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Como encontrar e contratar os melhores vendedores para sua empresa

07.12.22 04:23 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
Recrutamento operacional

Encontrar e contratar vendedores de ponta é fundamental para garantir o sucesso da empresa. E todos os detalhes relevantes para dominar o assunto, você encontra neste artigo. Acompanhe!

Contratar e encontrar os melhores vendedores, é um processo que demanda muito cuidado. Afinal de contas, é de grande responsabilidade encontrar as pessoas certas para compor seu time de vendas.


Então, para que a contratação de novos colaboradores seja um sucesso, é essencial contratar pessoas que tenham uma adequação perfeita com a vaga que está disponível, e assim, garantir que seu time de vendas atinja a alta performance.


E, para te auxiliar neste processo, no artigo de hoje, traremos dicas de como encontrar e contratar os melhores vendedores para a sua empresa, de forma que você atinja com maestria, todas as metas estipuladas.

Como encontrar bons vendedores para sua empresa?

De início, para encontrar e contratar os melhores vendedores para sua empresa, é fundamental procurar nos lugares certos. 

Neste sentido, separamos por aqui, um passo a passo que pode te ajudar a saber onde e como começar a procurar por novos colaboradores. 

Então, veja as dicas a seguir e tenha sucesso em suas ações!

1. Faça uma busca no mercado e abra vagas de emprego

Para encontrar e contratar os melhores vendedores é preciso fazer uma busca no mercado e para isso, disponha-se de tempo.


Nesse sentido, é fundamental colocar anúncios sobre novas vagas abertas, selecionar currículos, marcar entrevistas e fazer todo o processo de recrutamento.


Afinal de contas, conhecer sobre as etapas de um bom recrutamento, também irão te ajudar nesse processo de encontrar e contratar os melhores vendedores para sua equipe.


Proporcionar a oportunidade é o primeiro passo, para que profissionais que correspondam ao perfil desejado apareçam e apresentem seus conhecimentos para compor um time no futuro.


Então, se serve como dica, comece a disparar anúncios de vagas em sites confiáveis, que facilitem a candidatura. Dentre eles, você pode utilizar:

  • Redes Sociais - em especial o LinkedIn, uma plataforma exclusivamente profissional;

  • Contatar agências de empregos;

  • Esteja aberto a indicações de colegas e outros funcionários.

E muitos outros!


Após ter captado todos os currículos, o próximo passo deve ser analisá-los. 


2. Análise de currículos

Como vimos, o segundo passo para encontrar e contratar os melhores profissionais de vendas é analisar os currículos captados.


Nesse ponto, recomendamos prestar atenção em todos os detalhes sobre os conhecimentos dos candidatos, se os mesmos fazem menção a ferramentas específicas para trabalhar com vendas, se possuem algum diferencial e/ou experiência na área e muito mais!


Todos esses fatores, podem contribuir para encontrar os melhores vendedores para sua empresa.


Além disso, dessa forma, você conhece um pouco mais sobre seus futuros colaboradores e saberá exatamente onde e quando investir em treinamentos para aprimorar o trabalho da sua equipe.


3. Faça entrevistas para encontrar o melhor vendedor

Após ter selecionado os melhores currículos, chegou o momento do gestor fazer as entrevistas em busca dos melhores vendedores para a empresa.


Nesse sentido, é fundamental alinhar os conhecimentos dos candidatos com as bases da empresa.

Por isso, nessa fase, atente-se aos seguintes pontos:


  • Descubra se o candidato possui algum projeto de vida.

  • Se ele ou ela possui alguma ambição pessoal significativa.

  • Saber onde ele ou ela pretende estar daqui a 5 anos.

  • Quais são seus principais valores.

  • Pontos fortes e fracos - esse é o principal para encontrar e contratar os melhores vendedores para sua empresa, pois a partir disso, enxergamos onde os novos colaboradores podem acrescentar ou não no desenvolvimento da empresa.

  • Por fim, é fundamental saber se o candidato estudou, tem conhecimento no ramo e principalmente, se estaria disposto a aprender.


Todos os passos citados por aqui, podem te ajudar a encontrar o profissional melhor capacitado para assumir  a vaga de vendas dentro da empresa.


Além disso, recomendamos que você tome precauções antes de prosseguir com a contratação de qualquer que seja o profissional.


Sendo assim, é importante verificar todas as referências e pedir comprovações de diplomas e certificados antes de contratar os colaboradores para sua empresa. 


Esta é uma forma de comprovar o que foi dito por eles na entrevista.


Mas, claro, que os processos não param por aí, ainda é necessário checar todas as informações passadas pelos candidatos.


E para saber mais sobre isso, veja a próxima dica.

4. Cheque todas as informações e busque por evidências.

Este é sem dúvidas um dos processos mais importantes de todo o recrutamento.


Afinal de contas, é aqui que devemos pesquisar e nos informar ainda mais sobre a vida profissional dos candidatos.


Então, nada de apenas escutar o que eles dizem durante a entrevista e não ir mais a fundo. Portanto, busque por evidências e ligue para antigos empregadores, questionando sobre seu comportamento como profissional e funções atribuídas.


E, para ter um time de alta performance, é fundamental também saber como contratar os melhores vendedores.

Sendo assim, no tópico a seguir, traremos os principais detalhes sobre o assunto, confira!

Como contratar os melhores vendedores para sua empresa?

Contratar vendedores também é um processo que exige muita atenção, pois os gestores precisam ter em mente que é preciso dedicar tempo, esforço, e claro, muita paciência.


Então, para contratar os melhores vendedores para a sua empresa, você precisa conhecer algumas dicas de ouro após ter selecionado os principais candidatos, confira!


  1. Faça os trâmites de contratação dos candidatos selecionados e contate-os para dar a boa notícia;

  2. Conheça e acompanhe as habilidades de cada um de perto;

  3. Invista em Onboarding e treinamentos para melhorar suas capacidades;

  4. Acompanhe o desempenho deles e acredite em seu potencial, incentivando seu crescimento.


Além disso, não se esqueça de que para acertar no recrutamento e seleção de vendedores, é necessário seguir essas dicas à risca.

Características importantes que devem ser observadas na hora de contratar profissionais de vendas

A fim de facilitar todo o processo de recrutamento, existem características importantes que você deve observar para contratar e certificar-se de que encontrou os melhores vendedores para sua empresa.


Então, para resumir, veja quais são elas a seguir e tenha sempre os melhores profissionais ao seu lado!

  • Capacidade de escuta;

  • Capacidade de ensinar;

  • Proatividade;

  • Trabalho em equipe;

  • Conexão com ética e valores da empresa;

  • Resiliência;

  • Organização.


Analise o perfil dos seus candidatos e veja qual deles melhor se enquadra aos perfis da empresa com base nas características citadas acima.


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A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


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