Orçamento Online!

Identificando o Perfil dos Sonhos: Estratégias para Definir Requisitos Essenciais

25/03/2024 11:22 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como identificar o perfil dos sonhos para recrutamento eficaz. Estratégias valiosas para definir requisitos essenciais e contratar talentos ideais. Consulte a Funill!

Uma mulher parada na frente de um grupo de pessoas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Encontrar o perfil dos sonhos é o objetivo de todo recrutador. Afinal, um profissional com o perfil dos sonhos possui habilidades, competências e personalidade que vão se adequar perfeitamente em uma determinada vaga e garantir melhores resultados para a empresa. Por outro lado, encontrar o perfil ideal para a vaga também garante a satisfação do profissional e ainda mais engajamento. Ou seja, todos saem ganhando. 


Por isso, a Funill preparou este conteúdo para explorar técnicas e metodologias para identificar os requisitos essenciais que compõem o perfil dos sonhos e ajudar as empresas a encontrar o profissional que tanto procuram. Que tal aprender novas práticas para um recrutamento eficaz? Siga a leitura e confira!

Por que encontrar o perfil dos sonhos?

Um profissional com o perfil dos sonhos tem vários poderes na empresa. Além de se destacar como talento, um profissional com os requisitos essenciais vai se adequar melhor às normas e culturas da organização. Vários fatores vão influenciar para este recrutamento eficaz, como as habilidades, competências, experiências, personalidade e toda a sua trajetória de carreira. 


Um perfil com os requisitos essenciais para determinada posição pode melhorar os resultados da equipe, aumentar a união do time, proporcionar mais engajamento, motivação e produtividade, o que influencia no crescimento da organização. E isso ocorre em todos os setores, independente dos requisitos para o cargo. 


Por outro lado, o profissional com o perfil dos sonhos vai se sentir mais realizado no cargo e satisfeito profissionalmente. Com isso, além de prestar seus serviços com mais motivação, vai se alinhar aos objetivos e metas da empresa, buscando o crescimento conjunto. Ou seja, é uma via de mão dupla, essencial para garantir a satisfação e crescimento de ambos os lados


Encontrar esse profissional não é uma tarefa fácil, mas também não é uma missão impossível. Por isso, veja a seguir algumas estratégias que você pode adotar para garantir um recrutamento eficaz e encontrar o talento que a sua empresa tanto procura. 

Veja quais as estratégias para encontrar um perfil dos sonhos

Algumas práticas ajudam a encontrar o perfil dos sonhos no recrutamento, através da análise dos requisitos essenciais para determinada função e do perfil de cada candidato. Veja. 

Uma mulher apertando a mão de um homem sentado em uma mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Conhecer os requisitos essenciais do cargo

O primeiro passo para um recrutamento eficaz é conhecer não só a cultura da empresa, mas também os requisitos essenciais do cargo, afinal cada função necessita de um profissional com perfil e personalidade específicos. Por exemplo, um cargo com função de liderança comercial exige um profissional com habilidades de comunicação avançada, enquanto funções de produção exigem habilidades técnicas mais evoluídas. 


Mas não é só isso. É preciso definir as expectativas e o que se espera encontrar no perfil dos sonhos que deseja contratar. Isso vai além de habilidades, pois devem ser definidas expectativas sobre valores, objetivos e características de comportamento. Todos esses fatores influenciam no engajamento e na adequação do profissional com a vaga e com a empresa. 


Ou seja, é um conjunto de fatores que precisam estar alinhados entre o talento e a empresa e, definir quais são esses fatores antes de iniciar o processo seletivo é fundamental para um recrutamento eficaz. 

Investir na imagem de marca empregadora

A imagem da empresa como marca empregadora é fundamental para atrair talentos. As técnicas de employer branding ajudam a atrair profissionais com o perfil dos sonhos, pois os talentos já vão conhecer a imagem, cultura e valores da organização e vão procurar ingressar na empresa com valores semelhantes aos seus. 


Algumas atitudes ajudam a construir a imagem da empresa como marca empregadora, como divulgar a história da organização, os valores, objetivos e cultura, além de manter um perfil ativo nas redes sociais, que demonstra a valorização de seus colaboradores. É importante divulgar os benefícios de ser membro da empresa, possibilidades de crescimento profissional na organização, eventos realizados e benefícios oferecidos. 

Utilização de ferramentas de recrutamento

Agora chegamos na fase específica do recrutamento, onde os requisitos da vaga já foram definidos e a empresa já atraiu talentos para participar de seu processo seletivo, então, o próximo passo para um recrutamento eficaz é usar as ferramentas de seleção. 


Você já sabe que a tecnologia é uma grande aliada da organização e no momento do recrutamento não seria diferente. Para um recrutamento eficaz, é fundamental usar ferramentas de seleção de candidatos, como análise de testes automatizada e sistemas que ajudem a encontrar o profissional com o perfil dos sonhos.


 A análise automatizada dos resultados podem fornecer insights valiosos e encontrar o profissional com as habilidades, competências e comportamentos que melhor se adequam a cada função, com resultados objetivos e rápidos. 

Um homem de terno apontando para um botão com uma pata de cachorro
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Comunicação clara e transparente

É claro que uma comunicação eficaz é fundamental para encontrar o perfil dos sonhos. Apesar de que a tecnologia ajuda a encontrar o profissional com os requisitos essenciais, ela proporciona resultados objetivos. Para uma análise completa e subjetiva, é essencial manter um canal de comunicação aberto com o candidato. Assim, é possível analisar o momento da vida de cada profissional e as suas experiências em outras funções e empresas. 


Então, para um recrutamento eficaz, é preciso expor as expectativas e exigências da empresa, os benefícios, remunerações e todos os demais detalhes específicos da função. Por outro lado, o candidato deve se sentir confortável para perguntas e exposições sobre sua trajetória, inclusive com o acesso aos resultados dos testes objetivos. Afinal, uma comunicação clara e eficiente é essencial para a harmonia das relações humanas principalmente no ambiente de trabalho. 

A Funill pode te ajudar a encontrar o perfil dos sonhos

Com anos de experiência em recrutamento e seleção de candidatos em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill é especializada em técnicas e estratégias para encontrar o perfil dos sonhos que a sua empresa tanto procura. Então, o que está esperando para promover um recrutamento eficaz e garantir a contratação de um talento que vai contribuir para o crescimento da sua organização?


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.