Orçamento Online!

Inovação e estabilidade: Encontrando o Equilíbrio Certo na Gestão de Pessoas

20/03/2024 11:26 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Encontre o equilíbrio entre inovação e estabilidade na gestão de pessoas com a Funill: promova eficiência e sucesso organizacional. Confira!

Um grupo de empresários segurando uma lâmpada
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A rapidez nas atualizações de mercado e as mudanças constantes que a tecnologia provoca, traz a necessidade de adaptações e novas formas de gestão. Por isso, todas as gestões têm apresentado inúmeros desafios para o departamento de RH, seja quanto às pessoas, processos, análise de desempenho ou até a mais nova área de gestão de mudanças organizacionais. 

As mudanças constantes e a rapidez da era digital, faz com que os profissionais de RH e os líderes de setores, tenham sempre a necessidade atualizarem as suas estratégias de gestão, com atitudes que promovam a inovação e assegurem a estabilidade, seja emocional ou nos atos e resultados da organização. 

Neste post, vamos abordar as principais práticas que o departamento de RH e líderes de toda a empresa devem adotar para encontrar o equilíbrio entre inovação e estabilidade. Afinal, a inovação responsável é fundamental para o sucesso da organização e para a continuidade de ações inteligentes, claras e objetivas. Preparado para conhecer mais algumas estratégias eficientes de gestão?  Então siga a sua leitura e acompanhe!

Qual a importância de procurar o equilíbrio entre inovação e estabilidade na organização?

O equilíbrio entre inovação e estabilidade é fundamental para que a organização tenha bons resultados a longo prazo. Principalmente com os avanços da tecnologia e a rapidez da era digital, a inovação é uma tentação, com ações e tarefas feitas quase de imediato, redução de gastos com mão-de-obra para atividades burocráticas e organização de agendas, metas e objetivos, por exemplo. 


Porém, essa a rapidez da inovação pode ser uma grande armadilha para as empresas, se ela for implementada sem gestão e sem o equilíbrio entre inovação e estabilidade. Isso porque, todas as mudanças geram impactos positivos e negativos. E esses polos também precisam de equilíbrio para garantir um sucesso a longo prazo e evitar a ruína da empresa em até poucos meses. 


É claro que a inovação é um estímulo ao crescimento das empresas e afeta, até mesmo, a competitividade do mercado e as tendências futuras de produtos e serviços. Porém, a inovação, principalmente na aceleração da era digital, pode gerar estresse e muita pressão entre os membros da organização, afetando a saúde mental e o bem estar dos colaboradores. 


Além disso, a inovação sem o equilíbrio ideal com a estabilidade proporciona tomadas de decisões impensadas e o famoso “colocar o carro na frente dos bois”. E a consequência lógica é a promoção de um ambiente de trabalho incerto, inseguro, desunido, com resultados diferentes dos objetivos da organização e a possível quebra da empresa. 


Assim, já deu para perceber a importância do equilíbrio entre inovação e estabilidade, não é mesmo? É através da estabilidade que os colaboradores vão se sentir mais motivados e engajados, com a promoção de um ambiente de trabalho estável, oportunidades de crescimento dentro da empresa, sensação de valorização com os cuidados com a saúde mental e bem estar e sensação de segurança quanto ao futuro da empresa. 

Uma mulher selecionando algo em um painel na frente de um grupo de pessoas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Confira as melhores práticas para encontrar o equilíbrio entre inovação e estabilidade

Conseguir alcançar o equilíbrio entre inovação e estabilidade na organização, já é meio caminho andado rumo ao sucesso a longo prazo da organização. Então, confira a seguir algumas práticas eficientes para encontrar o equilíbrio. 

Cultivar a inovação responsável

Uma inovação responsável tem o poder de estimular a criatividade, promover avanços e destacar a empresa no mercado. Por isso, é fundamental cultivar uma cultura de inovação responsável, que observe não apenas o lucro da empresa, mas também a responsabilidade social, com cuidados com a saúde mental e o bem estar dos colaboradores. Além disso, cultivar a inovação responsável também abrange os cuidados e a preocupação com sustentabilidade e proteção do meio ambiente. 

Implementar processos claros

O equilíbrio entre inovação e estabilidade também abrange conhecer e implementar os processos e procedimentos de forma clara. Para isso, além da comunicação objetiva e eficiente entre líderes e colaboradores, também é fundamental implementar medidas de análise e planejamento que permitam dar mais previsibilidade aos projetos. 


Neste sentido, uma gestão de pessoas eficiente vai promover a previsibilidade na organização que, por sua vez, vai criar um ambiente de trabalho mais saudável, estruturado e confiável, com uma redução significativa do estresse e incertezas dos colaboradores com a empresa. 

Investir no desenvolvimento de habilidades e competências

O departamento de RH e os gestores de toda a empresa devem investir no desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores, para promover uma inovação mais saudável e suave, promovendo a estabilidade no ambiente de trabalho. 


Além de ser um meio de equilíbrio entre inovação e estabilidade, também é uma forma de garantir uma gestão de pessoas eficiente, com a satisfação e o engajamento do profissional, além de facilitar a adaptação das mudanças no mercado e às tecnologias cada vez mais presentes nas organizações. 

Um homem segurando uma lâmpada acima da cabeça
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A Funill pode te ajudar a encontrar o equilíbrio entre inovação e estabilidade

Uma gestão de pessoas eficiente tem o poder de promover toda a organização, com a satisfação dos colaboradores, ambiente de trabalho positivo, proporcionar profissionais mais satisfeitos e engajados, dentre outros aspectos relevantes para a empresa e para cada colaborador. 


Por sua vez, encontrar o equilíbrio entre dois pólos sempre foi a forma mais eficiente de alcançar resultados, objetivos e sucesso a longo prazo. E como você viu neste artigo, tanto a inovação quanto a estabilidade em excesso são prejudiciais para a empresa e podem causar vários prejuízos. 


Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a encontrar o equilíbrio entre inovação e estabilidade, com práticas eficazes e que vão promover uma cultura organização positiva, produtiva e com ótimos resultados. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.