Orçamento Online!

Recrutamento Interno de Talentos: Como Identificar Potencial Interno

04/12/2023 15:34 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra estratégias eficazes para o recrutamento interno de talentos, identificando potencial e promovendo o crescimento interno. Conheça dicas valiosas para avaliar habilidades internas e garantir o sucesso da seleção dentro da organização.

Um grupo de pessoas sentadas em cadeiras com notebooks
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Identificar potencial interno é uma das mais importantes funções do profissional de recursos humanos. Afinal, encontrar um talento profissional dentre os colaboradores permite potencializar os resultados da empresa, reduzir os gastos com novas contratações e ainda garantir a promoção do crescimento interno.

Ou seja, um recrutamento interno eficaz só apresenta benefícios, tanto para o profissional quanto para o seu negócio. Todos saem ganhando! Mas você sabe como identificar potencial interno?

Neste post, veremos algumas estratégias básicas para o recrutamento interno de talentos através da avaliação de habilidades. Veremos também como encontrar talentos dentro da organização contribui para o crescimento interno da empresa Preparado para desvendar o incrível mundo dos recursos humanos? Confira!

Recrutamento interno de talentos: uma forma de alavancar os resultados organizacionais

Identificar potencial interno é um dos meios mais eficazes para seleção de candidatos. Através da análise e avaliação de habilidades internas, é possível obter uma rápida melhoria nos resultados dos times, reduzir os custos com contratação de novo pessoal, assim como o risco de turnover e ainda aumentar a satisfação profissional dos colaboradores, funcionando como motivação e incentivo para crescimento dentro da organização. 


Assim, o recrutamento interno permite não só encontrar talentos, mas também evitar a saída do profissional da empresa, pois concede oportunidade ao trabalhador de crescer profissionalmente, o que aumenta o nível de satisfação, motivação e desempenho. 


E a oportunidade de crescimento não motiva apenas o trabalhador individual, mas afeta todo o time e o setor, pois todos os membros nele inseridos vêm uma oportunidade de evolução e novos conhecimentos. Com isso, até mesmo o ambiente de trabalho se torna mais descontraído e produtivo. 


Além disso, o recrutamento interno de talentos permite uma decisão mais assertiva, pois o profissional já conhece a cultura da empresa, os objetivos e as missões, fazendo com que a adaptação seja mais rápida e os custos com treinamentos menores. 


Então, já deu para perceber o quão importante é a promoção do crescimento interno, não é mesmo? Agora, que tal conferir algumas estratégias para identificar potencial interno e ter sucesso no recrutamento? Confira a seguir. 

Um homem e uma mulher sentados à mesa de um escritório
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Estratégias para identificar potencial interno

Existem diversas técnicas para promover a avaliação de habilidades internas e encontrar um talento profissional dentre os membros da empresa. Pensando nisso, selecionamos as principais dicas para encontrar um perfil de talento e garantir a promoção do crescimento interno da organização. 

Avaliação de desempenho e habilidades 

Um dos principais passos para identificar potencial interno, é definir os métodos de avaliação de habilidades internas e desempenho dos profissionais. Para isso, devem ser aplicados testes diversos, que abrangem questões profissionais importantes como qualificações, capacidade de comunicação, paciência, memória, raciocínio lógico, resiliência e adaptação em equipe. 


Para a avaliação das habilidades internas, o time de RH deve ter em mente quais as habilidades necessárias para o cargo que se pretende ocupar e como o perfil profissional se encaixa nos requisitos necessários. Afinal, encontrar habilidades que não serão utilizadas na nova função não é nada eficaz. 

Feedback construtivo e comunicação eficiente

No recrutamento interno de talentos, é muito importante abrir o canal de comunicação entre o profissional, gestores e time de RH. Isso porque o feedback e uma comunicação eficiente permitem ao colaborador expressar suas motivações de crescimento, explicar os resultados dos testes aplicados e também narrar o que se espera da empresa e da nova função. 


Além disso, você também pode usufruir do feedback 360 graus na promoção do crescimento interno. Através dessa estratégia, é possível que os gestores, demais membros e até clientes manifestem a opinião sobre o comportamento do colaborador, proatividade e qualidade do serviço prestado. 


Mas cuidado, pois é essencial que o feedback 360 graus garanta o sigilo e a anonimidade dos participantes. Afinal, só assim é possível um resultado imparcial e sem afetar o clima e ambiente de trabalho. 

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa apertando as mãos
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Garanta o acesso igualitário às oportunidades

Sabia que garantir a promoção do crescimento interno em igualdade e equidade entre os membros é fundamental para encontrar um talento profissional? Para identificar as melhores habilidades de cada colaborador, é de suma importância garantir o acesso de todos ao processo de recrutamento, com as mesmas condições. 


Isso envolve muito mais do que a ampla divulgação do processo seletivo. O primeiro ponto que deve ser observado é se o meio de comunicação é eficiente, pois cada setor tem acesso mais eficaz a um tipo de comunicação específica, seja através de e-mails, cartazes afixados em locais estratégicos ou mensagens via aplicativos. 


Mas não é só isso. A igualdade de condições envolve considerar as deficiências de cada membro e proporcionar a equidade durante o processo. Inclusive, já dizia Aristóteles: “devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”. E lembre também de garantir a diversidade e promover a inclusão. Dessa forma é possível garantir um recrutamento interno de talentos justo e mais eficiente. 

Ofereça treinamentos e incentivo ao aprendizado contínuo

Na promoção do crescimento interno, é muito importante que a organização forneça meios de os seus membros estarem sempre se qualificando, de acordo com as novas necessidades da função e do mercado. Isso porque, a sua empresa pode ter vários talentos profissionais que não tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades e qualificações. 


Além disso, os treinamentos e o incentivo ao aprendizado permite mais assertividade nos testes de recrutamento. Isso porque será possível avaliar o nível de determinação e envolvimento do colaborador com os benefícios ofertados pela empresa e com que a organização espera de cada membro. 


Além disso, é possível avaliar a vontade de crescimento do colaborador e onde quer chegar em sua carreira profissional, sem esquecer, é claro, que o treinamento e aprendizado permite que a empresa tenha profissionais cada vez mais capacitados. 

A Funill pode te ajudar no recrutamento interno de talentos 

A Funill é uma empresa de recrutamento e seleção em Contagem, mas que também possui filiais em BH, Betim, Nova Lima e Santa Luzia. Com anos de experiência no setor, a recrutadora oferece estratégias de recrutamento interno personalizadas, com a finalidade de encontrar o talento profissional que vai alavancar o seu negócio. Tenha certeza que os resultados valem a pena e vão promover o crescimento interno de sua organização. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui