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Estratégias de Employer Branding: Como Tornar sua Empresa Mais Atrativa

30/01/2024 12:45 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra estratégias de employer branding para tornar sua empresa mais atrativa no mercado de trabalho. Construa uma cultura organizacional positiva. Saiba mais!

Duas pessoas sentadas em uma mesa de escritório se cumprimentando
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A reputação e a imagem da empresa são a alma do negócio. Uma imagem positiva tem o poder de atrair não só os consumidores, mas também talentos profissionais com habilidades e qualificações atrativas para a empresa. Por sua vez, estes profissionais podem promover o desenvolvimento organizacional, com fatores como aumento da produtividade, união do time e ótimos resultados. 

Mas para atrair e reter esses talentos, é muito importante criar uma identidade organizacional única, autêntica e atrativa, que desperte o interesse do talento e garanta a satisfação profissional. Para isso nasceram as estratégias em employer branding, que são cada dia mais essenciais para garantir uma empresa sólida no mercado. 

Por isso, preparamos este conteúdo com algumas práticas de employer branding para atrair talentos profissionais e manter uma cultura organizacional positiva. Preparado para descobrir como promover a imagem da empresa e atrair ótimos colaboradores? Siga a sua leitura e confira!

O que é employer branding?

O conceito de employer branding é adotar uma gestão estratégica da imagem da empresa, porém voltado para o mercado empregador. Ou seja, construir uma marca empregadora forte, com o objetivo de atrair talentos profissionais e garantir que a empresa tenha a imagem de ser um ótimo lugar para se trabalhar. 


Se destacar no mercado de trabalho como uma boa marca empregadora é fundamental para atrair talentos com habilidades, perfil e competências alinhados às necessidades da vaga da organização como um todo. Por sua vez, atrair e manter esses profissionais com habilidades excepcionais é muito importante para garantir bons resultados, aumento da produtividade, manter um clima e cultura organizacional positiva e um desempenho eficiente da organização. 


Diante da necessidade de atrair e reter talentos em tempos de escassez de mão de obra, surgiram as estratégias de employer branding, com ações que envolvem a criação de uma identidade única da empresa e que abrangem não apenas as etapas de divulgação de vagas e benefícios, mas também a valorização do profissional dentro da organização, com a finalidade de manter os talentos no quadro de colaboradores. 


Essas práticas são muito valiosas quando falamos de construção de uma empresa sólida. Isso porque, além de atrair e reter talentos, elas são eficientes na construção de equipes motivadas e comprometidas, com a satisfação do profissional e crescimento eficiente da empresa. Então, veja a seguir as principais estratégias de employer branding para adotar se você deseja construir uma marca empregadora forte. 

Dois homens sorrindo e olhando para um papel com dados
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Principais práticas de employer branding

Em tempos de elevada competitividade e escassez de mão de obra qualificada, é essencial se preocupar com a imagem da empresa, inclusive como uma boa marca empregadora. Então, confira a seguir algumas práticas essenciais para a atração de talentos.

Desenvolver uma cultura organizacional forte

Desenvolver uma cultura organizacional positiva é essencial para se tornar uma marca empregadora consistente. Para isso, é muito importante construir uma boa comunicação, transparente e aberta, com a definição clara dos valores e objetivos da empresa. Além disso, um ambiente de trabalho inclusivo, diversificado e que promova o bem-estar do profissional é um grande diferencial para a atração de talentos e para uma cultura organizacional saudável. 

Participação nas redes sociais

As redes sociais têm uma função ativa nas estratégias de employer branding. Nos dias atuais, para manter a imagem empresarial é essencial que tenha visibilidade em plataformas de empregos e redes sociais em geral. Ações positivas chamam a atenção de talentos, como o compartilhamento de histórias e conquistas ou a interação com funcionários, colaboradores e candidatos nas plataformas. 

Programas de desenvolvimento profissional e benefícios atrativos

A possibilidade e perspectiva de desenvolvimento interno é um aspecto super positivo na atração de talentos. Por isso, para manter uma boa imagem de marca empregadora, é essencial fornecer programas de treinamento e desenvolvimento, promover oportunidades de progresso de carreira e aprendizado constante. 


A empresa também pode realizar parcerias para fornecer cursos de aprendizado aos colaboradores ou fornecer premiações que destaquem a evolução e o aprimoramento de habilidades e competências. 


Além disso, os benefícios ofertados pela empregadora devem ser competitivos, como programas de promoção de bem-estar, flexibilidade, rotina de trabalho que proporcione um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e meios de fortalecer a saúde física e mental do colaborador. 

Experiência de trabalho positiva

Criar uma cultura organizacional positiva envolve promover uma experiência de trabalho otimizada, que gere a satisfação profissional e o bem-estar no ambiente de trabalho. Coletar feedback regularmente dos colaboradores e identificar locais de melhorias é essencial para garantir um bom ambiente de trabalho. Afinal, nos dias atuais, um ambiente de trabalho saudável e amigável é um dos principais meios de atração de talentos. 

Acompanhamento do employer branding

As estratégias de employer branding devem envolver não só as ações atrativas e de retenção de talentos. É muito importante acompanhar a eficácia das ações de employer branding e monitorar a imagem da empresa como empregadora.


Além de acompanhar de forma constante as avaliações e comentários nas redes sociais, é essencial realizar pesquisas de satisfação entre os colaboradores e candidatos. Para aumentar o conforto dos colaboradores e os manter resultados reais das pesquisas, a empresa pode usar meios de garantir o anonimato. 

Uma mulher anotando em um pedaço de papel
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A Funill pode te ajudar a realizar uma gestão eficiente de employer branding

Com agências em  BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a FunillRecursos Humanos é uma recrutadora especializada nas melhores estratégias de employer branding. Com atendimento personalizado, a Funill identifica as áreas de melhoria e ajuda as empresas a se fortalecerem no mercado, através de uma marca empregadora forte e consistente. 


Com foco em otimizar os resultados da organização, a Funill tem o objetivo de atrair e reter talentos profissionais, com objetivos, valores e habilidades alinhados às necessidades da empresa. Contate a Funill e crie uma cultura organizacional positiva para atrair talentos e garantir uma imagem empresarial otimizada. 


Funill - Recursos Humanos

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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