Orçamento Online!

Perguntas Mais Comuns Em Uma Entrevista De Emprego

29.01.21 10:24 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital

Muitas pessoas que estão procurando trabalho temem a entrevista de emprego por conta da tensão e das perguntas que os recrutadores fazem.

De fato, nessas horas, um frio na barriga acontece por diversos fatores, e o principal é por você querer se encaixar na vaga proposta.

A fase de entrevistas é muito importante para que o recrutador encontre, dentro de suas opções disponíveis, algum candidato que seja ideal para a vaga.

Sendo assim, é fundamental que você, como candidato, esteja preparado para essa etapa pois ela pode ser determinante para você.

Quer saber então quais são as perguntas mais feitas durante as entrevistas? Continue lendo

Importância De Se Preparar Para Entrevista De Emprego

Se preparar para uma entrevista de emprego é algo fundamental, mas que exige do candidato um pouco de tempo e energia.

Isso porque, como dissemos, essa é a única oportunidade que o recrutador irá ter para te conhecer. Dessa forma, ele vai querer saber se você atende aos requisitos da vaga, se pretende ter uma relação a longo prazo, entre outros fatores.

Se você deseja muito uma vaga em uma empresa específica, então é importante que você faça sua preparação para ela, afinal, uma entrevista de emprego pode durar uns 30 minutos.

Sendo assim, você precisa ter um conteúdo para apresentar.

Uma boa preparação ajudará o profissional a obter um controle maior sobre sua comunicação e assim, poder minimizar sua insegurança e ansiedade.

Dessa forma, os riscos de eliminação são menores.

Algumas das principais perguntas feitas na hora de uma entrevista de emprego são:

1 - Me conte sobre você

Essa geralmente costuma ser a pergunta inicial, feita para quebrar o gelo entre participante e entrevistador.

Para respondê-la basta dizer algo forte e sucinto. Pense aqui que o recrutador não quer saber da sua vida pessoa e sim da sua vida profissional.

A não ser que ele pergunte sobre algo pessoal, não é necessário que você fale.

Procure ser bastante claro e sincero, e conte brevemente quais são suas qualidades, seus pontos fortes e suas principais habilidades.

Conte de suas realizações e adapte a sua resposta de acordo com o que se pede na vaga.

2. Por que quer trabalhar aqui?

Nesse ponto, quando o avaliador pergunta isso para você, é porque ele quer ver até onde vai o seu entusiasmo de se juntar a empresa.

Sendo assim, você previamente deve estudar um pouco sobre a empresa, o que ela faz, o que te atrai nela e, assim, você pode elaborar seus pontos fortes, suas realizações e suas habilidades, e como tudo isso faz com que você seja um candidato ideal.

Seja verdadeiro e convincente em sua resposta.

3. O que você sabe da nossa empresa?

Aqui, o recrutador quer saber em sua entrevista de emprego se você fez as pesquisas necessárias sobre a empresa e o cargo.

Eles querem alguém que vá além do que apenas ler o que foi oferecido. Portanto, independentemente de qual seja o ramo, é importante que você colete informações interessantes para que possa dizer na hora.

Por exemplo, procure saber se a empresa foi premiada em algo, se existem artigos sobre eles, informações que não estão no site disponível a qualquer um. Procure sempre demonstrar que você foi além do básico.

4. Quais são seus pontos fortes e fracos?

O recrutador aqui deseja saber se você se encaixa na vaga. Para que você se saia bem, pense na vaga que está se candidatando e diga sua qualidade que melhor se encaixa ali.

Na maior parte das vezes o recrutador quer saber se você tem aquilo que ele precisa para a vaga.

Uma forma de se destacar nessa resposta é falando seus pontos fortes e os correlacionando a alguma situação que tenha acontecido.

Já nos pontos fracos, o avaliador, na maioria das vezes, quer saber se você tem uma autoconsciência para avaliar a si mesmo.

Em uma entrevista, para se sair bem nessa questão, tente não correlacionar nenhuma fraqueza que possa interferir na vaga.

Por exemplo, se na vaga que você deseja ocupar você saber que precisa exercer muitas tarefas de uma vez, não diga que você é desorganizado ou que não sabe gerir seu tempo.

Ao invés disso, tente investir em uma resposta que inclua um desafio que esteja tentando superar.

5. Por que você deixou ou quer deixar o seu emprego?

Essa pergunta merece uma resposta direta. Reflita previamente sobre o porquê você está se candidatando a essa vaga e sua atual situação.

É sempre interessante aqui mostrar que você quer mais desafios, responsabilidades, experiências e mudança de ambiente.

Seja sincero em dizer os pontos que te incomodavam, sem ser muito específico. Tente focar mais no fator de que seu atual trabalho, ou o anterior, não lhe oferece as coisas que você acredita ser essencial na sua carreira.

6. Se você estivesse trabalhando em um departamento X onde recentemente um problema X aconteceu, o que você faria?

Não necessariamente esse tipo de pergunta será o que você vai ouvir, mas, em geral, sempre alguma situação de "o que você faria se..." pode acabar sendo apresentada pelo recrutador.

Isso acontece pois ele quer saber ser você tem as habilidades necessárias para agir rapidamente.

Além disso, o recrutador deseja saber se você tem um conhecimento específico nessa área.

Caso você não consiga pensar em uma solução rápida para a pergunta, é interessante que você contorne a situação com algo similar que pode ter acontecido com você, e como você fez para solucionar a questão.

Conclusão

Uma entrevista de emprego sempre gera uma expectativa para quem está sendo entrevistado.

No entanto, ela não é motivo para que você entre em pânico. Basta que você se prepare com antecedência, que o resultado da entrevista será satisfatório.

Procure se informar sobre a empresa, faça a pesquisa necessária, seja verdadeiro, que suas chances podem aumentar.

Gostou destas dicas? Comente aqui embaixo e compartilhe sua opinião conosco. Não se esqueça de postar esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas que estejam procurando emprego vejam como se preparar bem para a hora da entrevista.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui