Orçamento Online!

Desenvolvendo o Perfil dos Sonhos: Investindo em Treinamento e Desenvolvimento

29/03/2024 13:39 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Desenvolva o perfil dos sonhos em sua empresa com o apoio da Funill. Descubra estratégias eficientes de treinamento e desenvolvimento para promover talentos!

Uma mão segurando uma lupa sobre um grupo de pessoas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Ter o perfil dos sonhos no quadro de colaboradores envolve muito mais do que encontrar e contratar um profissional com as habilidades e competências ideais. É preciso investir no treinamento e desenvolvimento para que os membros fiquem mais engajados e motivados, além de promover um talento que já faz parte do quadro de colaboradores de sua empresa. 

Neste post, você vai conferir a importância do investimento em treinamento e desenvolvimento para alinhar os colaboradores ao perfil dos sonhos de cada posição. Vai descobrir também algumas estratégias eficientes para promover o desenvolvimento dos membros e investir em talentos. 

Preparado para descobrir como promover o profissional com perfil dos sonhos e garantir o sucesso da sua organização? Veja a seguir. 

Por que promover o investimento em talentos?

Encontrar um profissional com as habilidades e competências ideias não é uma tarefa fácil. Além destes atores, também é muito importante que o trabalhador tenha um perfil adequado para a organização, com objetivos e metas semelhantes, além de uma personalidade ideal para cada cargo. Ou seja, é muito mais complexo do que se pode imaginar. 


Porém, não se pode esquecer que o perfil dos sonhos pode já estar no quadro de colaboradores da sua empresa e, por isso, é tão importante promover o treinamento e desenvolvimento dos profissionais da organização. 


Quando um profissional já é membro da empresa, há o conhecimento sobre a cultura, metas e objetivos da organização. E se o colaborador já atua na empresa, é sinal que os seus valores e objetivos estão alinhados aos da organização. Ou seja, o treinamento de colaboradores já possui um ponto positivo se comparado às novas contratações. 


Mas não é só isso. Investir em talentos proporciona economia de gastos com novos recrutamentos, além de aumentar a satisfação dos colaboradores e proporcionar planos de carreira. Com isso, além de conseguir o perfil dos sonhos, a empresa também vai conseguir membros mais engajados e motivados e, até mesmo, melhorar a sua imagem como marca empregadora


Além disso, quando a empresa desenvolve um colaborador, ela o treina para tomadas de decisões e ações pautadas nos benefícios e nos interesses da empresa. Isto é, molda o profissional de acordo com as suas necessidades e objetivos, o que é uma enorme vantagem para a organização e vai ajudar a se destacar no mercado. 


Mas como promover um desenvolvimento de colaboradores eficiente? Confira algumas estratégias eficientes a seguir. 

Investir em cursos e treinamentos

Para promover o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, a empresa pode investir em cursos, treinamentos, palestras e workshops, de acordo com setores e categorias de atuação. Estes incentivos destacam as habilidades e competências dos colaboradores e ajudam a desenvolver o perfil dos sonhos. 


Além disso, investir em talentos é um grande diferencial das empresas, fazendo com que melhorem sua imagem como marca empregadora. Com isso, além de manter os talentos em seu quadro de colaboradores, também vai atrair novos talentos. Ou seja, a empresa ganha dois resultados, através de uma ação, que é promover o desenvolvimento de colaboradores. 

Um homem fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Promover uma cultura organização positiva

A cultura organizacional é muito importante ao investir em talentos. Um ambiente de trabalho positivo, com harmonia, colaboração, cooperação, empatia e comunicação aberta é fundamental para desenvolver as habilidades dos profissionais. 


Isso porque, apenas um ambiente de trabalho saudável permite que os colaboradores se sintam confortáveis para se desenvolver de forma plena, com expressão de sentimento e opiniões sobre os gestores, líderes, cargo, setor e empresa como um todo. 


Além disso, um ambiente de trabalho saudável faz com que os talentos continuem exercendo suas atividades na empresa, sendo um ponto valioso na escolha sobre continuar ou mudar de empregador. 

Manter uma comunicação aberta, clara e transparente

A comunicação é fundamental para desenvolver um perfil dos sonhos. É preciso alinhar as expectativas e esclarecer os objetivos de cada um, assim como os pontos de melhoria e soluções amigáveis sobre as situações que podem envolver a empresa e o talento. A empresa deve proporcionar um ambiente confortável para que o colaborador participe de uma comunicação sincera. 


O feedback construtivo deve ser feito por ambos, pois a comunicação aberta e clara faz com que, tanto o profissional quanto o empregador, tenha conhecimento das falhas e acertos, queixas e elogios, onde deve investir ou melhorar. Veja que, o feedback não deve apenas apontar os pontos de melhoria, mas deve também valorizar o profissional e reconhecer o esforço na prestação de serviços. 

Um homem apertando a mão de outro homem em uma mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Criar planos de premiações e recompensas

Investir em talentos vai muito além que oferecer cursos e palestras. É preciso incentivar e reconhecer as conquistas e avanços do colaborador. Para isso, uma boa prática é oferecer prêmios, vouchers, ajudas de custos para formação acadêmica, bonificações ou outros benefícios que demonstrem que a empresa valoriza o avanço do colaborador. 


Além de se sentir valorizado, os planos de premiações e recompensas também são incentivos para que os colaboradores busquem sempre a evolução constante de suas habilidades e competências e, assim, se tornem o perfil dos sonhos. Ou seja, é um grande diferencial no treinamento e desenvolvimento dos membros da empresa. 

A Funill pode te ajudar a desenvolver o perfil dos sonhos

A Funill Recursos Humanos possui anos de experiência e atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. As certificações da Funill proporcionam o conhecimento e aplicação de práticas eficientes de promover o treinamento e desenvolvimento de colaboradores e garantir a satisfação e a atualização contínua do profissional ideal para o perfil dos sonhos. 


Com profissionais qualificados nas principais estratégias de desenvolvimento, a Funill pode te ajudar a promover o perfil dos sonhos e investir em talentos, de acordo com as necessidades da sua organização. Veja as propostas da Funill e faça um treinamento eficiente para desenvolver o perfil dos sonhos agora mesmo. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.