e resultados de todo o time. Ou seja, é um dos benefícios mais importantes dos modelos híbridos de trabalho. 

Uma mulher sentada em uma mesa com um computador
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Confira estratégicas básicas para implementar os modelos híbridos com eficácia

Agora que você já viu os principais benefícios da flexibilidade da jornada de trabalho, é muito importante conferir algumas estratégias básicas para uma implementação bem-sucedida da realização do trabalho remoto e presencial. 

Comunicação clara e transparente

Ao adotar os modelos híbridos de trabalho, é fundamental manter uma boa comunicação entre gestores e colaboradores, com a exposição clara dos objetivos e das expectativas que a empresa deseja alcançar com cada colaborador e time. 


Também é muito importante dar informações claras sobre a política da empresa, horário de trabalho e reuniões e formas de comunicação, como as plataformas que serão usadas para reuniões. Lembre que uma comunicação clara e eficiente é fundamental para o sucesso dos modelos híbridos de trabalho. 

Criação de uma cultura de confiança

Para a implementação bem-sucedida do trabalho remoto e presencial é essencial que os gestores confiem nos colaboradores para cumprir as tarefas e atingir os resultados esperados. Cobranças excessivas e vigilância constante não é bem-vinda em um ambiente de trabalho saudável e pode atrapalhar na produtividade, engajamento e desempenho dos profissionais. 

Uma mulher sentada à mesa com um laptop
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Avaliação e ajustes contínuos

As avaliações e ajustes constantes também são essenciais para garantir o sucesso dos modelos híbridos, principalmente a longo prazo. Para isso, a empresa deve avaliar as metas e resultados, solicitar feedbacks dos colaboradores e identificar os pontos de melhoria. É muito importante observar o bem-estar dos funcionários e considerar suas opiniões sobre a forma de trabalho. 

A Funill pode te ajudar a implementar modelos híbridos de forma eficiente

Apesar da importância das estratégias que te contamos neste post, elas não devem ser aplicadas de forma isolada. Vários outros fatores devem ser analisados para garantir o sucesso da flexibilidade no trabalho, como práticas de treinamento, adaptação das políticas da empresa e escolha da tecnologia adequada para cada situação. 


Com agências em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a encontrar os melhores métodos e práticas para a implementação dos modelos híbridos de modo eficiente e eficaz. Afinal, esta forma de trabalho é o futuro das organizações, pois promove a satisfação profissional e a melhoria nos resultados da organização. Sua empresa não pode ficar de fora. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui