Orçamento Online!

De Candidatos a Colaboradores: Transformando Interessados em Candidatos Comprometidos

27/09/2023 16:00 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Várias peças com campos de "check" em cima
(Fonte: iStock/Reprodução)

Saiba como desenvolver um processo de candidatura que envolva os interessados e os motive a prosseguir com o processo, convertendo-os em futuros colaboradores.


O recrutamento de talentos de alto nível é uma arte que exige destreza, planejamento e um complexo conhecimento da natureza humana. No atual - e acirrado - cenário do mercado de trabalho, chamar a atenção de um candidato é apenas o primeiro passo


Transformar essas “faíscas” de interesse num compromisso seguro é o verdadeiro problema. Nesta postagem, exploraremos as ideias e as técnicas que você pode usar para transformar curiosos em funcionários comprometidos que beneficiarão o seu negócio.

Criando uma marca empregadora irresistível

A reputação do seu negócio como empregador é chamada de Marca Empregadora. É a primeira impressão que você dá aos possíveis funcionários. 


Por isso, a fim de transformar esses interessados em candidatos comprometidos, você precisa de uma marca empregadora que atenda às crenças, aspirações e objetivos de carreira dessas pessoas. 


Acompanhe as dicas!

De interessados a candidatos empenhados: três dicas

Seja autêntico: sua marca deve representar com precisão a cultura, a missão e os valores da sua organização. Bons candidatos se atraem por organizações que compartilham das mesmas convicções.


Compartilhe as experiências de funcionários que avançaram na organização: tais relatos oferecem uma visão de avanço e segurança profissional aos funcionários em potencial, estimulando-os a assumir um compromisso de longo prazo.


Destaque as vantagens e benefícios especiais que sua empresa tem a oferecer: certifique-se de que os potenciais funcionários estejam cientes das qualidades únicas que o diferenciam das demais organizações - sejam horários de trabalho flexíveis, oportunidade de crescimento profissional, home office ou um local de trabalho dinâmico.

Experiência de aplicação perfeita

Pessoa mexendo no notebook com varios campos em hologramas marcados em "check"
(Fonte: iStock/Reprodução)

Certifique-se de que o processo de inscrição aumente o interesse do candidato pela sua organização. Simplifique a metodologia para não desmotivar os pretendentes mais entusiasmados; priorize uma experiência tranquila e fácil de usar.


Outra dica importante é: descomplique os formulários de inscrição. Crie modelos concisos e pertinentes e solicite apenas informações essenciais, evitando sobrecarregar os candidatos com informações irrelevantes.


Além disso, em um mundo impulsionado por dispositivos móveis, é essencial garantir que seu processo de inscrição seja perfeitamente otimizado para eles. Ao adotar um design flexível, você melhora a acessibilidade e inspira um número maior de candidatos com experiência a participarem de seu processo seletivo.


Por fim, opte pela comunicação em tempo real. Isto não só proporciona tranquilidade imediata aos candidatos, mas também os mantém envolvidos ativamente durante todo o andamento.

Engajamento personalizado

Vivemos em uma sociedade repleta de individualidade. Por isso, uma estratégia padronizada não será suficiente. O segredo para promover conexões autênticas está nas relações personalizadas.


Quer saber como criar conexões personalizadas? Escreva e-mails que falem direta e exclusivamente sobre a jornada, os talentos e os sonhos do candidato. Isso mostra que você respeita seu valor como indivíduo e reflete a consideração que tem por cada um.


Chame a atenção de seu candidato através de um conteúdo atraente. Estimule-o com postagens dinâmicas, vídeos e as últimas novidades sobre sua empresa. Deixe os candidatos interessados em fazer parte e unir forças à sua organização.


Outra dica importante é: pense fora da caixa e ofereça tours virtuais em seu espaço de trabalho ou organize reuniões  online com a equipe. Isso permite que os concorrentes se vejam como membros de sua equipe, proporcionando-lhes uma visão geral do ambiente profissional.

Tornando o processo de entrevista eficaz

Durante a fase de entrevista, você tem duas opções: a oportunidade de despertar o interesse do candidato ou perdê-lo completamente. Por isso mesmo é tão importante ser perspicaz e atencioso com o tempo do candidato durante esse momento.


Use técnicas de entrevista comportamental para classificar as ações e as respostas de um candidato diante de diversas circunstâncias. Isso gera um prognóstico mais preciso sobre seu futuro desempenho.


Atribua tarefas ou projetos que realmente correspondam aos deveres da função. Isso não só ajuda a analisar as habilidades do candidato, como também dá a ele uma ideia do trabalho em si.


Por fim, dê feedback imediato após as entrevistas. Os candidatos valorizam a honestidade e a precisão no processo de contratação.

Mostre oportunidades de crescimento

Duas mãos se apertando com várias palavras que representam um ótimo funcionários
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Os melhores candidatos geralmente buscam uma carreira. Sendo assim, promover oportunidades de desenvolvimento no ambiente de trabalho pode ter um grande impacto no comprometimento deste profissional.


Descreva as possíveis rotas e trajetórias de crescimento que poderá proporcionar a ele. Os candidatos ficam mais inclinados a se comprometer quando percebem um caminho claro para o avanço.


Demonstre sua dedicação ao desenvolvimento da equipe, oferecendo programas de treinamento e orientação e workshops exclusivos. Isso demonstra o quanto você se preocupa com o desenvolvimento profissional deles.


Conte histórias de sucesso! Fale sobre os colaboradores que começaram em posições parecidas e agora ascenderam na hierarquia corporativa. Essas histórias servem como verdadeiros exemplos do potencial de desenvolvimento.

Fale abertamente sobre a remuneração

Os candidatos valorizam a franqueza nas conversas; ainda mais quando o assunto é remuneração - afinal, dinheiro também é importante.


Disponibilize a remuneração para o cargo. Isso economiza tempo para o candidato e para sua empresa, confirmando o alinhamento entre ambas as partes antes de dar continuidade ao processo.


Liste detalhadamente todos os benefícios, como seguro saúde, planos de aposentadoria e quaisquer outras vantagens. Para muitos candidatos, o pacote completo pode ser o elemento decisivo.

Cultive uma experiência positiva para o candidato

Uma experiência positiva do candidato gera um impacto em sua vida, mesmo se o indivíduo não ingressar na sua empresa. Por isso, independentemente do resultado, expresse gratidão pelo interesse deles em sua organização. Uma recusa educada deixa a porta aberta para outras oportunidades.

Concluimos que...

Para transformar potenciais interessados em membros comprometidos, é necessária uma abordagem multidimensional e que compreenda todo o processo de recrutamento. 


Cada etapa importa, desde o desenvolvimento de uma marca empregadora autêntica até o desenvolvimento de conexões e a divulgação de chances de crescimento. 


Lembre-se de que a confiança, a transparência e uma visão partilhada para o futuro são a base do compromisso. Ao implementar essas táticas, você não apenas recrutará ótimos talentos, mas também criará uma equipe realmente comprometida com o sucesso da sua empresa.

Com nosso e-book, você aprenderá como escrever anúncios de emprego realmente eficazes!

Aprenda como usar palavras-chave e métodos de SEO estrategicamente para se destacar em um mercado de trabalho competitivo. Use nossos modelos prontos para aperfeiçoar seus anúncios!


Nosso guia o ajudará a aumentar a visibilidade do anúncio, atrair clientes em potencial e cumprir suas metas de recrutamento. Otimize títulos e descrições aplicando métodos específicos. 


Se você está em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia e procura por uma empresa referência nos processos de recrutamento e seleção, entrem em contato com a Funill Recursos Humanos!


Compartilhe o conteúdo nas mídias sociais!

Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui