Orçamento Online!

Onde e como encontrar os melhores funcionários?

28/03/2023 07:00 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill
(Fonte: Freepik/Reprodução)
Este artigo é para você que está em busca dos melhores profissionais para a sua empresa, mas não tem ideia de como fazer isso. Prossiga com a leitura e entenda tudo.

Sua empresa está se expandindo e você busca contratar mais profissionais para atuar no negócio. Não tem nem ideia de onde pode encontrar colaboradores aptos ao processo de recrutamento e seleção? Para te ajudar nesse processo reunimos neste post todas as dicas mais pertinentes sobre onde encontrar novos colaboradores.

Elaboramos uma espécie de passo a passo para construir uma equipe de profissionais de sucesso a partir de boas práticas, como pensar no perfil pretendido para o cargo, definir o tipo de procura- ativa ou passiva, construir um banco de currículos, determinar como anunciar a vaga, descrever adequadamente as atribuições, etc. Ficou curioso e quer se aprofundar no assunto? Siga lendo e descubra tudo sobre o tema!

Por que é importante constituir o quadro de colaboradores da empresa com bons funcionários?

Antes de listar algumas orientações importantes para você saber por onde dar início a busca por bons funcionários. É pertinente ressaltar que o não sucesso de uma empresa está diretamente relacionada à formação dos funcionários.

Nesse sentido, é fundamental que você tenha isso em mente no decorrer do processo de contratação, por exemplo. De fato, a boa dinâmica no dia a dia da empresa é fruto exatamente da contratação de mão de obra qualificada, pois ela fará parte do poder executivo e intelectual da empresa.

Por esse motivo, não somente é imprescindível conhecer onde buscar por novos colaboradores, mas igualmente compreender o quanto bem coordenado e rigoroso deve ser o processo de recrutamento e seleção.

Afinal, do contrário, há a possibilidade que sejam contratados indivíduos que não possuem perfis adequados aos valores da empresa. Ou seja, não temos aqui um "casamento" perfeito, como poderia acabar sendo. Isso, no que lhe concerne, implica nos resultados obtidos, na produção da equipe, e na eficiência das tarefas realizadas, etc.

Como e onde você encontra bons colaboradores?

No geral, contratar novos empregados é um dilema para a maioria dos empresários, independentemente do setor em que atuam. Isso ocorre porque é importante que se tenha a devida atenção e cuidado para selecionar não apenas especialistas que sejam totalmente capacitados para o cargo como igualmente vinculados aos valores e preceitos associados à organização.

Dessa forma, é fortemente indicado que o recrutamento e a seleção considere diferentes pontos táticos, que vão além do grau de instrução e especialização dos pretendentes à vaga. Todavia, é aqui que começam algumas incertezas, notadamente sobre a adequada condução do processo de seleção. Veja abaixo tudo o que preparamos especialmente para você.

Estabeleça o perfil que você procura para a vaga

O passo inicial para buscar por novos colaboradores para a sua empresa é definir o perfil que você de fato procura. Assim sendo, estando o perfil definido, é o momento de dar início a construção do seu banco de currículos e as buscas.
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Defina se a procura dos novos colaboradores será de maneira ativa ou passiva

Há duas técnicas que se pode escolher para buscar por novos empregados. Veja mais detalhes abaixo!

Procura ativa

Esse tipo de táctica deduz que você corra atrás dos profissionais com base nos perfis que você determinou. Isso significa que você aborda esses colaboradores em potencial.

O benefício desse tipo de procura é que a empresa se aproxima mais do candidato e as chances de realizar uma boa contratação são maiores. Além disso, você não terá que pesquisar ou realizar uma filtragem nos diversos currículos que não chegam a ser interessantes para a vaga oferecida.

No entanto, é possível perder um longo período de tempo nesse tipo de busca. Afinal, como são abordados um a um, gasta-se mais tempo para buscar os profissionais, pois uma análise minuciosa de vários perfis é fundamental para compreender qual deles se encaixa melhor no cargo oferecido. No final, você pode não encontrar o que busca e preferir uma procura passiva.

Pesquisa passiva

A procura passiva é justamente o oposto da busca ativa: ou seja, neste modelo, os profissionais vão até a empresa. Nesta circunstância, de forma concisa, você anuncia a vaga e relata as tarefas a serem realizadas, as vantagens do emprego, o regime de trabalho, os horários e o local. Então a partir disso pede que os interessados enviem o currículo ou o contato para você.

O grande benefício desse tipo de busca é que não é tão árduo quanto a procura ativa. Além disso, a passiva permite que você crie um banco de currículos mais amplo para utilizar quando surgir novas oportunidades em sua empresa.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Onde você pode anunciar oportunidades de trabalho e onde pode encontrar bons colaboradores?

Abaixo você pode ver quais são os locais mais frequentemente utilizados pelos profissionais.

Catho

Catho é um website de uso gratuito para os empregadores e pago para candidatos. Nele é possível colocar anúncios de vagas e aqueles que se interessarem podem se inscrever para participar da seleção.

A partir disso, você obterá acesso ao currículo e ao perfil de todos os candidatos. Igualmente há a possibilidade de realizar uma filtragem entre os candidatos em busca daqueles que moram mais perto da sua empresa, caso este seja um ponto importante para você.

O website oferece mais de vinte e cinco possibilidades de filtragem dos candidatos como dialeto, experiência, região e muito mais. Assim, todo o recrutamento se torna mais fácil, pois uma primeira etapa pode ser feita de forma mais rápida. Igualmente é possível convidar profissionais para cargos disponíveis e receber indicações automatizadas da Catho com base no perfil que você procura.

Infojobs

O Infojobs é um website pago para os empregadores e gratuito para os profissionais. Conta atualmente com mais de trinta e cinco milhões de currículos e mais de vinte e cinco mil candidatos acessando a plataforma todos os dias.

No site você encontrará um comparativo de salários que permitirá saber quanto as empresas estão pagando para empregos similares ao que você está prestes a cadastrar.

Conte com a Funill

Aqui você obteve as melhores plataformas e algumas dicas para encontrar os melhores profissionais para o quadro profissional da sua empresa ou negócio, mas para que os resultados sejam realmente efetivos é preciso que a equipe de Recursos Humanos esteja adequadamente capacitada para atuar de maneira eficiente no processo de recrutamento e seleção. 

Que tal capacitar o seu departamento de RH antes de iniciar um processo de seleção? Você vai se surpreender com os resultados. Nós da Funill somos especialistas no assunto e nos encontramos nas cidades de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Contate um dos nossos profissionais e confira. 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui