ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9555+55 (31) 3658-9555

Quem pode fazer o processo de recrutamento e seleção?

29.01.21 10:24 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital

O setor de recrutamento e seleção de pessoas, há tempo, deixou de ser uma área burocrática e operacional, para ser uma área estratégica para qualquer organização.


Uma empresa competitiva, e de alto valor, precisa ter os melhores talentos no seu time. Por isso, a cada dia, as funções ou áreas de recrutamento e seleção de pessoal têm ganhado mais atenção e mais investimentos.

Pois o processo de atrair e selecionar pessoas é essencial para identificar e selecionar os melhores perfis para uma empresa. De modo, que essa empresa consiga melhorar seus resultados com esses novos talentos contratados.

Por isso, neste post, você vai conhecer quem pode fazer o processo de recrutamento e seleção de pessoal.

O que é recrutamento e seleção de pessoas

Recrutamento e seleção de pessoal são atividades que caminham juntas. De maneira resumida, o recrutamento diz respeito ao processo de atrair pessoas interessadas em ocupar uma vaga na empresa.


Já a seleção de pessoas, é feita uma triagem para avaliar quais candidatos se encaixam melhor no perfil da empresa e da vaga a ser ocupada. São aplicadas várias técnicas de seleção para identificar qual o candidato mais preparado, ou seja, que tenha os requisitos para a vaga.

Por que é importante saber fazer o processo de recrutamento e seleção?

Essa função é importante por vários motivos, dentre eles, porque um processo bem feito pode ajudar na redução do turnover da empresa, trazendo para ela uma menor rotatividade de pessoal.


Consequentemente, com menor rotatividade, haverá menores contratação e menores investimentos em tais processos, com impacto direto no lucro da empresa.


Além disso, uma contratação mais assertiva traz para as empresas as pessoas certas, possibilitando sua integração mais rápida do contratado na empresa, bem como maior produtividade e resultados alcançados, devido a empresa ter colocado as pessoas certas nos lugares certos.


Por isso, uma empresa precisa contar com profissionais certos para fazer uma correta identificação e seleção do pessoal. Por isso, abaixo, você vai conferir quem pode atuar em tais processos.

Quem pode fazer o recrutamento e seleção de pessoal?

O processo de recrutamento e seleção de pessoal pode ser feito por vários profissionais, tais como:

1- Recrutador

O recrutador pode ser interno ou externo à empresa e tem a função de atrair profissionais para trabalhar numa organização, utilizando técnicas específicas para isso.


Esse profissional precisa conhecer bem a estrutura e perfil da empresa para, assim, escolher o perfil ideal do candidato para a vaga.


Normalmente, um gestor ou líder é quem faz a requisição do profissional a ser contratado ao setor de recursos humanos. Em seguida, o recrutador inicia seu trabalho, ou seja, o processo de recrutamento.

2- Headhunter

Literalmente, headhunter é o caçador de cabeças. O que significa que esse profissional tem a função de caçar pessoas com o perfil apropriado para uma vaga.


Esse profissional também precisa conhecer bem a empresa e ter liberdade de atuar em nome da empresa.

O headhunter, geralmente, possui muitos contatos com outros profissionais e empresas do ramo, o que facilita seu trabalho. Além disso, esse profissional tem uma capacidade incrível de analisar perfis e a vaga a ser preenchida.


Ele, geralmente, é contratado em ocasiões mais específicas.

3- Business Partner

Literalmente, significa parceiro de negócios. Sua função principal é garantir um processo mais eficiente e efetivo no sentido de gerar melhores resultados para o contratante.


Há uma grande integração entre os profissionais de Business Partner e a empresa com sua área de negócios específica. O que permite que a escolha do candidato seja mais assertiva.


Um Business Partner é um profissional preparado e com conhecimentos específicos, que geralmente, vão além de conhecer a área de RH. Seu papel é agregar valor ao negócio principal da empresa.

4- Analista de recrutamento e seleção

O analista possui competências mais técnicas e voltadas para a área de RH. Ele trabalha em várias frentes do processo de recrutamento e seleção.


É um profissional que busca garantir que os candidatos atendam às demandas específicas da empresa ou cargo. Ele organiza e atua em todo o processo de recrutamento e seleção, e se encarrega de dar o retorno aos candidatos não aprovados no processo.

5- Psicólogo

É um profissional que tem também um papel fundamental no processo de recrutamento e seleção. Ele, geralmente, vai analisar e identificar se o candidato tem o perfil psicológico para a vaga.


Muitas empresas não possuem um psicólogo próprio, por isso, às vezes, a empresa descreve o perfil desejado, assim, como o perfil da empresa, e busca um psicólogo de fora da empresa para ajudar no processo de identificação do melhor do candidato.


O psicólogo, dependendo do cargo a ser preenchido, é fundamental no processo de contratação, uma vez que ele vai analisar se o candidato tem preparo mental e pessoal para a vaga.

6- Empresas de recrutamento e seleção

Há no mercado algumas empresas especializadas em recrutamento e seleção. Geralmente, elas são fundadas por psicólogos e outros profissionais com formação na área de Gestão de Pessoas.


São empresas que são acionadas pela empresa contratante, esta que delega a terceiros os serviços de recrutamento e seleção. Elas têm muita experiência para conduzir processo de seleção mais assertivo.


Além disso, geralmente, essas empresas possuem um banco de talentos, o que facilita na hora de identificar um profissional para uma vaga.

Conclusão

Neste post, você conheceu mais sobre quem pode fazer o recrutamento e seleção de pessoal numa organização.


São atividades estratégicas de uma empresa, uma vez que quando a empresa erra no processo de recrutamento e seleção, ela tende a ter perda de tempo e de recursos importantes.


E, se você gostou deste post, compartilhe ele com seus amigos!

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui