Orçamento Online!

Entrevista de Emprego: Perguntas Inovadoras para Avaliar Criatividade e Pensamento Crítico

10/04/2024 15:33 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra perguntas inovadoras para entrevistas de emprego que avaliam criatividade e pensamento crítico. Encontre o candidato ideal com a Funill!

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa olhando para um celular
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Um recrutamento eficaz tem o objetivo de encontrar o perfil dos sonhos da empresa. E, com certeza, esse perfil abrange aquele profissional com ideias inovadoras, muita criatividade e pensamento crítico. Esse candidato tem o poder de fazer a empresa se destacar no mercado com ações novas e que podem chamar a atenção do público em geral. 

E se você vai fazer uma entrevista de emprego e está pensando o que perguntar para encontrar o candidato perfeito, não se preocupe pois, nós da Funill, preparamos esse e outros artigos, com algumas dicas que vão te ajudar a conhecer mais a fundo o perfil de cada candidato. 

Neste post, você vai conferir algumas perguntas inovadoras para fazer durante o recrutamento e seleção dos candidatos. Essas perguntas vão te ajudar a avaliar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de forma inovadora. 

Preparado para explorar o curioso mundo da criatividade na entrevista? Confira a seguir!

Por que a criatividade e o pensamento crítico são importantes para o sucesso da empresa?

Vários fatores contribuem para o sucesso de uma organização e, dentre eles, estão os profissionais com pensamento crítico  e capacidade de resolver os problemas de forma criativa e inovadora. E encontrar um profissional com essas características não é uma tarefa tão fácil quanto parece. 


Um candidato com pensamento inovador  e criativo é muito importante para o time e para a empresa como um todo, pois ajuda a desenvolver novos produtos e serviços, além de tomadas de decisões de acordo com as necessidades de cada público. Além de aumentar a visibilidade da empresa no mercado, esse é um fator muito importante para garantir a competitividade e sair na frente da concorrência. 


Por sua vez, o pensamento crítico é muito importante para encontrar aquele profissional que ajuda a avaliar as ações dos líderes e demais colaboradores, antecipando problemas. Aliado à criatividade, ele vai ter tomadas de decisões inovadoras, que vão definir as melhores ações para o setor, time, ou empresa como um todo. 


Além disso, avaliar a criatividade na entrevista permite conhecer o perfil e a personalidade de cada um de forma mais profunda, encontrando o profissional que mais se adequa às necessidades e cultura da empresa.


Então, você já percebeu que essas características influenciam em toda a empresa, não é mesmo?. Afinal, qual equipe não se mantém mais engajada, motivada e unida, ao discutir novas ideias, alternativas e produtos

Confira algumas perguntas inovadoras para avaliar se o candidato é criativo e tem pensamento crítico

Para avaliar a capacidade de pensamento crítico e decisões criativas, é preciso fazer uma entrevista eficiente, com as perguntas certas para identificar essas características em cada profissional. Confira a seguir, uma lista de perguntas que vão te ajudar nesta avaliação e encontre o perfil dos sonhos da empresa. 

Três pessoas olhando para um pedaço de papel sobre uma mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Perguntas para avaliar a criatividade na entrevista

Para descobrir se um candidato é criativo em suas ações e tomadas de decisões, pergunte:Se você pudesse viajar no tempo, para qualquer época ou lugar, para onde você iria? Por quê? Você acha que essa viagem iria influenciar em sua criatividade?Por quê?

  • Se você fosse um animal, qual seria? Por quê? Quais características desse animal se relacionam com suas habilidades criativas?

  • Descreva uma situação em que você foi criativo diante de um problema inesperado. Como foi? Qual solução você tomou?

  • Imagine que você precise fazer uma propaganda para a venda de uma caneta. Quais ideias você teria? Como você faria que essa campanha fosse inesquecível para os consumidores?

  • Se você fosse um personagem de filme, livro ou série, quem você seria? Por quê? Quais os traços da personalidade dele te definem?

  • Se você fosse criar uma cidade do zero, o que não poderia deixar de ter? Quais elementos você incluiria para torná-la um bom lugar para se viver? 

  • Como você resolveria a fome no mundo?

  • Quais ideias você teria para resolver o aquecimento global?

  • Você já contribuiu para uma tomada de decisão criativa no trabalho? Qual? Como você lidou com as diferentes ideias e perspectivas do time?

Perguntas inovadoras para avaliar o pensamento crítico dos candidatos na entrevista de emprego

Outras perguntas devem ser feitas para avaliar o pensamento crítico dos candidatos durante a entrevista de emprego. Dentre elas, você pode explorar:

  • Se você fosse um CEO da empresa e precisasse tomar uma decisão que mudaria completamente o futuro da organização, como você abordaria essa decisão? Como você iria lidar com as diferentes perspectivas dos demais líderes e colaboradores? Como você iria considerar as consequências?

  • Você já teve que analisar dados complexos no trabalho antes de tomar uma decisão? Como você conferiu a credibilidade das fontes?

  • Imagine que você está encarregado de resolver um problema crítico da empresa. Quais fatores você iria analisar para identificar a raiz do problema? O que você iria considerar para desenvolver uma estratégia eficiente para resolver o problema?

  • Descreva uma situação em que você teve que defender o seu posicionamento com o time ou líder. Como você preparou o seu argumento? 

  • Você já teve que tomar alguma decisão ética no trabalho? Quais fatores você considerou para a sua tomada de decisão? Quais eram os valores da empresa e como você adequou a sua decisão a eles? 

  • Imagine que você tivesse que avaliar a eficácia de um programa de treinamento da empresa. Quais critérios você iria usar para medir o sucesso do programa? 

Um grupo de pessoas  sentadas a mesa em volta de um computador
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A Funill pode te ajudar a desenvolver perguntas inovadoras na entrevista de emprego

Se você chegou até aqui, já percebeu que são muitas perguntas para fazer aos vários candidatos de uma entrevista. Além dessas perguntas, o recrutador também deve abordar perguntas comportamentais e outras relacionadas às habilidades e experiências de cada candidato. 


Apesar de parecer exaustivo, essas perguntas são muito importantes para um recrutamento eficiente. Por isso, contar com a ajuda dos profissionais experientes da Funill Recursos Humanos, é uma ótima alternativa para fazer as perguntas certas e encontrar o perfil dos sonhos. Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, é só encontrar a agência mais perto de você e garantir um recrutamento eficaz. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.