Orçamento Online!

Como identificar e selecionar talentos operacionais

07.11.23 03:12 PM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Saiba como recrutar talentos operacionais e alavancar a produção organizacional, com um time ideal para o perfil empresarial. 

Como identificar e selecionar talentos operacionais
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Realizar uma boa seleção de profissionais operacionais é muito importante para garantir o sucesso da empresa. O perfil de profissional adequado aos objetivos da empresa pode aumentar a produtividade, reduzir os gastos e criar um bom ambiente de trabalho. Então, com o perfil certo, todos saem ganhando. 

Neste post, veremos algumas estratégias para identificar um talento operacional e construir um time de sucesso. Afinal, o recrutamento de operacionais é um dos pilares da empresa, pois os trabalhadores ideais influenciam em toda a estrutura organizacional e no crescimento e desenvolvimento da empresa. 

Então, pronto para saber como atrair e recrutar esses profissionais? Siga a sua leitura e confira!

Recrutar é mais do que selecionar: é atrair talentos operacionais

Para uma boa seleção de profissionais operacionais, é preciso atrair talentos e chamar a atenção dos perfis ideais para a empresa. Para isso, é importante que a organização se destaque e faça nascer o interesse do profissional em fazer parte do seu time de colaboradores. 


Algumas estratégias são importantes para aumentar a visibilidade da empresa, em especial no momento de seleção e recrutamento. Então, esse é mais um cuidado e foco do RH no momento da seleção de profissionais operacionais. O primeiro passo é definir a vaga que pretende preencher, os objetivos e as necessidades da empresa e o que se espera de cada candidato. 


Assim, para atrair talentos, é essencial que a seleção tenha como pilares algumas estratégias como: 


  • Perfil do candidato pré-definido;

  • Comunicação clara e objetiva durante todo o processo de seleção;

  • Descrição da vaga, requisitos, benefícios e perfil profissional desejado;

  • Definição prévia da duração do processo;

  • Análise do melhor meio de comunicação para a divulgação da vaga e;

  • Análise do alcance da divulgação. 


Pode parecer simples, mas essas estratégias são de suma importância para atrair talentos operacionais com o perfil desejado pela empresa. Até porque, o processo de seleção vai muito além da simples abertura de vagas e contratação, mas sim da escolha do melhor candidato possível. 

Como identificar talentos operacionais no processo de seleção?

Agora que você já viu como atrair talentos e candidatos operacionais, chegou a hora de aprender como identificar e selecionar esses profissionais durante a fase de recrutamento, seleção e avaliação de operacionais


Neste tópico, você verá algumas estratégias destinadas à seleção externa. Mas se quer escolher talentos profissionais dentro do seu time de colaboradores, é só ir para o próximo tópico. Então, vamos lá? 


Para encontrar talentos operacionais externos, o time de RH deve esquematizar os objetos e necessidades da empresa e do cargo que se pretende preencher. Feito isto, é importante saber que a avaliação de operacionais vai muito além do currículo.

 

É claro que quesitos como graduação, pós-graduação, trabalhos acadêmicos e experiência profissional influenciam a depender da vaga e do cargo em aberto.


Porém, além da formação e experiências, um talento operacional pode ser identificado através de dinâmicas e avaliação de desempenho que simulam o ambiente de trabalho e a função a ser exercida. 


O acompanhamento nessa fase do recrutamento de operacionais ajuda a observar o perfil de cada candidato, suas competências, capacidade de trabalho em grupo e forma que lida com conflitos e agentes externos. 


Por fim, o suporte de um psicólogono processo de avaliação de operacionais é uma ótima dica para encontrar talentos. Isso porque, apesar da insistência já enraizada de foco apenas nas técnicas e formação do candidato, somente um psicólogo é capaz de avaliar o perfil psíquico de cada candidato. 


Ou seja, o suporte do psicólogo durante o processo de seleção de talentos operacionais permite identificar questões como o modo de agir sob pressão, seu comprometimento com metas e objetivos, seu nível de comunicação e outros fatores psicológicos que influenciam muito no ambiente de trabalho.

Como identificar talentos operacionais no processo de seleção?
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Como identificar talentos operacionais no time já existente na empresa? 

Encontrar o candidato ideal dentro do quadro de colaboradores é uma grande vantagem.  Afinal, contratar o perfil ideal é a melhor alternativa para reter o trabalhador durante um longo período na empresa, garantindo a sua satisfação e diminuindo custos operacionais de distrato e novas contratações pela empresa. 


Além das vantagens financeiras em encontrar talentos internos, essa seleção ajuda a motivar a equipe, pois demonstra que a empresa dá oportunidades de crescimento aos seus membros. Então, para identificar candidatos operacionais internos é importante acompanhar o trabalho de cada membro, a produtividade, satisfação e objetivo de cada perfil. 


Além disso, é essencial que os gestores respeitem a individualidade e personalidade de cada membro e identifiquem a capacidade de resolução de conflitos e tomadas de decisões, com uma avaliação de operacionais justa. 


E, é claro que não podemos esquecer da comunicação eficiente. É sempre importante deixar claro as expectativas com cada colaborador e os objetivos da empresa. Do mesmo modo, é essencial abrir o canal de comunicação para sugestões, reclamações e solicitações, que vão ajudar a manter um bom ambiente de trabalho, com membros mais satisfeitos. 

Como identificar talentos operacionais no time já existente na empresa?
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Resumindo 

Hoje em dia, a maioria das vagas possui inúmeros candidatos. Por isso, encontrar o perfil ideal para a empresa é um verdadeiro achado. Até porque, os talentos operacionais têm o poder de aumentar a produtividade, melhorar o ambiente de trabalho, reduzir custos e garantir o crescimento da empresa. 


Essas estratégias que você aprendeu hoje podem garantir uma seleção de operacionais de qualidade, com membros ideais para o perfil e objetos da empresa. Não podemos esquecer que, encontrar o profissional ideal também garante maior satisfação ao colaborador e isso afeta todos os fatores internos e ajuda no crescimento organizacional. 


Para isso, a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a encontrar o perfil perfeito para a sua empresa. Com agências em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a recrutadora fornece todo o suporte necessário para a seleção de profissionais operacionais. Afinal, contratar errado pode custar mais caro do que você imagina e dar um baita prejuízo para a empresa. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui