Orçamento Online!

Transformando Desafios em Oportunidades: Como Reduzir o Turnover de Funcionários na sua Empresa

04.10.23 04:00 PM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Pássaro em origami virando um avião
(Fonte: iStock/Reprodução)

Saiba como analisar as causas do turnover, implementar melhorias na experiência do funcionário e criar um ambiente que encoraje a permanência a longo prazo.


Embora seja esperada alguma rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, a alta dessa taxa pode ter consequências bastante pesadas. Por isso, empresas de todos os portes e setores devem se preocupar com esse índice. 


As altas taxas de rotatividade reduzem a produtividade e aumentam o custo de contratação e treinamento de novos funcionários. Além disso, prevenir uma alta nesses números pode ajudar a manter a confiança dos funcionários.


Este artigo trará os fatores que contribuem para as altas taxas de rotatividade de pessoal e oferecerá soluções viáveis para o seu negócio. Acompanhe!

O impacto das altas taxas de rotatividade de funcionários

Uma alta taxa de rotatividade de funcionários pode acarretar vários efeitos negativos nas operações e nos resultados financeiros da sua empresa. Quando alguém se demite, as empresas chegam a investir o dobro do salário desse funcionário em etapas como a contratação, treinamento e demais fases de substituição.


Como se não bastasse, se o funcionário trabalhar no atendimento ao cliente - como vendedor ou gerente de contas - existe a chance de o cliente desistir de fazer negócios com sua empresa e seguir o funcionário até o próximo empregador.


Taxas elevadas de turnover também podem exercer efeitos adversos sobre os indivíduos responsáveis por liderar a organização e representar desafios em termos de recrutamento e retenção de talentos. No papel de gerente ou supervisor, sua autoridade no local de trabalho poderá diminuir. 


Pense assim: quando um grande número de funcionários sai dentro de um curto espaço de tempo, é provável que surjam dúvidas sobre a confiabilidade da liderança da empresa.

Compreendendo as causas da rotatividade de funcionários 

Antes de nos aprofundarmos em táticas para reduzir a rotatividade de funcionários, é preciso compreender as causas do problema. Embora cada organização enfrente desafios distintos, existem algumas razões universais que contribuem para altas taxas elevadas. Veja quais são:


  • Perspectivas de crescimento limitadas

Quando os funcionários percebem a falta de oportunidades de progressão na carreira, ficam mais propensos a procurar emprego em outro lugar. Ou seja, quando não existe um caminho claramente definido, eles tendem a explorar caminhos alternativos para o seu desenvolvimento profissional.


  • Desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal 

O excesso de tarefas, o prolongamento do horário de trabalho e a falta de flexibilidade podem resultar em esgotamento e descontentamento, levando os colaboradores a procurarem cargos que promovam maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


  • Liderança ineficiente e ausência de reconhecimento e valorização

A má gestão e o apoio inadequado dos gestores são fatores que também atingem os funcionários. Uma atmosfera prejudicial no local de trabalho é o principal catalisador do turnover.


Quando as pessoas não recebem o crédito merecido, muitas vezes começam a procurar empregos onde sejam notadas e recompensadas por suas colaborações. 


  • Expectativas incompatíveis

Às vezes as pessoas abandonam um emprego porque suas expectativas sobre o cargo ou empresa não correspondem ao que realmente encontram. Isso pode acontecer durante o processo de contratação ou à medida que conhecem melhor o local.


Baixe nosso ebook completo e descubra como evitar processos de recrutamento mal sucedidos, protegendo a imagem da sua empresa e atraindo os melhores candidatos do mercado.

Estratégias para reduzir a rotatividade de funcionários

Dois funcionários sentados em cadeiras diferentes, um se lamentando e outro mexendo ao notebook enquanto notas de dinheiro caem sobre si
(Fonte: iStock/Reprodução)

Agora que sabemos porque o turnover acontece, vamos descobrir alguns truques para resolver esses problemas e manter sua equipe unida.

Invista no desenvolvimento, reconhecimento e valorização dos funcionarios

Capacite sua equipe com treinamentos e programas de desenvolvimento de carreira para que eles aprendam novas habilidades e subir na hierarquia da empresa. 


Ofereça serviços de mentoria para ajudar seus funcionários a esclarecer e alcançar suas aspirações profissionais e promova uma cultura de desenvolvimento e expansão contínua, facilitando caminhos para certificações e aprendizado.


Além disso, estabeleça programas que reconheçam e celebrem conquistas e contribuições de seus colaboradores. Cultive um ambiente de trabalho agradável e de gratidão pelos esforços dos colegas de equipe.

Remuneração, benefícios e bônus

Avalie e ajuste frequentemente as faixas salariais para garantir que seu negócio permaneça competitivo em seu setor e região.


Ofereça um pacote de benefícios atraente que inclua serviços como assistência médica, planos de aposentadoria e vantagens adicionais - acordos de trabalho flexíveis ou a oportunidade de trabalhar remotamente.


Estude ainda a possibilidade de conceder bônus de retenção ou incentivos de longo prazo aos funcionários que estão na empresa há algum tempo. Esses incentivos podem servir como uma motivação a mais para os funcionários a manterem o seu compromisso com a organização.

Uma cultura empresarial positiva

Quando falamos sobre cultivar uma cultura construtiva no local de trabalho, nos referimos a projetos que priorizem a diversidade, a inclusão e os esforços colaborativos.


Isso também envolve a defesa de políticas de licença que permitam aos funcionários descansar e dedicar mais tempo aos amigos e familiares e estabelecer expectativas realistas sobre o horário de trabalho e fornecer alternativas flexíveis para tal. 

Expectativas e comunicação claras

Durante o processo de recrutamento, descreva claramente as responsabilidades do trabalho, as expectativas e a cultura da empresa para garantir o alinhamento com as expectativas dos candidatos.


Manter canais de comunicação abertos e transparentes para resolver quaisquer problemas ou preocupações que surjam. Quando o funcionário foi contratado, realize sessões regulares de feedback e avaliações para fazer as melhorias necessárias no ambiente de trabalho.


Dica: realize entrevistas de desligamento para obter insights sobre os fatores que contribuíram para a saída de seu funcionário. Utilize o feedback obtido para implementar melhorias estratégicas em sua organização.

Hora de medir e monitorar o seu progresso

Minimizar a rotatividade de funcionários exige vigilância e avaliação contínuas. Abaixo, descrevemos métricas e táticas essenciais para avaliar seus avanços nesta empreitada:


  • Taxas de rotatividade e de retenção de alto desempenho

Calcule e supervisione regularmente a taxa de rotatividade da sua organização. Esta prática permitirá que você avalie melhorias e identifique quaisquer áreas remanescentes que exijam atenção. Além disso, preste muita atenção à taxa de retenção de seus melhores funcionários. Perder talentos de alto calibre pode resultar em reveses para sua empresa.


  • Tempo para preencher vagas e custo do faturamento

Avalie também a duração necessária para preencher as vagas abertas. Quanto menor o intervalo, mais eficiente e rápido o procedimento de contratação.


Determine as consequências financeiras da rotatividade: despesas de recrutamento, gastos com treinamento e perdas de produtividade. Utilize essas informações para defender táticas de retenção.

Por fim...

"The End"
(Fonte: iStock/Reprodução)

Concluímos que a redução da rotatividade de funcionários vai além dos esforços de retenção; envolve a criação de um local de trabalho agradável no qual os funcionários se sintam valorizados. 


Ao abordar suas causas e implementar estratégias efetivas, as empresas construirão uma cultura corporativa leal e orientada para o crescimento. Isto não só reduz a rotatividade, como aumenta a produtividade, reduz os custos de recrutamento e reforça a reputação da empresa como um excelente local para trabalhar. 


A dica principal é manter o compromisso e os esforços contínuos para tornar a empresa um ambiente atraente e gratificante para a equipe.


A Funill pode te ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários, entre em contato e saiba como!

Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui