Orçamento Online!

Como uma consultoria de RH pode te ajudar em recursos humanos

29.12.22 10:59 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill

Uma consultoria de RH pode melhorar de forma significativa o desempenho do setor de Recursos Humanos em uma organização. Acompanhe o artigo e entenda como aplicar e contratar!

O setor de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização empresarial. Por isso, contratar uma consultoria de RH pode fazer uma diferença muito positiva em relação ao desempenho da sua equipe.

O que é uma consultoria de RH?

A consultoria de Recursos Humanos é um tipo de empresa especializada em gestão de pessoas e relações interpessoais. Então, ela pode realizar análises do ambiente organizacional com o objetivo de elaborar diagnósticos e identificar processos que carecem de aperfeiçoamentos.

 

Em conjunto, uma análise assertiva de vários fatores que interferem no ambiente organizacional pode propor estratégias que melhorem o desempenho da empresa.

 

Os consultores de Recursos Humanos têm como seu foco principal de análise o relacionamento entre gestores e funcionários. Além disso, analisam também as relações dos funcionários e times entre si

Quais as principais funções que uma consultoria de RH pode desempenhar?

A área de Recursos Humanos é abrangente e interdisciplinar. Portanto, ela pode exercer funções bem distintas em uma organização.

 

Conforme falamos, uma das suas principais atividades é desenvolver diagnósticos para identificar problemas que possam ser ajustados. Esses diagnósticos podem definir quais soluções e melhorias devem ser aplicadas na empresa.

 

O setor de Recursos Humanos pode colaborar ainda com o desenvolvimento pessoal dos funcionários. Assim, os ajuda a estabelecer metas profissionais e traçar caminhos individuais e em equipe, de modo que todos possam alcançar resultados melhores.

Como funciona uma consultoria em Recursos Humanos?

A prestação de consultoria deve variar bastante e ser muito personalizada, de acordo com as necessidades de cada cliente. No entanto, ela costuma seguir algumas abordagens de forma geral.

Definição de objetivos

Em primeiro lugar, é importante que a consultoria de RH perceba quais são as necessidades da empresa em relação aos Recursos Humanos. Isso porque é fundamental alinhar as expectativas e compreender quais são os objetivos, de modo a dar início aos trabalhos de análise. 

Análise e diagnóstico

É nessa etapa que o trabalho de Recursos Humanos mais demonstra a sua especificidade. Assim, é necessário a realização de um levantamento minucioso sobre todos os processos da empresa na área de RH. Os consultores podem utilizar diferentes metodologias para o diagnóstico, tais como:

 

  Entrevistas;

  Questionários;

  Identificação de organograma;

  Pesquisa de dados internos.

 

A partir da aplicação desses métodos, deve-se identificar qual a situação da empresa sobre pontos relevantes da gestão de pessoas. Eles podem fornecer uma análise sobre diversos aspectos, como:

 

  Plano de cargos e salários;

  Gestão de carreira;

  Rotatividade;

  Seleção e recrutamento;

  Produtividade;

  Treinamentos;

  Comunicação;

  Liderança;

  Motivação.

 

De forma mais ampla, esse diagnóstico deve demonstrar como está o desenvolvimento da cultura organizacional da empresa. Caso ela ainda não tenha isso de forma sólida, visa apresentar os parâmetros e pontos que precisam de ajustes para que a organização desenvolva uma cultura própria, que tenha relação com seus valores e missão. 

Diagnóstico

Depois de toda a análise, a consultoria de RH prepara o diagnóstico do cenário. Ele deve conter a impressão geral dos consultores sobre a gestão de Recursos Humanos e a observação de como essa área afeta outros departamentos da organização.

 

Alguns consultores podem utilizar ferramentas como SWOT, que identifica quais são os pontos fortes e fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças.

 

O principal é que, a partir da leitura do diagnóstico, a consultoria apresente um plano de ação voltado ao alcance das metas e objetivos no setor. 

A importância do plano de ação

Esse é um dos principais produtos do trabalho da consultoria de RH. Isso porque será a partir dessa proposição que a empresa poderá modificar suas fraquezas e amplificar seus pontos fortes.

 

Será possível, então, propor novos processos e melhorias para o enfrentamento dos desafios, além do aperfeiçoamento de outros aspectos.

 

Realizar mudanças em uma organização nunca é um processo de fácil implementação. Por essa razão, é fundamental que os gestores e os colaboradores se engajem no propósito. Se o processo for bem-sucedido, com certeza ele vai proporcionar um maior bem-estar aos funcionários, assim como um aumento da sua motivação.

 

Ao longo da implementação do plano, devem ser definidas KPIs e metas de curto prazo, de modo a observar o acompanhamento e desenvolvimento das ações. É necessário que esse processo seja acompanhado de perto pelos gestores. 

Acompanhamento e manutenção

Em alguns contratos de consultoria de Recursos Humanos, o trabalho prevê um acompanhamento periódico. Esse monitoramento é essencial para verificar se os processos em andamento correspondem com o plano de ação. 


No entanto, algumas empresas podem optar por realizar a manutenção e controle a partir da avaliação de suas equipes internas. 

Quais empresas devem contratar uma consultoria de RH? 

Não há restrições em relação ao segmento de atuação ou perfil das empresas. As consultorias de Recursos Humanos podem agregar melhorias em qualquer tipo de organização porque todas elas contam com gestão de pessoas.

 

Empresas que desejam reduzir custos na execução de processos internos, como treinamento de pessoal e recrutamento e seleção, podem se beneficiar muito da contratação de uma consultoria de RH.

 

Os profissionais de Recursos Humanos serão excelentes auxiliares para aperfeiçoar esse tipo de processo e melhorar as tomadas de decisão dos gestores.

Em quais situações críticas devo contratar uma consultoria de Recursos Humanos? 

Conforme falamos, não é preciso vivenciar uma situação de crise ou emergência para contratar uma consultoria especializada em Recursos Humanos.

 

Contudo, se a sua empresa enfrenta problemas em relação à gestão de pessoas, é fundamental que você busque ajuda. De preferência, antes que isso prejudique seriamente o andamento dos negócios. 

Problemas comuns

O clima organizacional ruim e conflituoso, assim como a falta de motivação e produtividade dos funcionários são alguns dos problemas mais comuns nessa área.

 

Alta rotatividade, dificuldades no recrutamento e dificuldades de desenvolvimento de pessoal também são situações frequentes em empresas que buscam ajuda externa especializada em Recursos Humanos.

 

O capital humano sempre é o ativo mais importante de uma organização. Só que nem todos os profissionais, mesmo as lideranças, possuem capacidade e qualificação para enfrentar os desafios da área de gestão de pessoas.

 

É por essa razão que a consultoria de RH é um ótimo auxílio para lidar com esses desafios, de modo que a gestão de pessoas seja um trunfo positivo (e não negativo) das organizações. 

Tenha a melhor consultoria em RH com a Funill - Recursos Humanos

A Funill oferece consultorias em RH personalizadas, de acordo com as necessidades e desafios da sua empresa. 


Entre em contato conosco e saiba mais!

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui