Orçamento Online!

Tipos de perfis comportamentais e suas características: veja a importância de aplicar a teoria no processo de seleção de candidatos 

23/11/2023 17:39 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra a importância dos tipos de perfis comportamentais e sua aplicação na seleção de candidatos. Conheça os quatro principais perfis e como a análise de traços de personalidade impacta positivamente no recrutamento.

Mão segurando um tablet, com um notebook ao fundo e vários ícones de bonecos representando pessoas flutuando na tela
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A análise de traços de personalidade é uma forma valiosa de avaliar os candidatos no processo de seleção. Com ela é possível verificar fatores importantes que vão definir a atuação do profissional e a sua adaptação na cultura organizacional. 

Mas, para uma análise eficaz e a aplicação correta no recrutamento, é preciso conhecer os tipos de perfis comportamentais

Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a descobrir o que é perfil comportamental, quais os tipos e a importância de aplicar a análise comportamental no processo de seleção de candidatos. Pronto para conhecer mais sobre o incrível mundo dos recursos humanos?  Acompanhe!

 O que é perfil comportamental e qual a sua importância na seleção de candidatos?

A análise do perfil comportamental é uma das ferramentas mais importantes não só no processo de seleção de candidatos, mas também na avaliação dos colaboradores e do ambiente de trabalho. Com ele é possível observar vários fatores que influenciam na cultura organizacional e no desempenho de cada membro e do time como um todo. 


Isso porque, o perfil comportamental ajuda a entender o comportamento do profissional, com traços como reação a desafios, adversidades e pressão, interação, comunicação e trabalho em grupo, motivação e determinação. 


Dessa forma, através da análise dos traços de personalidade é possível identificar qual o candidato se enquadra melhor à cultura organizacional, aos objetivos e necessidades do cargo. Afinal, alguns cargos exigem uma personalidade mais energética ou comunicativa, enquanto outros precisam de comportamentos serenos ou introspectivos. 


Portanto, através da análise dos perfis de personalidade é possível diminuir as taxas de turnover, reduzir os gastos com processo de seleção e identificar qual o profissional é a melhor opção para preencher a vaga em aberto. Afinal, o profissional deve se identificar com a cultura da organização e com os requisitos da vaga para que se sinta motivado. Assim, todos saem ganhando. 


Então já deu para observar porque a análise de perfis comportamentais é tão importante no processo de seleção de candidatos, não é mesmo? Mas, para a aplicação correta, é preciso aprender quais os tipos de perfis comportamentais e as características de cada um. Vamos lá?

Confira os tipos de perfis comportais

Existem diversas técnicas para identificar o tipo de perfil dos candidatos na fase de seleção. Elas envolvem testes psicométricos, avaliação psicológica, análise de personalidade, indicador de tipo psicológico, dentre outros. 


Existem quatro perfis comportamentais, onde um ou dois deles prevalecem e você pode identificar através da análise dos traços de personalidade. Então, conheça agora os tipos de perfis que você pode encontrar e as características de cada um. 

Homem segurando uma lupa enquanto mulher seleciona o perfil ideal para vaga
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Comunicadores

O próprio nome já diz que o traço principal desse perfil é a extroversão. Os candidatos com perfil comunicador tem grande facilidade em dialogar e adaptação de trabalho em grupo. Essa personalidade gosta de interação e contato interpessoal, além de se preocuparem com a sua projeção social e como são vistos pelo time e seus gestores. 


Assim, ao encontrar o perfil comunicador através da análise de traços de personalidade, é possível perceber que ele é um forte candidato para cargos da área de vendas ou relacionamento com consumidor, por exemplo. 

Executores

Os perfis executores gostam de ação. Eles não têm medo de assumir riscos e novos desafios, são dinâmicos, otimistas e com grande determinação. Essa personalidade tem foco nos resultados, são ágeis e não gostam de perder. Dessa forma, os executores são líderes natos e, por isso, são ótimas opções para cargos de gestão. 

Planejadores

Através da análise dos tipos de perfis comportamentais dos candidatos, é possível encontrar mais um tipo de personalidade, que pode ser determinante para uma contratação de sucesso: o perfil planejador. 


Esse perfil tem como características a calma, atenção, tranquilidade e observação. Eles gostam de rotina e lidam bem com as regras e normas da empresa. Como costumam ser introspectivos, gostam de ser acompanhados por pessoas mais comunicativas e dinâmicas. 


Assim, esse perfil lida bem com pressão, imprevistos e situações extremas, pois são pacientes e apaziguadores. Por isso são os candidatos perfeitos para cargos técnicos. 

Analistas

Por fim e não menos importante, existe ainda o perfil comportamental analista. Esses profissionais são preocupados, discretos e introspectivos. Apesar da tranquilidade, são rígidos, não gostam de contrariar regras e prezam por um serviço detalhado e de qualidade. 


Esse perfil lida bem com imprevistos e prefere estudar o assunto, antes de executar a tarefa. Por isso, apesar de comprometido e leal, precisam de mais tempo para entregar as demandas, pois prezam pela perfeição. Dessa forma, são indicados para cargos de pesquisa e análise. 


Portanto, já deu para perceber que a análise de traços de personalidade no processo de seleção é fundamental para encontrar o candidato ideal, não é mesmo? Por isso é uma etapa que não pode faltar na fase de recrutamento e deve ser feita com exatidão, através da aplicação dos testes corretos, de acordo com o perfil da empresa e as necessidades da vaga. Afinal, uma contratação errada pode custar muito caro para o seu negócio. 

Caderno com vário ícones de pessoas se interligando, duas canetas e vários materiais como clips e borracha
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A Funill pode te ajudar na contratação através da análise de traços de personalidades

Hoje em dia existem inúmeros testes para identificar os tipos de perfis comportamentais dos candidatos na seleção e recrutamento. Com eles é possível verificar os traços de personalidade de cada profissional e quais os mais ideais para o cargo que se pretende ocupar. 


Com um grande leque de possibilidades, é preciso avaliar quais os testes mais adequados para a vaga que se pretende preencher, analisando as exigências do cargo e qual o perfil que deseja encontrar. 


E a Funill pode te ajudar nessa contratação. Com agências em Betim, BH, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a recrutadora realiza processo de seleção especializado, considerando as necessidades do cargo, do time e da empresa como um todo. Preparado para encontrar o profissional que você tanto procura? Entre em contato e saiba mais!


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui