Orçamento Online!

Avaliação psicológica e seus benefícios nos processos de recrutamento e seleção de candidatos

26.04.23 09:01 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Neste artigo você entenderá como a avaliação psicológica pode auxiliar no processo de recrutamento e seleção de candidatos para sua empresa, acompanhe.


Ao empregar um novo funcionário em seu negócio, é preciso que muitos aspectos sejam considerados, desde análise das experiências anteriores até as habilidades dos profissionais entrevistados. No entanto, a importância de uma compreensão mais profunda de como os candidatos pensam não pode ser negligenciada. É nesse momento que entra a importância de uma avaliação psicológica organizacional.


A avaliação psicológica é uma ferramenta projetada especificamente para psicólogos aplicarem. A aplicação de tais avaliações permite que se obtenha uma visão mais aprofundada de particularidades da personalidade e do comportamento do indivíduo que está sendo avaliado. Mas você entende por que essa avaliação deve ser feita? É isso que esse post vai explicar!


Exames psicológicos tendem a fazer parte da primeira etapa de seleção de uma empresa. Com base em suas descobertas, os psicólogos indicam os melhores candidatos.


O que ocorre é que, através de uma avaliação psicológica, o aplicador pode verificar se o profissional tem o perfil para o cargo que deseja obter. Isso deixa o processo seletivo mais rápido e objetivo.


Para muitos profissionais, as avaliações psicológicas são como indicadores reais das distinções existentes ou da conduta de um mesmo indivíduo em diferentes condições.


Agora que você já conhece mais sobre as avaliações psicológicas e sua pertinência, veja quais as suas mais importantes vantagens para o seu negócio durante o processo de seleção de um novo colaborador.


Avaliação psicológica gera mais qualidade no trabalho

A verdade é que a avaliação psicológica torna o recrutamento e a seleção de candidatos mais eficaz. Os gestores têm uma base de dados sólida para selecionar quem deverá ficar com a vaga.

Ao considerar vários aspectos do candidato durante a etapa de seleção, é mais fácil identificar qual dos profissionais é mais adequado e capacitado para alcançar retornos positivos na empresa. Quando o escolhido está alinhado com a cultura organizacional e a vaga que ocupará, a troca com os demais funcionários será mais proveitosa.

Isso melhora a qualidade do que é realizado. Há menos conflitos, mais produtividade e menores chances de equívocos. No final, o trabalho é realizado de forma otimizada, o que gera um retorno positivo para todos os envolvidos. 

Menor rotatividade

Quando um profissional se reconhece no cargo que está e quando o ambiente de trabalho é agradável, é natural permanecer mais tempo na empresa. Consequentemente, a taxa de rotatividade diminui no médio e longo prazo.


Em última análise, isso indica que sua equipe pode permanecer unida e permanecer no negócio por mais tempo.


Com isso, reduz-se a necessidade de realização de novas contratações e os gastos com admissão e demissão. Isso torna o trabalho mais produtivo e os resultados almejados são alcançados mais facilmente.


Para fazer a avaliação, contar com o suporte de uma empresa do segmento assegura eficiência ao mesmo passo em que diminui os investimentos necessários para a realização do processo todo.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Identificação de competências e aptidões

Os exames psicológicos revelam as aptidões e as habilidades dos profissionais, mensurando o desempenho de cada um em relação aos demais candidatos.


Essa metodologia mede as habilidades cognitivas, tais como quão bem você lida com números ou palavras no trabalho e a agilidade com que processa dados.

Compreenda o comportamento

Compreender como um indivíduo geralmente se porta no trabalho é o segredo para uma boa escolha. Devido à ênfase na conduta e na personalidade, podem ser fornecidas informações que evidenciem os estilos de comunicação mais aplicados pelo profissional, o que o estimula como indivíduo e sua habilidade de preservar a calma sob pressão.


Ao analisar a inteligência emocional de um profissional ao longo do processo de seleção, você pode concluir como ele pode atuar com demais membros da equipe, compreender seu modo específico de se expressar com os outros e como certamente se comportará no local de trabalho.

Mapeamento de habilidades

Um dos propósitos do exame é reconhecer as características do perfil de cada profissional no decorrer do processo seletivo, de forma a permitir o mapeamento das habilidades e comportamentos adequados à função atribuída.


A verdade é que o exame psicológico é muito pertinente para o departamento de RH no reconhecimento das habilidades de cada profissional, sendo um exame utilizado especialmente no processo interno de avaliação e seleção.


O currículo de um profissional pode indicar realizações no âmbito profissional e acadêmico, mas não analisa em detalhes os conjuntos de aptidões associados ao cargo pretendido.


Essas informações são importantes para determinar as aptidões apropriadas ou traços de personalidade para o cargo. Eles são amplamente aplicados para identificar os valores de diferentes candidatos e estabelecer qual é o melhor para a vaga e para a cultura organizacional.

Apresentação de uma boa imagem da empresa

Os profissionais mais promissores costumam se interessar por processos de seleção contemporâneos e atualizados, pois são objetivos. Ou seja, é um processo correto para sua empresa e seus profissionais, além de favorecer uma boa imagem da sua empresa.

( (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Construindo uma abordagem em Recursos Humanos

Ao associar as informações do exame psicológico ao desempenho do trabalho, se faz possível criar índices que ajudam a otimizar os procedimentos de contratação, gestão de talentos e avaliações.


Também aumenta o engajamento profissional, a confiança e a compreensão da cultura corporativa. Esses são componentes indispensáveis para a construção de uma estratégia de RH eficaz.

Conheça mais sobre os testes

Para aprimorar seus conhecimentos sobre a avaliação psicológica, incluímos aqui um exemplo dos mais conhecidos testes utilizados no processo de seleção. Veja como ele opera e quais são seus objetivos.

Teste P-Fister: pirâmides coloridas

Essa avaliação é amplamente utilizada no exame psicotécnico. Assim como o Palográfico, são avaliados os traços de personalidade. Alguns dos itens incluem a habilidade de controlar emoções e estabilizar estímulos, e a presença ou a ausência de conflito interno.

Conte com a Funill

Existem inúmeras vantagens em se aplicar a avaliação psicológica no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para a sua empresa. Se você deseja realizar uma consultoria sobre o tema para entender como aplicar essa avaliação de modo que ela possa ajudar a sua organização, entre em contato com a Funill. Atuamos em toda a região de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Acesse nosso site e conheça!

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui