Orçamento Online!

5 pilares de uma Gestão de Pessoas

29.01.21 10:24 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital

Hoje, com tantas mudanças no mercado, uma empresa forte e competitiva é aquela que tem um time de alta performance.


E, sabemos que ter uma gestão eficiente de pessoas impacta diretamente na produtividade e eficácia do seu negócio, por isso nesse post, você vai conhecer mais a respeito do processo de Gestão de Pessoas nas organizações, bem como sua importância.

Gestão de pessoas qual sua importância para a competitividade da sua empresa?

Esse assunto é importante para que os líderes possam estabelecer rotinas operacionais e um direcionamento adequado da equipe, de modo que o pessoal possa agregar mais valor ao negócio.

Vamos lá?


Ter uma equipe preparada e motivada faz toda a diferença para a imagem de seu negócio, bem como contribui, decisivamente, para a melhoria dos resultados.


O processo de Gestão de Pessoas é importante por esses motivos:

  • colaboradores preparados e engajados com sua empresa e seus propósitos, fazem com que eles sejam verdadeiros promotores de sua empresa;
  • vários especialistas dizem que as pessoas são o maior patrimônio de qualquer negócio;
  • colaboradores satisfeitos transmitem isso para o cliente, que fica satisfeito também em fazer negócios com a empresa;
  • pessoas treinadas e motivadas produzem mais, erram menos e se comprometem a atingir os objetivos da empresa;
  • quando a empresa reconhece o comprometimento e a performance de cada colaborador, oferecendo os benefícios necessários, os colaboradores se empenham mais em continuar na empresa e a cumprir suas metas;
  • uma gestão de pessoas eficiente faz com que o turnover seja menor, e assim, os custos com pessoal diminuem.

5 pilares de uma Gestão de Pessoas

Para uma eficiente gestão de pessoas, é preciso trabalhar em 5 frentes principais, que são:


1-Motivação


A motivação é quando a pessoa visualiza motivos para agir, para dar o melhor de si em prol da organização.

Para isso, é preciso mapear e entender o perfil de cada colaborador no sentido de identificar quais fatores motivam cada um, pois sabemos que isso varia de uma pessoa para outra.

Seja em termos financeiros, sejam benefícios sociais, ações de reconhecimento e possibilidades de desenvolvimento dentro da organização, esses são alguns fatores que motivam os colaboradores.

Assim, é possível que a empresa tenha colaboradores envolvidos e comprometidos em alcançar melhores resultados para o negócio.


2- Comunicação


Em um empresa forte e bem-sucedida a comunicação deve ser livre de barreiras hierárquicas, bem como fluir de maneira intensa, para fazer com que as pessoas se integrem mais, acompanhem em tempo real os acontecimentos e desempenho de cada área.

Assim, softwares e ferramentas apropriadas podem fazer com que a equipe se integre mais e que as pessoas sejam mais ágeis no processo de decisão.


3- Trabalho em equipe


O trabalho em equipe tem várias vantagens, e independente do modelo de negócios, as pessoas precisam trabalhar em equipe dentro de seus vários departamentos.

O rendimento, a eficiência e a tomada de decisão melhoram muito quando as pessoas trabalham em equipe, pois são várias pessoas pensando ao mesmo tempo, as quais precisam estar alinhadas a um objeto e propósito em comum.


4- Desenvolvimento de competências


O desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, formam as competências do pessoal, que são fatores chaves para que o time tenha maior rendimentos e performance.

Atualmente, se fala muito em habilidades técnicas (soft skills) e comportamentais (hard skills). São termos muito usados, ultimamente, para se referir ao tipo de habilidades que são necessárias para que o time sempre agregue valor ao negócio.

Por isso, ao contratar, é preciso avaliar quais candidatos têm melhor perfil para se adequar à empresa e ao cargo.


5- Treinamento e desenvolvimento


Existe uma diferença entre esses dois termos. Treinamento é um conjunto de ações que a empresa desenvolve para capacitar uma pessoa para uma tarefa ou missão em específico.

Já o processo de desenvolvimento, é algo mais abrangente e envolve todas as ações iniciadas pela empresa, de modo a tornar seu pessoal mais preparado para os desafios diários.

Tais desafios que são colocados pelas mudanças de mercado e suas próprias exigências.

Ao desenvolver o pessoal, a empresa está investindo na otimização dos negócios e na criação da inovação para acompanhar as novas demandas sobre as organizações.

Por que é importante contar com uma consultoria em Gestão de Pessoas?

É importante porque quem está dentro da empresa, geralmente se envolve na rotina diária do negócio, naquilo que cada um considera prioritário e não consegue enxergar, com clareza, os pontos a serem melhorados em relação ao setor de pessoal.


Uma consultoria em gestão de pessoas é feita por um profissional capacitado e especializado no assunto. Ele tem um olhar de fora, visualizando o contexto da empresa, seu clima organizacional, a comunicação existente entre os colaboradores e a relação das lideranças com seus liderados.


Após um período de observação e mapeamento da organização, bem como de sua relação com o processo de gestão de pessoas, o profissional que oferece a consultoria sabe exatamente quais pontos precisam ser otimizados na empresa.


Assim, com a consultoria é possível desenvolver um plano de ação para cada realidade identificada.

Por isso, não perca tempo! Temos um time especializado em Gestão de Pessoas e pronto para te ajudar. Clique Aqui e conheça mais de nossa consultoria em Gestão de Pessoas.

Conclusão

Neste post, você viu mais a respeito do processo de Gestão de Pessoas, bem como sua importância.

Por isso, oferecemos a você a possibilidade de uma consultoria em Gestão de Pessoas para sua empresa, ajudando você a traçar objetivos e metas a serem alcançadas, pois essa área de pessoal exige um aprimoramento constante.


Clique Aqui e conheça mais de nossa consultoria em Gestão de Pessoas.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui