Orçamento Online!

O papel das avaliações psicológicas no processo de seleção

14.11.23 10:57 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Desvende a importância das avaliações psicológicas no processo de seleção. Este artigo explora como essa prática é essencial para encontrar talentos ideais, garantindo escolhas acertadas para o crescimento organizacional.

Ilutração com uma lupa selecionando um perfil de candidato
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Você sabe por que a avaliação psicológica na identificação e seleção de candidatos é tão importante? Porque, apesar de geralmente haver vários candidatos para uma única vaga, é cada dia mais difícil encontrar um talento profissional, com o perfil ideal para as necessidades de sua organização. 

Neste post, veremos a importância da avaliação psicológica na análise comportamental durante o processo de seleção. Afinal, contratar um perfil que não corresponde às necessidades e objetivos da empresa pode sair muito caro. Então, siga a sua leitura e confira. 

Processo de seleção e a dificuldade em encontrar o perfil ideal

Nos dias atuais, a maioria das vagas são muito disputadas, inclusive por candidatos que podem abranger todo o país, como nos casos das vagas para empregos remotos. No entanto, apesar da elevada concorrência, está cada dia mais difícil encontrar um talento profissional, ou seja, um trabalhador qualificado para determinado cargo, que se encaixe às necessidades e objetivos da empresa e ajude a contribuir com o crescimento organizacional.


Cerca de 80%dos empregadores manifestaram que têm dificuldades em encontrar talentos profissionais. E essa escassez pode afetar a sua empresa de forma negativa, pois a falta de profissional qualificado pode atrasar o processo de contratação e elevar os gastos com a seleção. Além disso, a escassez de talentos pode levar à redução da produtividade e sobrecarga dos membros da organização, o que, em consequência, afeta o ambiente organizacional, em uma verdadeira bola de neve. 


Porém, alguns passos no processo de seleção podem tornar mais fácil o caminho até um talento profissional e a avaliação psicológica é um deles.  Então, confira a seguir a importância da avaliação psicológica no processo de seleção de candidatos e chegue mais perto de uma contratação de sucesso. 

A importância da avaliação psicológica no processo de seleção de candidatos

Uma seleção de candidatos eficiente envolve várias etapas e um time de RH qualificado, que tem como objetivo encontrar o profissional ideal para as necessidades da organização. Uma das etapas que muitas vezes é negligenciada pelas empresas é a avaliação psicológica. Porém, ela é um dos passos mais importantes para encontrar um talento, ou seja, aquele profissional com as qualificações e perfil que a empresa tanto deseja. 


O principal objetivo da avaliação psicológica nos processos de seleção é avaliar as características de cada candidato, observando fatores como personalidade, habilidades técnicas, perfil pessoal e profissional, experiências vividas, além de outras questões específicas de cada processo de seleção. Com isso, o profissional psicólogo consegue identificar questões importantes para a contratação do perfil ideal, como:


  • Facilidade de comunicação;

  • Capacidade de resolução de conflitos;

  • Habilidade em lidar com pressão;

  • Capacidade de trabalho em grupo;

  • Nível de motivação e comprometimento;

  • Facilidade de adaptação, dentre outros. 


Ou seja, a avaliação psicológica é um passo importante para contratar o perfil mais adequado ao cargo e, com isso, reduzir os custos de contratação e evitar os gastos com desligamento e estresse no ambiente de trabalho. 


Por outro lado, contratar o profissional ideal também garante a satisfação do trabalhador, com a realização pessoal de estar no emprego adequado para o seu perfil. Com isso, o profissional será mais colaborativo e a sua empresa logo verá uma melhora nos resultados, aumento da produtividade e, até mesmo, melhoria na produção de todo o setor. Assim, é a contratação de um talento profissional e todos saem ganhando. 

Ilustração de duas pessoas selecionando um perfil de candidato ideal
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Métodos de avaliação psicológica no processo de seleção de candidatos

Existem vários métodos de avaliação psicológica, que podem ser aplicados na seleção de candidatos, a depender das necessidades da empresa e de cada vaga. Confira os mais comuns. 

Entrevista

O método mais comum de avaliação psicológica é a entrevista com psicólogo, gestor e profissional de RH, onde o candidato conta as suas experiências pessoais e profissionais e responde perguntas diversas, a depender da vaga e da história de cada candidato. 


Na entrevista pode ser avaliada a personalidade, habilidades, capacidades e competências de cada candidato. Por isso, é de suma importância o acompanhamento de um psicólogo nesta etapa. 

Psicometria

Além da entrevista, a psicometria também é uma etapa comum na avaliação psicológica. Ela nada mais é do que a aplicação de testes de análise comportamental, que tornam a identificação do perfil profissional mais assertiva e precisa. 


Dentre os testes aplicados na psicometria, há o teste de comportamento, ou atenção concentrada, que identifica qual a melhor área para cada perfil e como o candidato lida em situações rotineiras. Além disso, também são aplicados testes de personalidade e inteligência emocional, que avalia a capacidade do candidato em lidar com pressão e fatores externos, habilidades de comunicação e trabalho em grupo e também se o perfil irá se enquadrar na cultura da organização. 


Então, já deu para perceber a importância da avaliação psicológica dos candidatos durante o processo de seleção, não é mesmo? Essa é a ferramenta mais certeira para encontrar um talento profissional e garantir que a sua empresa terá uma redução significativa na taxa de turnover, melhoria nos resultados e otimização do trabalho em equipe. 

2 pares de pessoas conversando, como se fosse uma consulta psicológica
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A Funill pode te ajudar na avaliação psicológica no processo de seleção 

A avaliação psicológica traz inúmeros benefícios não só para a empresa, mas também para o profissional a ser contratado. Ela garante a satisfação do colaborador e a contração do perfil ideal para cada cargo, objetivo organizacional e perfil empresarial. 


E a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a realizar a avaliação psicológica e obter um processo de seleção de qualidade, para encontrar o talento profissional que a sua empresa tanto procura. Com agências em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a recrutadora realiza processos de seleção personalizados, de acordo com as necessidades da sua empresa e com o objetivo de alavancar o seu negócio. Então, não perca tempo, entre em contato e torne o seu processo de seleção um sucesso!


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui