Orçamento Online!

Cuidados com a Saúde Mental no Trabalho: Desafios e Estratégias para o Departamento de RH

18/03/2024 11:11 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Desafios e estratégias do RH na promoção da saúde mental no trabalho. Transforme desafios em oportunidades com a Funill.

Mulher no escritório se alongando durante um dia de trabalho
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Os cuidados com a saúde mental no trabalho é um tema cada vez mais presente no ambiente corporativo. De um lado, as empresas precisam se preocupar com estratégias e práticas que promovem e cuidam da saúde mental de seus colaboradores. De outro, essas mesmas práticas chamam a atenção de talentos e promovem a imagem da empresa como marca empregadora

Ou seja, os cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho abrangem a responsabilidade social da empresa e são pontos cruciais na escolha da organização como local de trabalho por talentos. Afinal, a saúde mental e o bem estar é cada dia mais valorizado pelos trabalhadores. 

Neste post, nós da Funill vamos abordar os principais desafios enfrentados pelo departamento de RH na promoção da saúde mental no trabalho, com estratégias eficientes para transformar esses desafios em oportunidades. Confira!

Cuidados com a saúde mental no trabalho: principais desafios enfrentados pelo departamento de RH

A saúde mental e o bem estar é um dos principais pontos observados pelos talentos e colaboradores na escolha de um local de trabalho. Hoje em dia, a promoção da saúde mental e do bem estar, com ações que promovem o respeito, compreensão e o tratamento humanitário no trabalho, tem a mesma importância, se não maior, que benefícios e salários elevados. 


No entanto, o RH sofre com inúmeros desafios para assegurar que as empresas, times e gestores promovam a saúde mental e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. Dentre os principais desafios estão: 

Cultura enraizada

Ao longo da história, as relações de trabalho eram marcadas por características como ações de dominação dos gestores sobre os funcionários, estresse e pressão elevados, jornadas de trabalho exaustivas e sistema hierárquico vertical forte. Essa cultura tóxica se prolongou durante séculos e está sofrendo mudanças apenas no presente século. 


Por isso, um dos grandes desafios do departamento de RH nos cuidados com a saúde mental dos trabalhadores, é a cultura enraizada de ambiente tóxico, mesmo com características mínimas que às vezes passam despercebidas pelos gestores. 

Estresse e pressão elevados

Altos níveis de estresse e pressão são muito prejudiciais para a saúde mental dos trabalhadores. Afinal, os colaboradores passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho e sofrem com estresse e pressão elevados que podem prejudicar a saúde e causar sintomas de depressão, ansiedade e até esgotamento profissional. 

Desconexão com a vida pessoal

É claro que a vida pessoal tem enorme relevância para o trabalhador e pode afetar nos níveis de estresse e na saúde mental. Empresas que não valorizam o bem estar dos profissionais e não promovem a conciliação da vida pessoal e profissional, não só prejudicam a saúde de seus colaboradores como também deixam de ser atrativa para talentos. 


Afinal, os colaboradores ficam por mais de 8h no local de trabalho. Imprevistos, doenças em parentes, reuniões escolares de filhos e outras situações podem ocorrer e é fundamental que a empresa trate tais situações com compreensão e respeito. 

Mulher se alongando no trabalho
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Como transformar os desafios em oportunidades de promoção da saúde mental no trabalho?

Acima, você viu apenas alguns dos vários desafios do departamento de RH com a saúde mental dos colaboradores no ambiente de trabalho. Mas mesmo diante de um leque de desafios, que envolvem estigma e tabu de doenças mentais, é possível transformar essas dificuldades em oportunidades na promoção da saúde mental no trabalho. Veja algumas estratégias eficientes. 

Promoção de uma cultura de apoio

Mudar a cultura tóxica enraizada em uma empresa não é uma tarefa fácil, porém é possível! Ações de treinamento e conscientização de gestores e colaboradores podem promover a saúde mental no trabalho, com ações que incentivem o respeito, a colaboração, a compreensão e a empatia. Assim, o ambiente de trabalho se torna um local seguro para discussões e redes de apoio, aumentando o companheirismo e a união do time. 


Essa cultura de apoio pode ser feita através de palestras, workshops, grupo de funcionários, cursos, vídeos institucionais, dinâmicas em grupo, apoio com psicoterapeuta, dentre diversas outras ações disponíveis, principalmente, na era digital. 

Flexibilidade e conciliação entre vida pessoal e profissional

Se a desconexão com a vida pessoal é um dos principais desafios encontrados pelo departamento de RH, esta também deve ser uma das principais preocupações do RH na promoção da saúde mental no trabalho. A compreensão de que os colaboradores são seres dotados de vida pessoal, com familiares e dependentes é fundamental para um ambiente de trabalho compreensível e amigável. 


Oferecer opções de trabalho híbrido, com horários flexíveis e possibilidade de trabalho remoto são algumas formas de incentivar o trabalhador a conciliar a vida pessoal e profissional, reduzindo sintomas de estresse, exaustão mental, pressão e sobrecarga. 

Uma mulher sentada à mesa com uma criança na frente de um laptop
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Programas de bem-estar e autocuidado

Os programas de bem-estar são meios simples, econômicos e eficientes de promover a saúde mental no trabalho. Uma das funções e diferenciais do departamento de RH é incentivar os colaboradores a manter uma rotina saudável e praticar o autocuidado. Isso pode ser feito através de ações como caminhadas em grupos em locais aberto e envoltos pela natureza,  yoga no trabalho, palestras sobre nutrição e incentivos a prática de exercícios físicos. 

Deseja promover a saúde mental no trabalho e se destacar como marca empregadora? A Funill pode te ajudar!

Promover a saúde mental no trabalho é o desafio do século para o departamento pessoal. Além de demonstrar a preocupação e cuidado com os colaboradores, as empresas que praticam ações que zelam pela saúde mental e bem-estar de seus colaboradores se destacam no mercado empregador e também chama a atenção de clientes e novos consumidores. 


Portanto, o RH e todos os gestores devem trabalhar juntos para desenvolver ações de promoção da saúde mental e identificar pontos de melhoria, a fim de tornar a empresa um bom local para se trabalhar e promover uma cultura organizacional positiva e colaborativa. 


Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos possui anos de experiência em ações que visam o bem estar dos colaboradores, com prática em treinamentos e análise de pontos de melhoria. Contate a Funill e seja referência na promoção da saúde mental no trabalho. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.