Orçamento Online!

Selecionando a melhor ferramenta de automação de RH: como a ferramenta correta pode revolucionar a automação de processos. 

10.11.23 10:29 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Saiba como selecionar a melhor ferramenta, de acordo com as necessidades da sua empresa e garanta mais resultados ao setor de RH.

Selecionando a melhor ferramenta de automação de RH
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A tecnologia é uma grande aliada quando falamos em melhoria dos resultados, redução de gastos e otimização do tempo. E com o RH não seria diferente.

Atualmente existem inúmeras ferramentas de automação do RH, que podem contribuir para o crescimento organizacional. Mas como escolher um sistema de RH confiável e adequado para as necessidades da empresa? É o que você vai descobrir no nosso conteúdo de hoje. 

Neste post, veremos como selecionar o melhor software de automação e porque a ferramenta certa pode contribuir para alavancar os resultados da sua empresa. Acompanhe!

Por que a automação de RH é essencial para o crescimento organizacional?

A cada dia mais, as empresas estão ficando mais tecnológicas, com a automação de diversos setores. E automação nada mais é do que atingir ótimos resultados, usando o mínimo de intervenção humana possível. 


E com o setor de RH não seria diferente. Vários softwares estão sendo criados para reduzir as tarefas manuais, em especial aquelas atividades massivas e burocráticas. Mas por que a automação de RH é essencial para o crescimento da minha empresa? A resposta é muito simples. 


A automação de tarefas de RH é capaz de trazer inúmeros benefícios como reduzir os custos operacionais com economia de tempo e de recursos, tornando os processos mais ágeis e céleres. Além disso, a automação inteligente garante um crescimento na produtividade, com menor interação humana em atividades repetitivas e manuais, com a consequente redução de gastos e aumento dos resultados. 


Por fim, não podemos esquecer que a automação de tarefas de RH também garante a melhoria na comunicação organizacional,   o que fortalece o trabalho em equipe, estimula a criatividade e torna a interação entre setores mais acessível. Afinal, a comunicação é essencial para um bom ambiente de trabalho e aumenta a satisfação dos colabores. 


Mas para ter sucesso no processo de automação de RH, é muito importante saber como escolher a melhor ferramenta. Então, siga a sua leitura e descubra como selecionar o melhor software de RH para a sua empresa. 

Selecionando a melhor ferramenta de RH: o que considerar ao escolher

Com a evolução da tecnologia, existem inúmeros softwares e ferramentas disponíveis no mercado. O primeiro passo para escolher a melhor ferramenta para a sua empresa, é avaliar quais as necessidades e objetivos que deseja alcançar com o processo de automação. 


Para isso, avalie quais as tarefas repetitivas desempenhadas pelo RH e como um sistema de automação pode contribuir para o ganho de tempo, aumento da produtividade e redução de custos. Em seguida, veja qual a necessidade mais urgente do setor, como contratação de novos profissionais, organização das folhas de pagamentos, relatórios de folgas e férias, dentre outros. Afinal, existem softwares que vão desde tarefas amplas, até atividades mais específicas. 


Além disso, é preciso conhecer um pouco mais sobre as ferramentas disponíveis para escolher um sistema de RH que atenda as necessidades organizacionais, pois só a ferramenta ideal para a sua empresa é capaz de aumentar a produtividade, tornar os processos mais ágeis, melhorar o ambiente de trabalho e garantir a satisfação dos colaboradores. Então, confira alguns softwares de RH e a avaliação de cada sistema. 

Selecionando a melhor ferramenta de RH
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Software de recrutamento e seleção

O ATS, sigla em inglês para Applicant Tracking System, é um sistema que auxilia no acompanhamento dos candidatos para os processos seletivos. Ele capta e armazena os dados dos candidatos, como qualificações, experiências, objetivos, pretensão salarial e muito mais. 


Por isso, é uma ótima opção de ferramenta de automação do RH, para economizar tempo e recursos humanos na contratação de novos colaboradores. Afinal, todas as informações dos candidatos já estarão armazenadas em um banco de dados e, com isso, os profissionais de RH podem filtrar os candidatos, de acordo com as características exigidas em cada vaga. Uma baita economia de tempo e recursos, não é mesmo?

Sistemas de controle de ponto

Se você quer garantir o crescimento organizacional, não pode deixar de ter um software de controle de ponto. Cada dia mais presente nas empresas, essa ferramenta garante mais celeridade nas atividades de RH, com uma enorme economia de tempo, burocracia e papelada.

 

Através de um software de controle de ponto, os próprios colaboradores podem fazer o registro de ponto e o próprio sistema organiza a quantidade de horas trabalhadas, banco de horas, horas extras, faltas e muito mais. 


Não é à toa que esta é a ferramenta de automação de RH que mais se tornou popular nos últimos anos. Afinal, organização de informações e economia de tempo e recursos é um dos principais objetivos quando falamos de automação e o sistema de controle de ponto garante esses benefícios. 

Sistemas de controle de ponto
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Ferramentas de automação de RH voltadas a gestão de desempenho

O processo de avaliação de desempenho é a chave de ouro quando falamos de crescimento organizacional. Por isso, ela é uma das principais atividades da gestão estratégica de RH. Profissionais satisfeitos geram melhores resultados e a falta de perspectiva de crescimento e problemas no ambiente organizacional podem fazer com que talentos organizacionais deixem a empresa ou não se interessem em ingressar na organização. E isso pode acontecer em toda a empresa ou em apenas alguns setores. 


Por isso, a empresa deve obter ferramentas para resolver essa situação, através de abordagens múltiplas de avaliação de desempenho, que vão desde detectar a produtividade dos colaboradores de cada setor, até a satisfação com o ambiente de trabalho. 


E para ajudar nessa missão, existem várias ferramentas de automação de RH. Dentre as mais populares estão a Mesh e a Lattice, que elaboram um ambiente digital voltado para a avaliação de desempenho com a coleta de resultados, avaliação segura de colaboradores e satisfação de cada membro. Essas ferramentas garantem um feedback seguro, personalizado e individual, de modo que gera satisfação e segurança entre os colaboradores. 

A Funill pode te ajudar a encontrar a melhor ferramenta de automação de RH 

Nós sabemos que o processo de automação pode parecer complicado à primeira vista, pois existem várias ferramentas, que você deve escolher de acordo com as necessidades mais importantes do setor de RH da sua empresa.


Mas não se preocupe. A Funill Recursos Humanos pode te ajudar a escolher a melhor ferramenta de automação de RH, com o software personalizado para as necessidades e perfil da sua organização. Com agências BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, ela está sempre pertinho para te ajudar no processo de automação. Afinal, acompanhar o avanço tecnológico é garantir o crescimento da sua empresa. Entre em contato e saiba mais!


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui