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Como Construir uma Marca Empregadora Forte

19/01/2024 22:30 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra como construir uma marca empregadora forte com a Funill. Atraia talentos alinhados à sua cultura organizacional. Consulte nossos serviços!

Um grupo de pessoas em volta de uma janela de vidro
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Em tempos de escassez de mão de obra, atrair talentos é um grande desafio dos recrutadores e das empresas em geral. Mas, a contratação de talentos profissionais envolve muito mais do que as habilidades e formações do trabalhador. É preciso ter uma boa marca empregadora e um processo de seleção e recrutamento eficiente para atrair a atenção dos candidatos de destaque. 

Neste post, você vai aprender como desenvolver e fortalecer a marca empregadora da organização, com estratégias para trabalhar na construção da imagem empresarial e foco em atrair talentos profissionais alinhados com os valores e cultura da empresa. Preparado para conhecer a chave do sucesso? Então siga a sua leitura e confira. 

O que é a marca empregadora

Também chamada de employer branding, a marca empregadora é um dos principais aspectos visuais de empresas de sucesso. Ela se refere à imagem, reputação e percepção que a empresa tem como empregadora, ou seja, é a forma em como é vista pelos seus colaboradores atuais e pelos candidatos. 


A marca empregadora envolve vários fatores que dizem respeito ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional, sempre da perspectiva do trabalhador, como oportunidade de crescimento, respeito às diversidades, inclusão, tratamento humanitário, salário adequado, benefícios e inúmeros outros fatores. 


Assim, a employer brand é fundamental para atrair talentos profissionais qualificados, com habilidades, experiência, valores e cultura semelhantes aos requisitos e necessidades da empresa, pois garante que a empregadora tenha uma boa reputação no mercado de trabalho. 


Mas não é só isso, pois a marca empregadora também tem o poder de reduzir o turnover e garantir a permanência de colabores valiosos para a organização.  Por isso, aprender como desenvolver a construção de imagem empresarial é tão importante para o crescimento e desenvolvimento da organização. Veja a seguir, algumas estratégias e orientações essenciais para criar e fortalecer sua marca empregadora e alavancar a imagem de seu negócio e a satisfação de seus colaboradores. 

Como desenvolver uma marca empregadora forte

Você já sabe que a imagem da empresa é essencial para o sucesso do negócio. E essa afirmativa não é válida apenas para clientes, pois uma imagem empregadora forte atrai talentos profissionais, com habilidades, experiências, qualificações e valores adequados à cultura organizacional. 


Com isso, os colaboradores trabalham mais motivados e há uma imediata melhora nos resultados, foco e produtividade, além de proporcionar a satisfação profissional do trabalhador. Então, veja como desenvolver um employer branding eficiente e atrair os melhores profissionais para a sua empresa. 

Um homem e uma mulher sentados em uma mesa em frente a um quadro de avisos
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Defina identidade e valores

Definir os valores, missão e cultura da empresa é essencial na construção da imagem empresarial. Além da definição clara e objetiva, é muito importante garantir uma boa comunicação e divulgação da identidade da empresa, seja no site institucional ou em redes sociais, de forma que o profissional que deseja se tornar colaborador consiga ter acesso facilitado aos valores e identificar suas semelhanças. 

Destaque benefícios e vantagens

Os benefícios e vantagens ofertados pela empresa são um dos principais atrativos aos talentos profissionais. Desenvolva métodos de crescimento e desenvolvimento profissional e apresente de forma clara os benefícios que a empresa oferece, como plano de saúde, flexibilidade, programas de bem-estar, possibilidade de trabalho remoto, bonificações e outros. 

Invista em desenvolvimento profissional

As possibilidades de desenvolvimento profissional dentro da organização são fundamentais para fortalecer uma marca empregadora. Para isso, você pode utilizar métodos como mentorias, treinamento, planos de progressão de carreira, custeio de cursos, bonificações em conclusões de cursos, dentre outras inúmeras estratégias de acordo com o cargo e as funções. 

Diversidade e inclusão

Demonstrar que a empresa valoriza a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho tem um enorme significado quando falamos dos valores e cultura organizacional da marca empregadora. Por isso, é essencial garantir que os processos de seleção e recrutamento, alinhados à contratação efetiva de pessoal, abrangem uma diversidade de origens, culturas, etnias, cores e raças, independente de orientação sexual e deficiências. 

Um grupo de pessoas em uma sala com plantas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Comunicação eficiente

Uma comunicação eficiente com os colaboradores e participantes de processos seletivos também é um fator essencial na construção de imagem empresarial. Solicitar feedbacks, garantindo o anonimato e imparcialidade, bem como demonstrar que a empresa está aberta a mudanças ajuda a identificar as áreas de melhoria, não só para atrair talentos mas também para incentivar a permanência  dos profissionais no quadro de colaboradores. 

Mantenha uma imagem online positiva 

A tecnologia e o avanço das redes sociais é um dos grandes aliados do employer branding. Por isso, uma ótima estratégia para atrair talentos é manter uma presença online ativa e positiva, respondendo as perguntas e comentários dos colaboradores e candidatos de forma construtiva, divulgando ações que representem os valores organizacionais e mantendo bons resultados nas plataformas de avaliações de empregadores. 

Faça ajustes constantes

A construção de imagem empresarial é um trabalho contínuo e é necessário sempre fazer melhorias e atualizações das estratégias, benefícios, comunicação e outros fatores que envolvem uma marca empregadora forte. É essencial monitorar as ações da empresa, a satisfação dos colaboradores e o alcance das estratégias aos talentos. Faça ajustes constantes para sempre garantir uma boa experiência dos trabalhadores e candidatos, principalmente considerando os feedbacks recebidos. 

Construa uma marca empregadora com a Funill

Adotar estratégias de employer branding é fundamental para atrair talentos e garantir a satisfação dos colaboradores, principalmente em tempos de escassez de mão de obra qualificada. Por isso, ter uma consultoria especializada em crescimento organizacional é tão importante. 


E a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a desenvolver uma marca empregadora forte, com os recursos e estratégias mais adequados para o seu negócio. Com agências em  BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill te ajuda a adotar uma comunicação eficiente e uma imagem que vai atrair talentos alinhados aos valores e cultura da sua organização. Transforme o seu negócio com uma construção de imagem empresarial forte e atrativa. 


Funill - Recursos Humanos

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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