Orçamento Online!

Entrevista de Emprego: As Melhores Perguntas para Identificar Habilidades e Experiências

03/04/2024 11:12 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra as melhores perguntas para identificar habilidades e experiências na entrevista de emprego. A Funill pode te ajudar a recrutar o profissional ideal!

Duas mulheres sentadas à mesa com um laptop
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Para encontrar o melhor profissional para cada função e com os objetivos alinhados à empresa, é preciso realizar um recrutamento eficiente. É muito importante identificar habilidades e competências, o perfil profissional e a personalidade de cada candidato, pois, só assim, é possível encontrar um talento, com o perfil dos sonhos de toda empresa. 


Mas você sabe o que perguntar para encontrar o profissional ideal? Para te ajudar a promover um recrutamento eficiente, nós da Funill preparamos este conteúdo para você que vai realizar uma entrevista de emprego e deseja saber o que perguntar. Neste post, você verá uma série de perguntas que os recrutadores podem fazer durante uma entrevista de emprego para identificar as habilidades e experiência dos candidatos. Confira!

Qual a importância das perguntas na entrevista de emprego?

E entrevista de emprego é uma etapa tradicional no recrutamento de candidatos. É nela que os recrutadores identificam vários aspectos de cada profissional e avaliam se suas características se adequam ao cargo que se pretende ocupar e aos objetivos e valores da empresa. 


Através das perguntas de entrevista é possível identificar quais as habilidades, competências, perfil e personalidade de cada candidato. Com as perguntas certas, é possível ter mais do que uma visão geral das características, mas conhecer mais a fundo suas qualificações e experiências ao longo do tempo. 


Além disso, as perguntas certas também permitem avaliar as características pessoais e interpessoais de cada candidato. Com isso, é possível avaliar aspectos como capacidade de resolução de conflitos, habilidades de comunicação, trabalho em equipe, como se adapta a novos ambientes de trabalho e desafios. 


Ou seja, é muito importante conhecer as perguntas de entrevista para encontrar o profissional dos sonhos da empresa, com objetivos, valores, competências e habilidades ideais não só para determinada função, para que se alinhe da melhor forma possível com os objetivos e valores da empresa. 


Preparado para conhecer as melhores perguntas para identificar habilidades, experiências e características interpessoais dos candidatos? Veja no próximo tópico, uma série de perguntas eficientes para garantir uma entrevista eficaz, com a contratação do talento profissional que a empresa tanto procura. 

Conheça as perguntas de entrevista essenciais no recrutamento

Se você vai realizar uma entrevista de emprego e quer saber o que perguntar, chegou a hora. Confira a lista de perguntas selecionadas pela Funill, para te ajudar em uma entrevista eficaz. 

Um homem e uma mulher sentados à mesa conversando
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Perguntas sobre comportamentos

As perguntas de entrevista sobre comportamentos ajudam a conhecer as características pessoais e interpessoais dos candidatos, bem como algumas habilidades importantes no ambiente de trabalho, como forma de resolução de conflitos e motivação em alcançar metas. Algumas perguntas para fazer na entrevista de emprego e conhecer o comportamento dos candidatos são:

  • Como você costuma lidar com prazos?

  • Como você costuma lidar com pressão no ambiente de trabalho?

  • Quais foram os obstáculos mais marcantes que você já enfrentou no trabalho? Como superou?

  • Qual foi a situação de conflito mais marcante no ambiente de trabalho que você já enfrentou? Como solucionou? Qual foi o resultado? 

Perguntas de entrevistas sobre competências técnicas

Essas perguntas ajudam a identificar se o candidato possui competência para assumir determinada posição e conhecimentos necessários para o cargo. Dentre elas, o recrutador pode usar:

  • Quais são suas habilidades técnicas que possuem relação a posição que você deseja ocupar?

  • Como você desenvolveu e aprimorou suas habilidades ao longo do tempo?

  • Como você abordaria determinado desafio técnico relacionado ao cargo?

  • Você já lidou com esse desafio no passado?

  • Quais ferramentas de tecnologia você usou nas suas funções anteriores?

  • Como você usa a tecnologia para contribuir nesta função?

Um candidato sendo entrevistado por dois recrutadores
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Perguntas de desenvolvimento profissional

As perguntas sobre o desenvolvimento do candidato permite identificar habilidades, o aprimoramento e a atualização de cada um no aspecto profissional. Essas perguntas são muito importantes para avaliar se o profissional valoriza o desenvolvimento contínuo e novos aprendizados. São elas:

  • Como você se mantém atualizado às novas tendências relacionadas a sua função?

  • Como você se atualizada com as tecnologias desenvolvidas em sua área de atuação?

  • Você participou de algum curso ou treinamento recente? Qual? Como ele contribuiu para o seu desenvolvimento profissional?

  • Como você lida com feedback construtivo? 

  • Você usa o feedback para melhorar suas habilidades e desempenho? Se sim, como? 

Perguntas de adaptação à cultura da empresa

Avaliar se o candidato possui os mesmos valores e objetivos da empresa é muito importante para manter uma cultura organizacional positiva. Com as perguntas de entrevista relacionadas à cultura da organização é possível avaliar se o profissional terá os comportamentos desejados pela empresa e se vai ter uma boa adaptação à cultura da organização. Dentre elas, o entrevistador pode usar:

  • Como é o seu estilo de trabalho?

  • Como a sua forma de trabalho se alinha aos valores da empresa?

  • Para você, que uma empresa deve fazer para valorizar um profissional?

  • Como você lida com uma cultura organizacional diferente?

  • Como você lida com a diversidade no ambiente de trabalho?

  • O que você mais valoriza no ambiente de trabalho e como a nossa empresa se enquadra nisso?

  • Quais os valores da nossa empresa você mais se identifica?

A Funill pode te ajudar a fazer as perguntas certas para uma entrevista de emprego eficiente

A Funill Recursos Humanos possui anos de experiência em recrutamento e seleção de candidatos. Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill conhece as perguntas certas para realizar na entrevista de emprego para encontrar o talento profissional que sua empresa tanto procura.


Com perguntas de entrevista eficientes é possível fazer um recrutamento eficaz, e identificar o perfil dos sonhos que vai contribuir não só para os resultados da empresa, mas para a motivação, engajamento e harmonia do time e de toda a organização. Conheça as propostas da Funill e faça as perguntas certas para encontrar o profissional ideal para sua empresa. 


 É especializada em técnicas e estratégias para encontrar o perfil dos sonhos que a sua empresa tanto procura. Então, o que está esperando para promover um recrutamento eficaz e garantir a contratação de um talento que vai contribuir para o crescimento da sua organização?


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.