Orçamento Online!

Como uma consultoria de recursos humanos pode alavancar os resultados do seu negócio?

01.12.21 01:00 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
Reunião de negócios
Sua empresa está passando por situações críticas que envolvem gestores e colaboradores, prejudicandoos resultados de seus negócios?

Ou existe algum outro problema específico ocorrendo com seus clientes, os quais não conseguem ser resolvidos por sua equipe interna de RH?

Então é bom lembrar que em todo negócio existem desafios a serem enfrentados, e que nenhum deles é invencível quando uma corporação tem ao seu lado uma Consultoria de Recursos Humanos

Siga comigo por este artigo que aqui iremos explanar melhor como funciona a relação Consultoria de RH X Corporação.

Como uma consultoria de RH pode alavancar seus negócios?

A partir da década de 1930 a gestão de Recursos Humanos - RH passou por um processo intenso de mudanças. As empresas começaram a entender que seu maior bem não são as máquinas ou a produtividade, e sim as pessoas.

As organizações começaram a destinar mais atenção e recursos à área de RH, visando obter bons resultados, por meio de ações estratégicas que, quando são bem administradas, colhem bons resultados.

Entretanto, nem todas as corporações possuem um RH atualizado e capacitado para desenvolver esses processos de forma satisfatória, e assim recorrem à contratação de uma Consultoria em Recursos Humanos.

O objetivo de se contratar uma Consultoria em Recursos Humanos é ter mais assertividade em suas ações, melhorar o desempenho de seus colaboradores e alavancar o sucesso de seu negócio.

Uma Consultoria de Recursos Humanos possui consultores especializados em RH, que olham sua empresa de fora, ajudando-a a alinhar seus objetivos com os objetivos e interesses das equipes.

A Consultoria de Recursos Humanos tem o papel de analisar o ambiente organizacional da corporação, com foco na gestão de pessoas e no relacionamento interpessoal entre os colaboradores de um time.

O objetivo é fazer um diagnóstico da situação atual da corporação, detectar os processos que precisam ser ajustados e criar estratégias assertivas para otimizar o desempenho da organização, de modo que atenda os objetivos da empresa e os interesses dos colaboradores.

Principais funções da consultoria de Recurso Humanos

1 – Identificar as falhas ou problemas que devem ser trabalhados para otimizar o RH.
2 – Criar estratégias para melhorias e solução de problemas diagnosticados.
3 – Definir metas.
4 – Indicar os caminhos para alcançar as metas.

Como funciona?

Uma consultoria de Recursos Humanos pode funcionar de diversas formas, dependendo do porte, função e área de atuação da empresa contratante.

O que faz a consultoria de Recursos Humanos?

1 – Define objetivos

O primeiro passo é detectar as necessidades da corporação. Isso é feito junto à diretoria da empresa, após o que a consultoria apresenta sua proposta de atuação. Uma vez aprovada a proposta, o trabalho se inicia pela análise.

2 – Analisa o RH

A Analise começa por um levantamento detalhado sobre os processos desenvolvidos pela área de Recursos Humanos do cliente. Pode ser feita de diversas formas, por meio de pesquisa de dados, questionários, entrevistas ou outros indicadores, dentre eles:

  • Comunicação corporativa
  • Cultura organizacional
  • Motivação e ambiente
  • Ambiente de Trabalho
  • Organograma
  • Processo de seleção
  • Definição de cargos
  • Rotatividade de funcionários
  • Absenteísmo 
  • Liderança
  • Treinamento
  • Produtividade
  • Remuneração

3 – Um raio X do cenário atual 

O diagnóstico do cenário atual do RH inclui em um relatório todas as impressões que a Consultoria de RH enxerga do lado de fora, em relação ao RH da empresa e o tipo de relação que ao departamento tem com os demais setores da corporação.

Esse diagnóstico oportuniza uma visão mais abrangente da empresa, que permite descobrir ameaças, oportunidades e pontos fracos da organização.

A partir dos dados oferecidos pelo relatório, consultoria e gestores, em conjunto, traçam as estratégias para que a empresa consiga sanar suas falhas e atinja seus objetivos.

4 – Planeja novas ações

A partir do diagnóstico a Consultoria de RH consegue mexer no que está errado, com novos mapeamentos e propostas, que têm por objetivo fazer frente aos problemas identificados.

O novo plano de ação descreve de forma clara as estratégias que deverão ser utilizadas para alavancar o crescimento de seus negócios, o que motiva os colaboradores e preserva o bem estar de toda equipe.

As metas e KPIs também são incluídas no plano de ação, conciliando o apoio da consultoria aos interesses dos colaboradores e objetivos da corporação.

5 – Monitora o plano de ação

O monitoramento, manutenção e o controle do plano de ação são imprescindíveis para obter os resultados desejados. Por isso, é importante que o contrato com uma Consultoria de RH inclua o monitoramento dos consultores para verificar se o plano de ação está sendo desenvolvido, se está no rumo certo ou se precisa de ajustes, e se o objetivo está sendo atingido.

Conclusão

Após essa explanação sobre a atuação de uma Consultoria de Recursos Humanos junto ao RH de sua empresa, você já deve estar se sentindo mais seguro quanto às medidas que deve tomar para engraxar as engrenagens que fazem o seu negócio patinar.

Se uma Consultoria de Recursos Humanos resolve os problemas do RH de tantas grandes empresas, sem dúvida há de ajuda-lo a resolver as falhas que existem no RH de sua empresa, fazendo com que os resultados de seus negócios se traduzam apenas em vitórias. 

Para contratar uma Consultoria de Recursos Humanos de referência, clique AQUI.

Compartilhe este post e outros de nosso blog com a diretoria de sua corporação e saiba mais sobre outros assuntos que podem ajudar sua empresa a crescer.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui