Orçamento Online!

Promovendo a Diversidade no Local de Trabalho: Desafio e Oportunidades para o RH

06/03/2024 11:36 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como promover diversidade e inclusão no trabalho com a Funill. Ações eficientes para um ambiente mais igualitário e inovador.

Um grupo de pessoas de etnias diferentes sentadas em volta de um computador
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Promover um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo é uma missão cada vez mais presente aos profissionais de recursos humanos. Essa diversidade e inclusão traz vários benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores e candidatos e, por isso, é uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento para ambos os lados. 

Porém, promover uma equipe com colaboradores de diferentes origens, culturas, raças, etnias, gêneros e com ou sem deficiências é um enorme desafio para os profissionais de RH. Então, neste post, vamos explorar quais são esses desafios e como eles podem se tornar oportunidades não só para o RH, mas para os profissionais e para a empresa como um todo. Confira!

Conheça os principais desafios para o RH na promoção da diversidade

A diversidade e inclusão no local de trabalho tem um importante viés social, na promoção da igualdade entre pessoas com diferentes características. Ou seja, é uma forma de dar oportunidades de trabalho para todos, independente de questões como origem, raça, cor, crença, gênero, cultura, deficiência ou vários outros fatores que definem as características individuais de cada um. 


Mas, a diversidade e inclusão proporcionam vários benefícios para a empresa, pois afeta diretamente na tomada de decisões, produtividade e união do time. Quanto mais diversificada for uma equipe, mais criativa serão as decisões, ações e resoluções de conflitos. Além disso, a inclusão promove o crescimento dos colaboradores, com troca de experiências e habilidades únicas. 


Porém, como uma via de mão dupla, o RH enfrenta desafios constantes para promover a diversidade e inclusão no trabalho, principalmente, pois esta é uma cultura recente e que está sendo valorizada nos últimos anos. Dentre os principais desafios estão:

Um homem em uma cadeira de rodas e uma mulher com uma jaqueta amarela
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Cultura organizacional resistente às mudanças

Já que a diversidade e inclusão teve uma maior valorização nos últimos anos, o RH precisa lidar com a cultura organizacional resistente às mudanças, com tradições rígidas e estruturas hierárquicas que dificultam a diversidade de contratações e a aceitação de novas perspectivas. Isso ocorre principalmente em ambientes de trabalho mais arcaicos ou com super valorização de fatores como religião, por exemplo. E não é raro encontrar empresas com essa estrutura, mesmo no século XXI. 

Viés inconsciente e preconceitos ocultos

Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade repleta de preconceitos, mesmo que ocultos ou inconsistentes e este é um enorme desafio do RH quando falamos de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Neste cenário, o RH precisa promover estratégias constantes para lidar com a conscientização, além de estarem sempre atentos para evitar prejuízos aos profissionais, em razão de preconceitos ocultos. 

Barreiras estruturais

Tanto a cultura organizacional resistente às mudanças, quanto o viés inconsistente causam barreiras estruturais que dificultam não só uma contratação diversificada, mas também a atuação dos colaboradores na organização. Os profissionais de RH podem lidar com essas barreiras através de ações como políticas de contratações e processos de promoção tendenciosos e parciais, falta de programas de inclusão ou práticas abusivas, por exemplo. 

Veja como fazer esses desafios virarem oportunidades

Os desafios enfrentados pelos profissionais de RH para a promoção da diversidade e inclusão podem se transformar em oportunidades não apenas para os membros de recursos humanos, mas também para os colaboradores e toda a organização. Veja. 

Inovação e criatividade

Quanto mais diversificada é uma equipe, mais inovação e criatividade ela pode trazer para a empresa, principalmente em ações como tomada de decisões, resolução de conflitos e resultados. As ações corretas podem fazer os colaboradores se sentirem mais valorizados, promovendo o engajamento e a busca por soluções cada vez mais dinâmicas. E, como um grande ciclo, essas ações afetam de forma positiva a imagem da empresa como marca empregadora e um bom local para se trabalhar. 

Três pessoas de etnias diferentes olhando para um tablet
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Acesso a novos clientes

A contratação diversificada e inclusiva pode ser uma grande oportunidade de crescimento para a organização. Isso porque contratar profissionais com diferentes experiências, habilidade, vivências e características demonstram que a empresa se preocupa com o bem-estar dos trabalhadores, sem distinções decorrentes de suas características pessoais. 


Assim, clientes com as mesmas características se sentem atraídos pelos produtos e serviços ofertados pela empresa, além de se sentirem representados. Além de uma oportunidade de incentivo ao crescimento, a diversidade promove um marketing eficiente, com ações que representam, de fato, a política da organização. E como resultado, temos uma aproximação da relação com os clientes e com a comunidade em geral. 

Responsabilidade social 

Quando falamos de diversidade e inclusão no local de trabalho, é claro que estamos abrangendo a responsabilidade social, em especial com os grupos que sempre conviveram com o preconceito e falta de oportunidades igualitárias. 


É função da empresa e dos profissionais de RH diminuir os danos causados às minorias ao longo da história. Por isso, promover um ambiente inclusivo e diversificado vai além da busca por melhorias, mas significa também uma responsabilidade social de reparação, igualdade e novas oportunidades

Competitividade 

Uma grande oportunidade aos profissionais de RH ao promoverem a cultura da diversidade e inclusão, é melhorar a competitividade da empresa no mercado, mantendo a relevância da organização em cenários criativos, sustentáveis e de promoção a igualdade. Ou seja, os profissionais de RH podem aumentar a visibilidade da empresa e promover a imagem de marca empregadora diversificada e inclusiva. 

 A Funill pode te ajudar a superar os desafios e desfrutar de todas as oportunidades

Apesar dos inúmeros desafios enfrentados pelo RH quanto a diversidade e inclusão no local de trabalho, é possível transformá-los em oportunidade de promoção da igualdade e crescimento da organização. 


Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos adota práticas eficientes para promover a diversidade no trabalho, com ações que vão desde o recrutamento inclusivo, até a conscientização constante dos colaboradores para promover a igualdade e reduzir os preconceitos inconscientes. 


Afinal, além da influência direta na imagem da empresa, nos preocupamos com a responsabilidade social de promover um local de trabalho cada vez mais diversificado, inclusivo e preocupado no bem-estar dos colaboradores. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.