Orçamento Online!

Recrutamento operacional em tempos de escassez de mão de obra

08.11.23 04:55 PM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra estratégias eficazes para recrutar talentos operacionais em meio à escassez de mão de obra qualificada. Saiba como atrair, avaliar e promover o crescimento dos profissionais, otimizando seu processo de contratação.

Recrutamento operacional em tempos de escassez de mão de obra
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Você já deve saber que encontrar os profissionais adequados para o perfil da sua empresa é um dos pilares do crescimento organizacional, não é mesmo? Somente um talento operacional é capaz de proporcionar um bom ambiente de trabalho, melhoria nos resultados e diminuição dos gastos. Então, encontrar o trabalhador ideal para o perfil e as necessidades da empresa, deve ser um dos principais objetos do time de RH. 

Porém, em tempos de escassez de mão de obra qualificada, encontrar um talento é um dos grandes desafios do recrutamento operacional. Por isso, aprender algumas estratégias para a contratação de operacionais é essencial para garantir o crescimento organizacional e encontrar o profissional adequado.

Portanto, neste post, veremos algumas estratégias que devem ser adotadas pelo time de recrutamento para encontrar um talento profissional em tempos de escassez de mão de obra. Pronto para conhecer mais sobre os desafios da seleção de candidatos? Então siga a sua leitura e confira. 

A importância de encontrar um profissional adequado para as necessidades organizacionais

Cada empresa tem objetos, necessidades e um perfil profissional ideal. E encontrar esse trabalhador é de suma importância para o crescimento organizacional, pois somente o perfil ideal pode gerar crescimento, aumento na produtividade, redução dos gastos e proporcionar um bom ambiente de trabalho. 


Neste sentido, o perfil ideal irá se enquadrar no perfil empresarial e todos saem ganhando, pois o profissional também irá trabalhar com mais motivação e sentirá acolhimento pela organização e encontros de objetivos. 


Nos dias atuais, um dos principais desafios do recrutamento operacional é encontrar talentos humanos, em especial em tempos de escassez de mão de obra qualificada. Então, agora que você já sabe a importância de encontrar um profissional adequado para as necessidades organizacionais, confira algumas estratégias de recrutamento para encontrar um talento operacional, mesmo em tempos de escassez de mão de obra qualificada. 

Estratégias para contratação de mão de obra operacional em tempos de escassez de mão de obra

Existem diversas técnicas para garantir um processo de recrutamento, preenchendo vagas operacionais com talentos humanos, mesmo em tempo de escassez de mão de obra adequada e qualificada. 

Pesquisas realizadas por todo o país demonstram que a maioria dos empregadores está com dificuldades para encontrar mão de obra qualificada, principalmente em setores como tecnologia da informação, marketing e logística. E esse é um dos grandes desafios do recrutamento operacional!

Encontrar estratégias na contratação de talentos operacionais é de suma importância para garantir uma boa contratação e evitar gastos com desligamento posterior. Por isso, essas dicas básicas devem ser seguidas em todos os processos de recrutamento e contratação de operacionais. Confira. 

Estratégias para contratação de operacionais em tempos de escassez de mão de obra
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Atrair talentos: veja como iniciar o processo de contratação de operacionais

Para garantir o encontro de profissionais, mesmo em tempos de escassez de mão de obra, o primeiro passo que deve ser seguido pelo time de RH é atrair talentos para o processo seletivo. 


Para isso, é importante definir a vaga que se pretende preencher, com as exigências, requisitos, objetivos e necessidade que espera que o profissional contratado supra. Em seguida, é de suma importância dar visibilidade à vaga. 


Assim, para atrair mão de obra qualificada é preciso que a seleção tenha como pilares uma comunicação clara e objetiva durante todo o processo de contratação de operacionais, perfil do candidato pré-definido, uma descrição detalhada da vaga com objetivos organizacionais, benefícios oferecidos pela empresa, requisitos e outros dados importantes para cada vaga. 


Mas saiba: quanto maior o alcance da divulgação da vaga, mais fácil será encontrar o perfil profissional desejado, principalmente em tempos de escassez de mão de obra. Então, também é preciso avaliar o melhor meio de divulgação da vaga, a depender do tipo de recrutamento, se é interno, externo ou misto.

 

Encontrar mão de obra qualificada

Encontrar profissional qualificado em tempos de escassez de mão de obra vai muito além do que apenas analisar o currículo de cada candidato. Nessa fase do processo seletivo é muito importante conhecer as capacidades e os limites de cada candidato, descobrindo suas competências e conhecimentos que vão muito além de simples qualificação formal. 


É claro que títulos e diplomas contam para a contratação de operacionais, porém o time de RH deve observar aqueles com experiência na atividade e ainda a vontade e disposição de aprendizado de cada perfil. 


Por isso, em tempos de escassez de mão de obra, o processo de seleção e contratação de operacionais deve ocorrer através de dinâmicas que simulem a função a ser exercida e o ambiente de trabalho, avaliação de desempenho e suporte psicológico, para observar a capacidade de resolução de conflitos, trabalho em grupo, nível de comunicação e atividades sob pressão de cada candidato.


Todas essas etapas são muito importantes para encontrar um talento operacional, com o perfil profissional ideal para cada empresa. 

Encontrar mão de obra qualificada
(Freepik/Reprodução)

Proporcionar o crescimento profissional dentro da organização

Mesmo com as estratégias que te contamos acima, encontrar o perfil ideal em tempos de escassez de mão de obra é um enorme desafio do time de recrutamento. 

Para suprir a falta de profissionais qualificados, uma das alternativas encontradas pelas empresas é proporcionar o crescimento profissional dentro da organização. Para isso, a empresa pode oportunizar ao talento profissional cursos, dinâmicas e experiência a fim de torná-lo mais qualificado ao cargo que se pretende ocupar. 

Dessa forma, além de construir o perfil profissional desejado de acordo com as necessidades da empresa, também oportuniza ao profissional um crescimento pessoal dentro da organização, o que aumenta o nível de satisfação dos trabalhadores e são meios de benefícios que podem ser descritos no ato de divulgação da vaga.

Tais atos podem proporcionar uma melhoria no ambiente de trabalho e desenvolvimento de ambas as partes, ou seja, todos ganham!

Conte com a Funill para realizar essa tarefa pra você!

Seguir as estratégias trazidas neste post permitirá que a sua empresa encontre talentos profissionais mesmo em tempos de escassez de mão de obra. Essas dicas podem tornar o processo de contratação de operacionais qualificados mais fácil e assertivo e, com isso, economizar tempo e recursos organizacionais. 


E a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a encontrar o perfil ideal para a sua empresa, com agências em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a recrutadora tem vasta experiência destas e outras estratégias de contratação de operacionais em tempos de escassez de mão de obra, com resultados que valem a pena. Entre em contato e saiba mais!


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui