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Como aplicar avaliação de desempenho nos processos seletivos de candidatos e funcionários?

27.04.23 07:12 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
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(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Neste artigo você verá quais os benefícios da aplicação da avaliação de desempenho para o sucesso da sua empresa, acompanhe.

Você conhece a avaliação de desempenho? É um instrumento de RH que vai além da avaliação do desempenho de cada colaborador ou de cada equipe.

Através dela, há a possibilidade de dar feedback acerca dos resultados, analisar o nível de eficiência no trabalho, reconhecer talentos, controlar a produção dos colaboradores, entre outros aspectos que contribuirão para o desenvolvimento de ações e iniciativas para o treinamento da equipe a fim de eliminar problemas identificados e assegurar a expansão da empresa.

Várias técnicas podem ser aplicadas para efetuar esse tipo de avaliação de desempenho e se você deseja entender mais sobre o assunto, siga lendo este post!

Avaliação de desempenho: no que consiste?

A avaliação de desempenho é um instrumento utilizado pelo RH, mais concretamente na área de gestão de recursos humanos, para medir o desempenho dos colaboradores ou as áreas de uma organização. Igualmente pode ser feito de modo periódico, com base nas demandas da empresa.

Essa técnica igualmente auxilia a compreender se o colaborador está abaixo, atende ou supera a performance esperada pela empresa e, com base na avaliação de soft e hard skills, ou seja, aptidões tecnológicas e comportamentais, sendo possível delinear um planejamento tático segundo as carências de determinado colaborador ou grupo, como treinamento, bônus, demissão, etc.

Além disso, a avaliação de desempenho ajuda na visão estratégica da companhia, pois revela pontos fortes e pontos de melhoria tanto em relação a cada colaborador quanto em relação a todo o time. Assim, torna- se mais fácil ver como melhorar os processos e obter mais retorno.

Qual é o propósito da avaliação de desempenho?

Os propósitos gerais incluem desenvolvimento, inovação e melhoria. Quando desdobradas em metas, as três inquietações concebem distintos tipos de cobrança para os profissionais.

Essas metas auxiliam a medir o progresso e a orientar os funcionários. Conheça alguns deles abaixo:

1. Metas de desenvolvimento

Diz respeito à realização profissional ou pessoal. Aqui, você reconhece o potencial do colaborador e procura promover as habilidades-chave para realizá-lo.

2. Metas de melhoria

Esses são os casos em que você precisa retificar o desempenho. Isso acontece quando os relatórios indicam desempenho abaixo do padrão e especificação esperados e o departamento de RH deve revisar o desenvolvimento dos indicadores.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Metas de inovação

Consiste na construção de novas atribuições para melhorar o desempenho. É o fator decisivo para o sucesso da empresa porque como o mundo muda rapidamente, as empresas estão continuamente pedindo inovações.

Tipos de avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho visam medir o desempenho individual e coletivo dos colaboradores, seu comportamento, cumprimento de padrões, alinhamento com os objetivos da empresa, valor associado pelo profissional, alcance de objetivos, etc.

O objetivo é eliminar a lacuna entre o desempenho almejado e o atual. As métricas são o ponto inicial para mudanças como treinamentos, mudanças de liderança e políticas para fortalecer a cultura corporativa.

Consequentemente, não há uma forma única de usar ou se beneficiar da medida. É pertinente utilizar distintos tipos de questionários de avaliação de desempenho e aplicar aquele que se revelou mais adequado para cada período. A seguir, você pode conhecer mais sobre distintas formas de avaliação:

1. Matriz 9 blocos

Essa ferramenta, que é comumente mencionada como Nine Box, é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para o desenvolvimento de sucessores e para o planejamento de alterações nas equipes.

Promover uma gestão de colaboradores mais efetiva é essencial quando sua empresa precisa empregar um novo profissional, substituir um promovido ou reconhecer e treinar novos chefes.

Assim, a Matriz 9 Box auxilia a identificar os talentos do negócio, avaliando seu desempenho ao longo de sua trajetória e conhecendo seu potencial para o futuro.

2. Autoavaliação da eficácia

Essa é uma avaliação que pode ser muito benéfica se você já tiver uma equipe madura e comprometida em melhorar os resultados. Também é uma ótima maneira de fazer com que os funcionários se sintam parte significativa dos processos de desenvolvimento planejados pela administração para obter os resultados desejados.

Durante a autoavaliação, o funcionário é solicitado a listar seus pontos fortes e fracos. Em uma fase posterior do processo você conversa sobre essa autoanálise com seu gestor.

Assim, juntos, colaboradores e gestores podem buscar soluções para a eliminação de eventuais gargalos e melhorar os procedimentos adotados.

A utilização desse instrumento é um incentivo para que os colaboradores reflitam sobre o seu desempenho, favorecendo o seu autoconhecimento e dando-lhes a oportunidade de demonstrar o seu grau de maturidade e a sua habilidade de compreender o feedback da gestão para a melhoria progressiva.

Como começar a aplicar uma avaliação de desempenho?

Agora você já entende um pouco sobre quais são os objetivos, a sua importância e os tipos de análise de desempenho, é hora de entender como todo o processo funciona na prática.

1. Planeje e estabeleça metas

O início inclui definir expectativas, metas, tarefas, obrigações e atribuições. Existem vários instrumentos para a organização dessas informações, idealmente dividindo seu plano em etapas.

A técnica mais simples é 5w2h, abreviação dos pronomes ingleses What, Why, When, Where, Who, How e How.

A partir de perguntas como ' o quê ', ' por quê ', ' quando ', ' onde ', ' quem ', ' como ' e ' quanto ', há a possibilidade de visualizar os dados claramente e traçar um plano de ação.

2. Prepare um formulário de avaliação

A elaboração de um questionário é sempre resultado da relação entre uma pergunta e uma resposta. De um lado, está a pergunta, o critério ou a habilidade a ser avaliada; de outro, a asserção, nota ou estimativa. Não assombrosamente, o formato mais usual é a tabela com duas colunas.

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Estabeleça padrões

A consistência é importante. Imagine, por exemplo, a mudança no método de autoavaliação e o desempenho de um funcionário cai. O motivo será a queda efetiva no rendimento ou a mudança no modo de avaliar?

Conte com a Funill

Existem inúmeras vantagens em aplicar a avaliação de desempenho que podem ajudar efetivamente a sua empresa a se desenvolver e obter êxito. Se você deseja realizar uma consultoria sobre o tema para entender como esse processo pode ajudar sua organização, entre em contato com a Funill. Atuamos em toda a região de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Acesse nosso site e conheça!

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


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Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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