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Como realizar um processo seletivo de recrutamento e seleção de funcionários

25.01.23 09:34 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill

Neste artigo você verá como realizar um processo seletivo de recrutamento e seleção de funcionários, quais são as dicas para estruturar essa área na sua empresa e entenda se vale a pena contratar uma consultoria especializada!

Para realizar um processo seletivo de recrutamento e seleção de funcionários, é necessário conhecimento técnico e organização. De modo geral, essa tarefa é responsabilidade do setor de Recursos Humanos, mas nada impede que a empresa contrate consultorias externas para realizar essa ação.

O que é recrutamento e seleção de funcionários?

É um processo da área de Recursos Humanos que tem como objetivo principal encontrar candidatos para ocupar posições de emprego disponíveis em uma organização. O recrutamento e a seleção são etapas distintas e complementares, que fundamentam o processo seletivo. 

Recrutamento

Essa etapa é responsável pela atração de candidatos interessados nas vagas disponíveis. No entanto, é possível também realizar processos de recrutamento para preenchimento de vagas no Banco de Talentos, ou seja, de forma contínua. Um dos pontos cruciais dessa etapa é a divulgação da vaga. 


É responsabilidade do time de recrutamento, então, definir quais são os melhores canais de mídia para informar sobre a vaga. Podem ser sites de emprego e vagas, LinkedIn, redes sociais ou ainda programa de indicação interna. O mais importante aqui é realizar a divulgação da vaga em canais que se comuniquem com o perfil de funcionários que a empresa busca para as suas posições.


Seleção de pessoas

Finalizada a etapa de recrutamento, a empresa deve ter chegado a um número determinado de candidatos. A partir daí, pode iniciar o processo de seleção de pessoas. Essa etapa nada mais é do que uma triagem, que visa utilizar métodos para entender o perfil dos candidatos. 


É bastante comum que a realização dessa etapa envolva testes de conhecimentos e comportamentais, apresentações de vídeos, além das entrevistas individuais. Algumas organizações também realizam dinâmicas de grupo. 


A conclusão dessa etapa indica o fim do processo seletivo. Portanto, os gestores junto com os responsáveis do time de RHdevem escolher quais pessoas são mais adequadas para ocupar as vagas disponíveis na organização.

Quais são as funções da equipe de Recrutamento e Seleção de funcionários?

Promover a seleção de talentos que possuem as habilidades e conhecimentos necessários para realizar as funções nas quais a empresa necessita de reposição. 


É importante que a área de Recursos Humanos consiga integrar a busca dessas características com afinidade com os valores da cultura organizacional da empresa. 


Geralmente, a equipe de Recrutamento e Seleção dialoga com os gestores e funcionários de outras áreas da empresa para entender as suas necessidades. Então, pensam em conjunto quais informações e características o candidato com o perfil ideal para a vaga deve apresentar.

Quais são os tipos de processos seletivos que podem envolver Recrutamento e Seleção?

Existem diferenças entre as possibilidades de processos. Assim, cada um deles vai demandar a utilização de técnicas e conhecimentos que sejam mais compatíveis com a sua definição.


O recrutamento externo ocorre quando a empresa busca no mercado de trabalho profissionais que estejam aptos para ocupar as vagas disponíveis e, então, se tornarem funcionários. 


Já o recrutamento interno realiza um processo seletivo dentro da própria empresa. A intenção aqui é encontrar, dentre os talentos que já integram as equipes, pessoas com habilidades para ocupar novos cargos ou preencher novas funções.


O recrutamento misto, conforme diz o nome, é uma junção dos dois. Acontece quando a empresa busca a reposição no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que divulga a oportunidade de forma interna.


Pode ocorrer ainda o recrutamento às cegas. Aqui as informações pessoais são desconsideradas como critério de seleção ou eliminação de um candidato ao longo do processo seletivo.

Como criar e estruturar o setor de Recrutamento e Seleção de funcionários na sua empresa?

Muitas organizações, especialmente negócios e empresas pequenas, não contam com um setor de Recursos Humanos estruturado, ou mesmo funcionários dedicados apenas a essa função. 


Na hora de realizar processos seletivos, portanto, podem encontrar dificuldades para fazer a sua condução. É muito importante verificar se a sua empresa tem necessidade ou não de criar um setor para cuidar exclusivamente dessa área. Para isso, é essencial observar alguns pontos.


É essencial analisar, então, qual o cenário da empresa no curto, médio e longo prazo. Assim, ao juntar isso com a média de processos seletivos, é possível prever se haverá uma necessidade de aumentar ou não o volume de contratações. 


Investir na capacitação dos funcionários que cuidam do RH também é uma ótima maneira de aperfeiçoar os processos seletivos. Assim, quanto mais conhecimento e metodologias diferentes ele apresentar, melhor serão os resultados da seleção de pessoas


Padronização dos processos

Funções diferentes necessitam de processos especializados. Isso porque as habilidades que um candidato deve apresentar para ocupar uma posição mais técnica são diferentes daquelas para preencher uma vaga administrativa.


Ao mesmo tempo, é importante que a sua empresa crie um padrão para todos os tipos de processo seletivo que ela realiza. Isso facilita a seleção de funcionários e ajuda na consolidação da cultura organizacional.

Use a tecnologia

A área de Recursos Humanos tem passado por grandes transformações a partir da inovação tecnológica. Isso porque hoje em dia existem diferentes softwares e ferramentas que otimizam os processos seletivos de recrutamento e seleção de funcionários.


Aderir a esses recursos e soluções pode ser um bom caminho para criar processos que sejam otimizados e demandem menos tempo dos seus funcionários. 

Vale a pena contratar agências e consultorias de RH para realizar os meus processos seletivos?

Em empresas que contam apenas com um funcionário de Recursos Humanos ou que nem mesmo têm uma pessoa dedicada integralmente à função, contratar consultorias externas é um excelente investimento.


Agências capacitadas e qualificadas que já têm longa experiência na área de Recrutamento e Seleção vão te ajudar na estruturação do setor (caso seja sua intenção criar um) ou na criação dos processos. 


Outra possibilidade é terceirizar o processo seletivo de Recrutamento e Seleção para que uma agência especializada desenvolva ele do início ao fim. Essa opção é bastante interessante para empresas pequenas, que não tem condições de investir de forma recorrente na área.


É essencial, no entanto, que você se certifique sobre a qualificação das consultorias. Procure agências que tenham experiência comprovada e observe comentários sobre os seus trabalhos. Dessa forma, você se certifica de investir no melhor processo seletivo possível para o recrutamento e seleção de funcionários da sua empresa.

Conte com a Funill - Recursos Humanos

A Funill oferece consultorias personalizadas para a sua empresa desenvolver processos seletivos de recrutamento e seleção bastante qualificados. Dessa forma, será mais fácil atrair os melhores funcionários para a sua empresa.


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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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