Orçamento Online!

Entrevista de Emprego: Perguntas Comportamentais para Avaliar Ajuste Cultural e Personalidade

05/04/2024 10:15 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra perguntas eficazes para entrevistas de emprego, avaliando ajuste cultural e personalidade dos candidatos. Encontre o talento ideal com a Funill Recursos Humanos. Confira agora!

Um homem sentado em uma mesa conversando com outro homem
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Você, recrutador, vai fazer uma entrevista de emprego e quer saber o que perguntar para descobrir a personalidade dos candidatos? Então está no lugar certo. O tema do conteúdo de hoje da Funill Recursos Humanos vai abordar uma série de perguntas que os recrutadores podem fazer durante uma entrevista de emprego para identificar a facilidade ou dificuldade dos candidatos em se ajustarem à cultura da organização e entender mais sobre a personalidade de cada um. 

Neste post, você vai ver quais perguntas comportamentais deve fazer para identificar os valores, objetivos e ética no trabalho de cada candidato, além das habilidades interpessoais e características de comportamentos predominantes de cada um. Preparado para descobrir como encontrar um talento com os objetivos e valores alinhados aos da empresa? Continue a leitura e acompanhe!

Veja a importância de fazer as perguntas certas para realizar um ajuste cultural eficaz

As perguntas comportamentais tem como objetivo conhecer mais a fundo as características pessoais dos candidatos. Elas avaliam fatores como reação à pressão, conflitos e desafios, habilidades de comunicação, capacidade de interação e resolução de problemas. 


Além disso, elas ajudam a conhecer os verdadeiros valores, princípios e objetivos de cada candidato. Com isso, o recrutador pode avaliar aquele que está mais alinhado à empresa e que vai se adequar a cultura da organização de forma mais fácil e harmoniosa. 


As perguntas comportamentais também ajudam a descobrir quais são os profissionais que vão se adequar melhor às normas, regras e estilo da empresa. Por exemplo, através delas é possível identificar quais são os candidatos que aceitam normas com mais facilidade, para preencher os cargos em empresas mais conservadoras ou com o viés religioso. 


Por outro lado, também é possível identificar os profissionais mais dinâmicos, comunicativos, espontâneos e com dificuldades em seguir regras específicas. Estes candidatos são ideais para empresas modernas e flexíveis, por exemplo. 


Ou seja, saber as perguntas certas vai ajudar a encontrar o profissional com o perfil dos sonhos e com os valores, objetivos e personalidade alinhados à expectativa da empresa. Afinal, qual recrutador não deseja fazer uma seleção eficaz e que agrade os líderes e gestores da empresa?


Então, se você é um desses recrutadores, confira a seguir o que perguntar em uma entrevista de emprego para fazer um ajuste cultural eficaz e conhecer os detalhes da personalidade e comportamento de cada candidato. Com certeza você vai encontrar o profissional ideal para determinada posição. 

Veja algumas dicas de perguntas comportamentais para avaliar o ajuste cultural e personalidade dos candidatos

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para descobrir quais as principais perguntas comportamentais para fazer na entrevista de emprego. Veja a seguir algumas dicas e como elas podem te ajudar a encontrar o perfil dos sonhos

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Descubra a capacidade de trabalho em equipe

Para descobrir como o candidato lida com o trabalho em equipe e como ele pode contribuir para o sucesso, harmonia e união do time, você pode fazer as seguintes perguntas: 

  • Como você contribuiu para o sucesso da equipe para alcançar os objetivos e metas?

  • Como você lida com os conflitos em uma equipe? Dê um exemplo de uma situação que você já viveu. 

  • Você já trabalhou em um ambiente de trabalho diversificado? Como foi? Quais desafios você enfrentou e como lidou com eles?

Conheça as habilidades de liderança

Quer encontrar um líder e não sabe quais perguntas comportamentais fazer? Chegou a hora de descobrir! Para saber se um candidato possui habilidades de liderança ou perfil apto a desenvolver os requisitos essenciais de um líder, pergunte:

  • Você já assumiu a liderança em um projeto ou de uma equipe?

  • Se sim, como você motivou a equipe para alcançar os objetivos e metas?

  • Você já viveu alguma mudança na empresa? Como você lidou com a resistência dos colegas de trabalho às novas mudanças?

  • Você tem interesse em desenvolver suas habilidades de liderança? Quais métodos utiliza para desenvolvimento? 

Veja como o candidato lida com desafios e conquistas

Saber como o candidato lida com os desafios é muito importante para preencher certas posições, principalmente para identificar as habilidades de resiliência e determinação. Além disso, conhecer como ele lida com as conquistas é uma importante forma de descobrir o que o motiva, além de características como humildade e receptividade. 


Ou seja, as duas características influenciam no ajuste comportamental e são muito importantes para contratar profissionais com personalidade ideal para manter uma cultura positiva. Para isso, você pode usar as seguintes perguntas: 

  • Você já enfrentou algum grande desafio no trabalho? Qual? Como lidou com ele e qual foi o resultado? 

  • Qual a conquista na sua carreira que te deixa mais orgulhoso? Como você alcançou? 

Veja se o candidato é flexível à mudanças

No ambiente de trabalho sempre ocorrem mudanças e imprevistos. O perfil dos sonhos vai estar preparado para lidar com estes desafios e diminuir os impactos nos resultados da equipe. Para descobrir estes traços de personalidade na entrevista, você deve perguntar: 

  • Qual a maior mudança que você enfrentou no ambiente de trabalho? Como se adaptou e quais estratégias usou? 

  • Quais os principais imprevistos aconteceram em sua carreira? Como você resolveu? 

  • Você já teve que aprender alguma habilidade às pressas? Quais? Quais práticas adotou para desenvolver? 

Capacidade de resolução de conflitos 

Por último, e talvez o mais importante, é conhecer a capacidade de resolução de conflitos dos candidatos. Com essas perguntas você vai descobrir como traços de personalidade na entrevista muito importantes como, calma ou nervosismo, impulsivo ou racional, apaziguador ou ameaçador, dentre outros.  E isso é crucial para o ajuste comportamental. Para descobrir, pergunte:

  • Você já teve problemas interpessoais no ambiente de trabalho? Quais? Como resolveu?

  • Quais os piores comportamentos você considera para os seus colegas de trabalho? E quais os melhores?

  • Como você lida com comportamentos que você não acha corretos? 

  • Qual a sua primeira atitude para resolver um conflito?

Um homem e uma mulher sentados à mesa com um laptop
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Conheça outras perguntas comportamentais com a Funill

Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill é expert em recrutamento, análise de personalidade e ajuste comportamental. Com anos de experiência no mercado de seleção de candidatos, a Funill sabe as perguntas certas para encontrar o perfil dos sonhos de sua empresa. Contate a Funill e encontre o profissional ideal para a sua empresa. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.