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Como fazer um processo de recrutamento e seleção bem feito?

21.03.23 07:00 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill
(Fonte: : Freepik/Reprodução)
Este artigo é para você que está precisando contratar novos colaboradores e tem dúvidas quanto ao processo de recrutamento e seleção. Acompanhe.

Recrutamento e seleção consiste no processo de análise dos participantes de um processo de seleção através de avaliações e entrevistas. A abordagem correta nesta fase pode determinar o sucesso do recrutamento!

O processo de contratação de funcionários é um desafio para os profissionais de Recursos Humanos. Afinal, selecionar indivíduos talentosos para a auxiliar a sua empresa em seu crescimento demanda muito cuidado e expertise por parte dos recrutadores.

Além disso, a alta rotatividade de funcionários tem um efeito negativo na empresa, porque tanto a contratação quanto a dispensa são caras.

Mas como efetuar bem essa etapa primária e recrutar pessoas corretamente? Demonstramos ao longo deste post algumas dicas que podem ajudá-lo no processo!

Para efetuar uma seleção efetiva de profissionais que alcançarão os resultados que o seu negócio espera, diferentes estratégias devem ser empregadas. Confira algumas dicas que elaboramos para você.

1. Atribuir tarefas e perfil esperado

Saber as tarefas a serem realizadas é essencial para entender como é o trabalho e a dinâmica da empresa. Com base nesses dados, há a possibilidade de elaborar um perfil de funcionário que será modelo no processo seletivo.

Essa etapa é vital para que os gerentes e colaboradores do RH tenham melhor direcionamento no decorrer da seleção e para que possam comparar diferentes candidatos com os padrões ideais. Consequentemente, as chances de sucesso podem ser maiores.

2. Planejar a seleção de profissionais

Uma boa estruturação das fases de recrutamento e dos procedimentos a serem seguidos em cada etapa é pertinente para uma melhor organização e igualmente para passar uma boa impressão da companhia que oferece a vaga.

Além disso, devido à sistematização do processo, a tomada de decisão se torna mais fácil. 

Reflita sobre as perguntas, avaliações e ferramentas que serão utilizadas, quem realizará as entrevistas, qual a dinâmica e o número de etapas que o processo terá.

3. Elabore um texto detalhado sobre a vaga

Este é um ponto que muitas vezes é negligenciado no recrutamento e na seleção de um novo colaborador.

Mas reflita: de que adianta seguir à risca os passos apresentados anteriormente se o detalhamento dos pré-requisitos de contratação estão mal escritos, confusos e com dados vagos?

Consequentemente, seja objetivo, mas aprecie a apresentação de detalhes sobre a vaga. Para isso, utilize as exigências que a empresa analisa em um candidato.

4. Faça o mapeamento de potenciais candidatos

Várias organizações utilizam uma tática muito curiosa: buscar por especialistas que correspondam ao perfil institucional pretendido sem que eles tenham conhecimento disso.

Um exemplo do êxito dessa técnica é o Grupo Votorantim, que elaborou uma sistematização capaz de realizar o cruzamento de informações reais de pessoas que atendam aos requisitos da empresa.

Os profissionais selecionados pela ferramenta são contatados a partir da ferramenta de recrutamento e seleção.

Para fazer isso, a companhia remete uma mensagem aos candidatos almejados perguntando se desejam participar da seleção.

Conforme o grupo, grande parte dos selecionados aceitam o convite e como já passaram por um rigoroso processo de triagem, a probabilidade de serem contratados pela companhia é muito alta.
(Fonte: Freepik/Reprodução)

5. Recomendações

Antigamente, era muito habitual que as empresas solicitassem que funcionários comentassem sobre profissionais para o preenchimento de determinada vaga.

Agora, diferentes organizações estão revivendo essa técnica um tanto deixada de lado.

Usualmente, o profissional sinaliza alguém próximo a ele e de sua confiança para uma determinada vaga disponível na empresa em que atua, podendo a empresa considerar ou não aquele candidato em seu processo de recrutamento.

A prática da indicação deve ser considerada pela empresa porque, dentre outras coisas, há um sério envolvimento do profissional que realiza a indicação, uma vez que este sabe que sua reputação na empresa está em jogo se o candidato por ele indicado não fizer um bom trabalho.

6. Tenha atenção na entrevista

A entrevista é o instante perfeito de colocar o currículo do candidato à prova quanto a veracidade de suas informações e também é o momento de conhecê-lo melhor.

Escrever um possível roteiro de questões que objetivem manter o diálogo para uma conversa fluida, conversa essa que deve permitir ao profissional espaço para falar.

Pergunte sobre seus objetivos, desempenho e opinião sobre seus trabalhos anteriores. Certifique-se de que o profissional conheça a companhia e compreenda porque deseja o emprego.

Preste atenção à sua atitude durante a entrevista e sua linguagem corporal.

7. Faça dinâmicas

Entre as dinâmicas mais interessantes que podem ser adotadas está a formação de equipes. O team building é uma possibilidade usada para testar o espírito de cooperação entre os profissionais através de trabalhos que colocam à prova sua habilidade de interagir com os colaboradores para buscar resoluções para problemas relacionados às necessidades da empresa.

Assim, no desenvolvimento estratégico, a dinâmica em equipe é um meio altamente eficaz para a seleção de funcionários de alto desempenho.
(Fonte: Freepik/Reprodução)

8. Tenha em mente sempre a filosofia da empresa

Reflita cuidadosamente sobre o espírito da empresa e decida se o profissional se encaixa no perfil. Não basta estar somente satisfeito com o candidato - é necessário achar um que de fato incorpore a filosofia da organização no seu dia a dia.

Reflita sobre a cultura da empresa para a qual você atua e questione sobre os principais problemas existentes. Isso vai te auxiliar na abordagem do candidato.

Fique atento a essas questões durante a entrevista, pois a discordância com os ideais da companhia pode ser o motivo de uma futura demissão.

9. Zele pela sua marca empregadora

Você já deve ter ouvido sobre o novo termo denominado de marca empregadora ou employer brand. Esta é a imagem da organização no ambiente corporativo.

Quando as empresas não se importavam com a forma como eram tidas no exterior, ocorria algo conhecido como post and pray: a companhia anunciava uma oportunidade de emprego e após isso torcia para que um candidato se apresentasse.

10. Preste atenção às qualidades individuais

Responsabilidade, facilidade de atuar em equipe, habilidade de lidar com reclamações, e a capacidade de adaptação são qualidades importantes que os funcionários devem ter.

Diversas vezes o pretendente pode não apresentar o melhor currículo, mas possui excelentes características para o negócio.

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


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