Orçamento Online!

O Poder das Palavras: Como Criar Anúncios de Vagas que Atraem os Melhores Talentos

15.09.23 04:32 PM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
consultoria em rh funill
(Fonte: Adobe Stock/Reprodução)

Descubra como escolher as palavras certas para transformar uma descrição de cargo em um ímã para candidatos qualificados. 

Se você trabalha com RH ou é recrutador, provavelmente já observou que não existem mais tantas pessoas talentosas disponíveis no mercado ou, pior do que isso, que os melhores candidatos já estão empregados.

Encontrar os melhores talentos no cenário atual pode ser uma tarefa extremamente difícil. Mas, você sabia que, curiosamente, um dos principais fatores para isso acontecer pode ser o seu anúncio? 

Afinal, ele é o primeiro contato dos potenciais funcionários com o seu negócio - e todos sabemos que a primeira impressão é a que fica.

Por isso, se você quer entender o porquê e como tornar seu anúncio esclarecedor, cativante, relevante e atraente, continue a leitura.

Antes de começarmos: O que é um anúncio de emprego?

Em resumo, um anúncio de emprego é o modo como uma empresa divulga que está procurando um profissional para preencher determinada posição. Uma boa publicação não apenas explica claramente a função e as responsabilidades da vaga, como também demonstra aos clientes em potencial o motivo pelo qual eles necessitam fazer parte da organização.

Outra forma eficaz de se criar um bom anúncio de emprego é pensar nele como se fosse um produto pronto para venda. Ou seja, para que ele traga o resultado esperado, você deve ser capaz de “comercializar” o cargo para candidatos em potencial.

Um texto para oportunidade de emprego bem elaborado chama a atenção dos candidatos e os motiva a se candidatarem. Num mercado de trabalho competitivo como o que temos atualmente, o seu anúncio deve destacar-se perante os demais.

Como visto, o principal objetivo do anúncio de emprego é fazer com que os candidatos se inscrevam. Sendo assim, inspirar o tipo adequado de candidato a se inscrever é o segundo obstáculo, o que nos leva ao próximo tópico deste artigo.

Como transformar uma simples descrição de cargo em um anúncio preciso

Homem segurando uma lâmpada com várias idéias ao seu redor
(Fonte: Adobe Stock/Reprodução)
Escrever um anúncio de emprego atraente e convincente pode ser mais difícil do que parece. Ele deve, além de atrair o talento certo e gerar um retorno de indivíduos devidamente qualificados, vender os requisitos mais importantes para o trabalho e retratar sua empresa de maneira positiva.

Por isso, a dica para transformar uma descrição básica de cargo em um anúncio matador é enfatizar os aspectos mais interessantes do cargo e da empresa e usar uma escrita clara, direta e convincente.

Por que é fundamental ter um anúncio cativante

A importância de um bom anúncio de emprego é mais subestimada do que deveria. Muitas das ofertas disponíveis são desinteressantes e triviais, o que é um grande obstáculo na hora de atrair candidatos em potencial. 

É por isso que encontrar a pessoa ideal para preencher uma vaga em uma organização pode parecer como “ganhar a sorte grande”. Sendo assim, se quiser persuadir alguém a trabalhar com você, é importante começar com uma proposta forte e irresistível 

Pense da seguinte forma: seu objetivo é incentivar as pessoas a se inscreverem em sua vaga. No entanto, se a descrição estiver mal feita ou for pouco convincente, você e sua equipe de contratação correm o risco de desperdiçar um tempo valioso classificando uma lista interminável de currículos completamente descartáveis.

Além disso, se não houver candidatos suficientes, poderá ser difícil localizar o melhor dentre os disponíveis e você terá que se contentar com alguém mediano. E não é isso o que você deseja, não é?

Você precisa de um anúncio de emprego atraente e de alto nível porque dessa forma conseguirá melhorar sua experiência quanto ao candidato (tanto em qualidade, quanto em quantidade), terá uma taxa de aceitação de ofertas mais proveitosa e, por fim, irá otimizar tempo para preencher vagas e contratar.

Em resumo, um anúncio de emprego bem pensado pode ajudar a desenvolver a demanda entre os interessados e ainda resolver parcialmente o processo de contratação.

Dicas de como criar a descrição ideal

(Fonte: Freepik/Reprodução)
A seguir, confira algumas dicas que separamos para você criar o anúncio de vaga ideal para sua empresa:

- Comece com um título atraente: use palavras-chave pertinentes como “Oportunidade de carreira na [nome da empresa]” para atrair os candidatos;

- Descreva o negócio: mencione o foco da empresa, os princípios básicos e a posição no setor em uma breve descrição. Isso tornará mais fácil encontrar candidatos que se encaixem na cultura corporativa.

- Enfatize a função e responsabilidades da vaga: Descreva de forma clara e sucinta as principais responsabilidades do cargo. Para captar o interesse do leitor, escreva frases curtas e impactantes.

- Liste as qualificações, talentos e experiência necessários para desempenhar a função com eficácia. Mencione detalhadamente quaisquer requisitos de treinamento ou certificação exigidos.

- Chame a atenção para as vantagens ofertadas pela empresa: remuneração competitiva, perspectiva de carreira, flexibilidade de horários, plano de saúde, vale-refeição, entre outros. 

- Mencione ainda a cultura acolhedora do local de trabalho e a oportunidade de fazer parte de uma equipe talentosa.

- Frase final persuasiva: incentive os candidatos a enviarem inscrições e participarem do processo de seleção. Por exemplo, “Se você está procurando um desafio emocionante em um ambiente de trabalho estimulante, envie seu currículo hoje mesmo”.

- Informações de contato e detalhes adicionais: descreva o processo de inscrição detalhadamente e forneça informações de contato caso os candidatos tenham alguma dúvida.

Lembre-se de que um anúncio preciso requer conhecimento profundo da posição e visão das demandas e desejos do público-alvo. Para chamar a atenção dos candidatos certos e despertar o seu interesse, a linguagem e o tom devem ser convincentes e envolventes.

Conte com a Funill

Anúncios de emprego bem elaborados ajudam você a contratar mais rapidamente e atrair candidatos em potencial. Seu objetivo principal é divulgar o cargo, atraindo pessoas qualificadas para aprender mais e se candidatar.

Agora que você sabe isso, conte com a Funill para cuidar de todos os aspectos do seu processo de contratação e seleção!

Caso esteja na região de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia e necessite desse tipo de atendimento, entre em contato conosco imediatamente. Fornecemos soluções especializadas de RH, recrutamento e seleção de acordo com as necessidades da sua empresa!

Além disso, criamos um e-book que te ajudará a converter suas descrições em anúncios precisos que, não apenas atrairão os melhores prospects, como também, agilizarão o processo de contratação e seleção em sua empresa. Confira!

Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui