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O Segredo do Sucesso: Palavras-Chave e SEO em Anúncios de Vagas para Encontrar os Candidatos Certos

25/09/2023 18:32 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Peças com uma letra em cada formando a frase "Web Search", com uma lupa em cima
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Descubra como otimizar suas descrições de cargos com palavras-chave relevantes para garantir que os candidatos certos encontrem suas vagas.


Se seu objetivo é atrair bons candidatos para sua empresa, é fundamental criar anúncios de emprego que realmente brilhem e garantam alta visibilidade nos mecanismos de pesquisa, concorda?


Com o rápido avanço da tecnologia, o uso adequado de palavras-chave e SEO (em português, Otimização de Mecanismos de Busca) em anúncios de emprego tornou-se uma abordagem obrigatória para alcançar indivíduos qualificados e direcionar com eficiência as vagas de emprego. 


Utilizar palavras-chave e dominar o SEO é a chave para criar ofertas de emprego que produzam resultados surpreendentes. Porém, embora essas ferramentas sejam indispensáveis para a criação de listas de empregos impactantes, elas exigem um toque de sutileza e experiência para serem bem utilizadas.


Saiba como integrar perfeitamente essas técnicas ao seu processo de contratação, preparando o terreno para uma jornada de recrutamento singular. Neste artigo, veremos como palavras-chave e SEO podem ajudá-lo a atrair e identificar as pessoas certas. Acompanhe!

Importância das palavras-chave em anúncios de vaga

Palavras-chave são os termos e as frases mais utilizadas pelos candidatos, quando vasculham a web em busca de oportunidades profissionais. Elas representam seus talentos, conhecimentos, paixões e aspirações - garantindo uma combinação harmoniosa entre seu perfil e o emprego ideal.


Palavras-chave, ou frases diretamente relacionadas a uma determinada posição, são essenciais para garantir que seu anúncio seja notado pelo público-alvo. Isso ocorre porque ao selecionar palavras-chave corretas, é possível melhorar o anúncio e aumentar sua exposição nos buscadores. 

Escolhendo as palavras-chave corretas

Peças com uma letra em casa, formando a palavra "Keywords"
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Antes de escrever um anúncio de emprego, a dica é fazer pesquisas para determinar quais são as palavras-chave mais procuradas e pertinentes para o cargo em questão. Dica: ferramentas como Google Keyword Planner ou a SEMrush podem te auxiliar nesta pesquisa.


Outra forma de escolher as palavras-chave que estão em alta é examinando os anúncios de emprego de seus concorrentes. 


Lembre-se que seu objetivo é criar uma combinação estratégica de palavras-chave amplas e precisas, alinhando-se perfeitamente aos pré-requisitos do seu trabalho e cativando o público-alvo. 


Essa abordagem proativa garante que seu anúncio de emprego se destaque e atraia os candidatos certos.

O poder dos termos escolhidos no título e na descrição

O título e a descrição de um anúncio de emprego são a porta de entrada para potenciais candidatos. Assim, usar as palavras-chave estrategicamente pensadas nesses tópicos é mais do que necessário para garantir que seu anúncio de emprego atraia os indivíduos mais qualificados.


É preciso criar um título breve e envolvente que destaque os principais benefícios do cargo e, ao mesmo tempo, forneça uma descrição precisa do dele. Quer saber como aumentar o impacto do seu anúncio de emprego? Evite jargões, abreviações ou linguagem ambígua que possa confundir candidatos em potencial. Em vez disso, priorize a clareza e a precisão. 


A descrição deve ser precisa e objetiva, enfatizando os principais requisitos e tarefas do trabalho. Além disso, integre estrategicamente algumas palavras-chave que destaquem claramente as habilidades ou tecnologias necessárias para a função.

Como aperfeiçoar a visibilidade com SEO

Como visto até aqui, para aumentar a exposição do seu anúncio nos buscadores, é fundamental, além de utilizar táticas de SEO, incluir palavras-chave no título e na descrição. 


Otimizar meta tags - como o título da página e a meta descrição -, criar URLs amigáveis e organizar adequadamente o conteúdo do seu anúncio são alguns detalhes que você pode trabalhar para atingir esse objetivo. 


Se você tiver um plano de SEO sólido em vigor, será muito mais provável que seu anúncio seja visto pelos candidatos adequados.

Personalização e segmentação

A personalização e a segmentação de anúncios são outra abordagem para aproveitar palavras-chave e SEO para descobrir os profissionais ideais. Você pode melhorar o valor do seu anúncio e direcioná-lo às pessoas mais qualificadas, criando um material adaptado especificamente ao seu público-alvo


Por exemplo, se seu objetivo é atrair candidatos com experiência e interesse relacionados a táticas de marketing, análise de dados e liderança de equipe, é necessário utilizar termos voltados especificamente para essas áreas.

Inclua um CTA esmagador

"Call to Action"
(Fonte: iStock/Reprodução)

Enriqueça seu anúncio com um Call to Action (CTA) atraente. Ele é um componente essencial para orientar os candidatos em sua próxima etapa. Este CTA deve ser exibido de forma destacada, visualmente atraente e facilmente navegável.


Adicione um link ou botão que direcione os candidatos ao formulário de inscrição, site ou contato de e-mail. Use um vocabulário imperativo, que alimenta um senso de urgência, motivando os candidatos a agir.


Considere usar frases como “Inscreva-se agora”, “Envie seu currículo” ou “Aproveite esta oportunidade” para gerar engajamento e inspirar respostas imediatas. Sua atenção a estes detalhes aumentará o acesso ao seu anúncio de emprego.

Monitorando os resultados e ajustando a estratégia

Por fim, é importante também observar as respostas às suas ofertas de emprego e modificar o seu plano conforme necessário. Soluções como o Google Analytics podem oferecer dados interessantes sobre o funcionamento dos anúncios. 


A partir disso, você pode determinar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado: monitore a quantidade de visualizações, cliques, taxa de conversão e outros dados importantes. 


Com essas informações em mãos, podem ser feitas alterações em palavras-chave, títulos, descrições e outros itens do anúncio para aumentar a captação de candidatos qualificados.

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Desde a otimização de títulos e descrições até a implementação de estratégias personalizadas, nosso guia o ajudará a aumentar a visibilidade do anúncio, atrair candidatos de alto nível e atingir suas metas de recrutamento. 


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A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


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