Orçamento Online!

Como a psicologia organizacional ajuda a desenvolver talentos

04.01.23 04:04 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill

Uma consultoria de RH pode melhorar de forma significativa o desempenho do setor de Recursos Humanos em uma organização. Acompanhe o artigo e entenda como aplicar e contratar!

O setor de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização empresarial. Por isso, contratar uma consultoria de RH pode fazer uma diferença muito positiva em relação ao desempenho da sua equipe.

O que é a psicologia organizacional? 

A psicologia organizacional é uma área de estudos dentro da psicologia. De modo geral, ela se dedica à compreensão do perfil comportamental dos colaboradores de uma organização. Portanto, é fundamental dentro da gestão de pessoas.

 

Contar com a ajuda de um psicólogo organizacional na equipe permite a instituição desenvolver cada colaborador de forma individual. Então, é possível definir qual é o seu perfil e seu comportamento, para em cima disso desenvolver as suas competências e habilidades.

 

Esse tipo de trabalho é bastante importante para aumentar a qualificação dos times das empresas, de modo que as pessoas possam se tornar profissionais mais completos.

Quais são as funções da psicologia organizacional?

A principal contribuição dessa área é obter resultados melhores na gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos da empresa. Entender o perfil profissional de cada colaborador permite que o setor de Recursos Humanos possa aproveitar as suas habilidades de forma mais assertiva para o modelo de negócios da empresa.

 

Além disso, a psicologia organizacional pode ser extremamente útil para a resolução de conflitos no ambiente profissional. Trabalhar a coletividade e a colaboração em equipe são fatores que ajudam a harmonizar as relações entre as pessoas que convivem na organização.

 

O trabalho dos psicólogos organizacionais se baseia em realização de pesquisas, aplicação de testes, treinamento e bastante observação. É possível aplicar os conhecimentos do campo da psicologia de diferentes maneiras nessa atuação.

Quais são as principais áreas de atuação da psicologia organizacional em uma empresa? 

De forma geral, o psicólogo organizacional atua junto do setor de Recursos Humanos. No entanto, existem diferentes áreas dentro de uma empresa nas quais este profissional pode atuar de forma direta ou ajudar no desenvolvimento.

Seleção de talentos

A contratação de pessoas é uma parte crucial dentro de qualquer organização porque ela afeta de forma direta o ambiente profissional e o seu funcionamento. Por isso, é uma área de extrema importância, na qual as contribuições da psicologia organizacional agregam muito.

 

A aplicação de testes comportamentais e a criação de dinâmicas de grupo são alguns dos exemplos de funções que os psicólogos organizacionais podem desenvolver dentro da área de recrutamento e seleção.

 

Selecionar candidatos para uma vaga é uma tarefa que envolve diversas variáveis. Então, quanto mais o candidato for compatível com os valores e a cultura organizacional da empresa, mais rápida será a sua adaptação dentro do ambiente de trabalho.

Cultura organizacional

Aliás, o desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida é um ponto determinante para uma empresa. Isso porque ela fundamenta as bases para a companhia ser um ambiente que oferece uma produtividade saudável aos seus colaboradores.


A psicologia organizacional contribui muito para atingir isso através da aplicação de pesquisas de clima organizacional e outras ferramentas de diagnóstico. 


Os resultados dessas análises identificam problemas e ajudam a propor melhorias, de modo que o ambiente sempre esteja em aperfeiçoamento.

Gestão de conflitos

Manter a harmonia entre diferentes equipes dentro do mesmo ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil. É comum que aconteçam ruídos de comunicação, que afetam o cumprimento das tarefas. 


Por isso, realizar a gestão de conflitos a partir da comunicação é uma das tarefas mais importantes dos psicólogos que integram a equipe.

Treinamento e desenvolvimento

Realizar treinamentos para desenvolvimento de talentos e capacitações constantes ajudam na gestão de carreira do profissional dentro da empresa. Portanto, é outra função para a qual os psicólogos podem contribuir bastante.

 

O desenvolvimento das habilidades e competências de cada colaborador acelera o seu amadurecimento profissional. Além disso, promove mais autoconhecimento.

Definição de cargos e salários

A elaboração do plano de cargos e salários de uma empresa ajuda a manter os colaboradores mais engajados a partir da perspectiva de crescimento profissional.


O psicólogo organizacional geralmente é o responsável pela análise do organograma da empresa, para a partir disso, elaborar os benefícios, salários e funções de cada cargo. 

Psicologia organizacional é a mesma coisa que coach?

Hoje em dia, devido ao crescimento da área de coaching, muitas pessoas confundem os dois campos de atuação. No entanto, eles não são a mesma coisa, apesar de oferecerem perspectivas complementares.

 

O profissional de coaching trabalha de forma mais direta com a organização das metas profissionais. Então, pode ajudar os colaboradores em sua organização de carreira e a alcançar seus objetivos pessoais e dentro da equipe.

Quais as vantagens de contar com profissionais de psicologia organizacional na empresa? 

O principal benefício é melhorar de forma significativa os resultados que se relacionam com a gestão de pessoas. Todas as empresas são formadas por pessoas que trabalham dentro delas. 


Portanto, um ótimo desempenho nesse campo traz consequências muito positivas para o funcionamento da organização como um todo.

Aumento da produtividade

Conhecer o perfil comportamental de cada colaborador ajuda os gestores a encaixarem os profissionais dentro de equipes nas quais eles terão uma performance mais produtiva. Isso aumenta a motivação, e consequentemente, a produtividade do funcionário.

 

Manter o profissional satisfeito dentro da organização também promove um aumento da produtividade. Por isso, a psicologia colabora com a promoção de um engajamento mais participativo dos colaboradores com a empresa. Isso ocorre através do desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida.

Desenvolvimento de um ótimo clima organizacional

A criação e manutenção da cultura organizacional de uma empresa é um dos principais recursos para que o ambiente profissional seja um local de harmonia e interação positiva.


Isso facilita, inclusive, a relação entre os empregadores com os funcionários.

Redução de custos

Quanto mais você investe em manter os colaboradores satisfeitos com seu trabalho, menores serão os gastos da organização com troca de pessoal. 


A diminuição da rotatividade de pessoal promove uma redução de custos com processos de recrutamento e seleção, treinamentos e encargos trabalhistas.

Conte com a Funill

Existem inúmeras vantagens em contar com profissionais de psicologia organizacional dentro da sua empresa. Se você deseja realizar uma consultoria sobre o tema para entender como esse campo da psicologia pode ajudar sua organização, entre em contato com a Funill. 


Entre em contato conosco e saiba mais!

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui