Orçamento Online!

A Revolução da Educação Corporativa: Capacitação Contínua para Colaboradores

14.02.24 02:48 PM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Desenvolva colaboradores e impulsione resultados com educação corporativa eficiente. Confira com a Funill as melhores estratégias e benefícios.

Pessoas em volta de uma mesa olhando outra escrevendo num quadro
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A capacitação contínua dos colaboradores é essencial para garantir bons resultados e atingir os objetivos da empresa. Através dela, os profissionais desenvolvem suas habilidades e competências, aprimoram suas ações e tomadas de decisões e alinham seus atos às expectativas da organização. Afinal, um profissional bem capacitado e comprometido com as metas da organização é o sonho de todo empregador. 

Neste post, vamos explorar a importância da educação corporativa para o desenvolvimento dos colaboradores e da organização como um todo. Veremos também algumas estratégias eficientes para oferecer capacitação contínua aos membros da empresa e promover o desenvolvimento profissional e alinhamento de objetivos e expectativas. Preparado para descobrir mais um passo importante para o sucesso do seu negócio? Então siga a sua leitura e confira!

A importância da educação corporativa para o desenvolvimento profissional e organizacional

A educação corporativa tem um papel muito importante no desenvolvimento dos colaboradores e de toda a organização. Através dela, a empresa capacita os seus membros, aprimora habilidades e competências e ainda alinha os objetivos e ações dos profissionais à expectativa da empresa. 


Dessa forma, além dos profissionais, tomarem decisões e resolverem os conflitos e problemas com base em aprendizados sempre atualizados, a empresa ainda pode moldar os seus membros de acordo com as necessidades e objetivos da organização, o que traz vários benefícios para ambos os lados e garante a satisfação do profissional. 


Veja a seguir, as principais razões da grande importância da capacitação contínua e porque a empresa deve focar na educação e desenvolvimento de seus colaboradores. 

Mulher escrevendo num quadro enquanto pessoas assistem sentadas em volta de uma mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Desenvolvimento de habilidades e competências

O principal objetivo e vantagem da capacitação dos colaboradores, é o desenvolvimento profissional das habilidades e competências de cada um. Os programas de treinamento permitem que os membros adquiram novas habilidades técnicas, comportamentais e de liderança e ainda aprimorem as que já possuem. Assim, o ambiente de trabalho e a prestação de serviços ficam sempre em evolução e os profissionais se sentem mais valorizados e satisfeitos. 

Aumento de produtividade e eficiência

A capacitação contínua contribui ainda para o aumento da produtividade e eficiência, pois os profissionais estarão mais aptos a realizar as tarefas e tomar decisões importantes para atingir as metas e objetivos, realizando as ações com agilidade e bom desempenho. 

Inovação, adaptação e aumento de criatividade

O desenvolvimento profissional permite que os colaboradores acompanhem as evoluções do mercado e se mantenham antenados às novas técnicas e práticas de cada setor. Além de prestarem o serviço de forma ágil e eficiente, os membros vão ter capacidade de se adaptar aos novos desafios e oportunidades, com a criação de novas ações. Ou seja, a capacitação permite que os profissionais tomem decisões inovadoras e criativas, proporcionando a oportunidade da empresa se destacar no mercado. 

Atração e retenção de talentos

Oferecer capacitação contínua aos colaboradores demonstra que a empresa valoriza e se preocupa com o desenvolvimento de seus membros. Os programas de treinamento e a oportunidade de desenvolvimento fazem com que os profissionais fiquem mais engajados e leais à empresa e ainda melhora a imagem como marca empregadora, o que chama a atenção de talentos e garante uma menor rotatividade de pessoal. 

Alinhamento dos objetivos

Desenvolver programas de treinamento e educação corporativa faz com que os esforços dos colaboradores sejam direcionados a atingir os objetivos da organização. Assim, a empresa não precisa ter os gastos com desligamentos e processos seletivos para encontrar profissionais alinhados aos seus objetivos. Basta treinar os talentos que já fazem parte do quadro de colaboradores para que suas ações e tomadas de decisões contribuam para o sucesso da organização, com o alcance de metas e foco nos resultados. 


Com isso, a educação corporativa tem ótimos resultados para os colaboradores e para a empresa como um todo. Todos se beneficiam e desenvolvem. Até porque, a educação é o caminho do sucesso e no mundo corporativo não seria diferente. 

Estratégias para oferecer capacitação contínua aos colaboradores

Você já viu que promover o desenvolvimento profissional é uma ótima oportunidade para valorizar os colaboradores e para melhorar os resultados da organização. Mas isso deve ser feito de acordo com práticas eficientes para se ter um bom resultado. Por isso, a seguir você vai conhecer algumas estratégias para oferecer educação corporativa e garantir todos os benefícios que você viu acima. Confira. 

Identificar as falhas e áreas de melhoria

O primeiro passo para oferecer uma capacitação eficiente é avaliar quais as falhas dos colaboradores e de cada setor e as áreas que precisam de melhoria. Por exemplo, se a empresa não está conseguindo atingir as metas de vendas, um treinamento da área jurídica não será eficiente nem vai trazer uma melhoria nos resultados. Por isso, é importante estudar as áreas que precisam melhorar e aplicar treinamentos de acordo com cada situação

Utilizar meios online

A revolução tecnológica trouxe várias facilidades para o dia a dia e para a rotina de trabalho. Atualmente existem várias plataformas de ensino e treinamento online que são ótimos meios de garantir o desenvolvimento profissional de forma flexível. Além de promover a capacitação, essas plataformas permitem que o profissional encontre os melhores horários para acessar, de acordo com as necessidades de sua vida pessoal e ainda considerando as demandas do trabalho. 

Mulher sentada mexendo em um notebook
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Promover o compartilhamento de experiências e conhecimento

A troca de experiências e conhecimento é uma das principais formas de garantir o desenvolvimento profissional, pois cada colaborador teve vivências diferentes e tomadas de decisões de acordo com as suas experiências e habilidades. Essa troca ajuda a aumentar a criatividade e a união do time e ainda o conhecimento individual. Afinal, duas mentes pensam mais que uma


Por isso, a empresa pode promover conversas em grupos, conferências, dinâmicas que simulem o dia a dia e valorizar as experiências de cada colaborador. Isso pode ser feito através de plataformas online ou em ações presenciais. 

Reconhecer o aprendizado

O reconhecimento é fundamental para garantir a satisfação do profissional. Sentir que está no caminho certo, com novas realizações e aprendizados é muito importante para incentivar o desenvolvimento profissional. Por isso, a cada capacitação, é crucial que os gestores reconheçam as novas habilidades dos colaboradores e incentivem a educação contínua. 


Isso pode ser feito por meio de premiações, elogios, feedback construtivo ou ainda incentivo financeiro para novos cursos e treinamentos. Ou seja, os gestores têm um papel importante no incentivo ao desenvolvimento dos colaboradores. Não basta apenas fornecer treinamentos, é preciso reconhecer o esforço de cada um

A Funill pode te ajudar a escolher as melhores práticas de educação corporativa 

Neste post você conheceu a importância da capacitação contínua dos colaboradores e algumas estratégias fundamentais para promover o desenvolvimento dos membros da empresa. Porém, existem inúmeras outras práticas que podem contribuir para o desenvolvimento e a capacitação dos profissionais. 


Com agências em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos é especializada nas principais práticas e estratégias de educação corporativa. Com atendimento personalizado, a Funill avalia as áreas de melhoria da empresa e analisa a melhor ação de promoção de treinamento dos colaboradores. Afinal, não basta proporcionar capacitações. É preciso fazer com eficiência


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui