Orçamento Online!

RH na Era Digital: Estratégias para Adaptação e Implementação de Tecnologias

04.03.24 10:07 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra na Funill como implementar tecnologias no RH para uma adaptação eficiente à era digital. Estratégias práticas e impactantes. Confira!

Uma pessoa segurando um smartphone com ícones sociais saindo dele
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Não tem como fugir da adaptação à transformação digital no ambiente de trabalho. Todos os setores de uma organização foram afetados pela tecnologia e as inúmeras mudanças que a era digital trouxe. Até porque, apesar dos vários benefícios e facilidades que a evolução tecnológica agregou nas empresas, há a necessidade de implementar estratégias eficientes de adaptação às novas formas de trabalho. 


No setor de recursos humanos não seria diferente. A era digital trouxe várias mudanças que automatizam serviços burocráticos e promoveram o crescimento organizacional e o encontro de talentos profissionais. Mas essas mudanças também exigem adaptações, tanto para causar menos impactos aos profissionais, quanto para serem implementadas com sucesso e uso do máximo desempenho dos sistemas. 

Neste post, você vai conhecer algumas estratégias eficientes de adaptação à transformação digital no setor de RH, com práticas essenciais para a implementação eficaz das tecnologias. Afinal, para o sucesso de uma organização nos dias atuais, é preciso acompanhar as mudanças cada vez mais rápidas da era digital. Você não pode ficar por fora, então siga a sua leitura e confira!

A era digital no RH: mudanças e oportunidades

A tecnologia tomou conta de todos os setores empresariais. Com sistemas para todas as funções, ela apresenta várias facilidades e é símbolo de transformação, evolução e crescimento não apenas da organização como um todo, mas de cada setor e de seus colaboradores. 


O setor de RH vêm observando inúmeras mudanças com o avanço das tecnologias. Essas mudanças trouxeram vários benefícios aos profissionais que podem se dedicar a solução de problemas mais complexos e análise mais profunda das relações humanas no ambiente de trabalho. 


Isso porque, com a era digital várias atividades do RH foram automatizadas como análise inicial e triagem de currículos, verificação de folhas de ponto e de pagamento, arquivamento de documentos, pré-seleção de candidatos, contato inicial com os colaboradores e até testes de recrutamentos e análises de perfil e feições dos candidatos. 


Porém, a adaptação à transformação digital não é tão simples, principalmente quando falamos de relações humanas. No RH, é fundamental que haja interação e contato humano, pois isso influencia, até mesmo, na sensação de valorização dos colaboradores e na experiência dos candidatos. Por isso, é preciso adotar estratégias eficientes para uma implementação e adaptação à transformação digital, de forma leve e eficaz. 

Uma mão tocando um botão em uma tela sensível ao toque
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Estratégias eficientes de adaptação à transformação digital no RH

Conhecer práticas eficientes para implementação de tecnologia no RH pode trazer resultados positivos não apenas para o setor, mas também para toda a organização. É através do RH que os candidatos têm o primeiro contato com a empresa, ou seja, a atuação do RH participa diretamente na imagem como marca empregadora


Além disso, é através do RH que os colaboradores resolvem diversos assuntos que vão desde salários, auxílios, benefícios e férias, até questões mais delicadas, como apresentação de atestados, justificativa de faltas e outros. Por isso, a implementação da tecnologia precisa ser feita de forma leve e que gerem menos impactos nas relações humanas da organização. 


Então, confira a seguir, algumas práticas eficazes para promover uma adaptação à transformação digital no RH, de forma leve e eficiente. 

Foco na experiência do usuário 

Priorizar a experiência do usuário é essencial para uma adaptação à transformação digital eficiente. Com isso, é preciso observar se os sistemas e tecnologias são intuitivas, fáceis de manusear e se as informações estão disponíveis de forma clara, rápida e acessível. 


Por isso, é muito importante escolher qual o melhor sistema para cada situação e observar as avaliações e indicações de outros usuários. Lembre que a era digital não pode gerar impactos negativos nos colaboradores, pois a satisfação, bem estar e saúde mental do profissional deve ser a prioridade do empregador. 

Avaliação das necessidades

Essa prática deve ser adotada para implementar a tecnologia não só no setor de RH, mas em todos os setores da empresa. Para escolher qual o melhor sistema e tecnologia que será implantada na organização, é preciso avaliar quais as necessidades imediatas do setor. 


Para isso, é preciso realizar um estudo prévio de quais atividades são desempenhadas, quais são aquelas que demandam mais tempo e precisam de melhorias e, principalmente, qual a opinião dos colaboradores nas atividades que estão com ineficiência. Lembre que, hoje em dia existem vários sistemas e tecnologias para todas as funções em uma organização. Por isso, fazer a escolha certa é um dos principais caminhos para uma adaptação à transformação digital eficiente. 

Uma pessoa estendendo a mão com ícones saindo dela
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Treinamentos e desenvolvimento contínuo

Oferecer treinamentos sobre os sistemas e tecnologias que serão implementados na empresa, é essencial para garantir o uso eficiente e uma boa experiência dos colaboradores. Ao adquirir os meios digitais, a empresa pode optar por aqueles que incluem o treinamento dos profissionais. Assim, é possível que haja uma redução de custos com treinamentos externos e otimização de tempo de aprendizagem. 


Além disso, os meios tecnológicos estão sempre em evolução. É preciso que os usuários acompanhem essas modificações. Por isso, a empresa deve desenvolver treinamentos de desenvolvimento contínuo e ainda incentivar os colaboradores de recursos humanos a buscar evolução e novos aprendizados

Deseja uma adaptação à transformação digital eficiente? A Funill pode te ajudar!

A era digital trouxe vários avanços para o setor de RH e para toda a organização. As atividades ficaram mais rápidas e eficazes e os profissionais puderam se dedicar às ações que demandam um raciocínio mais complexo ou maior interação humana. 


Porém, para garantir toda a eficiência que a tecnologia proporciona e também para gerar menos impactos aos trabalhadores, é preciso adotar estratégias eficientes de adaptação à transformação digital. 


Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos adota práticas eficientes de acordo com uma análise criteriosa das necessidades da organização. Por isso, se você procura resultados na implementação da tecnologia na sua empresa, a Funill é a melhor opção para te ajudar na escolha certa. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui