Orçamento Online!

Engajamento e desempenho de funcionários, como uma consultoria em RH pode ajudar?

15.03.23 10:50 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Neste artigo você como uma consultoria em RH irá lhe ajudar a melhorar o engajamento dos seus colaboradores e assim melhorar o desempenho profissional de cada um deles.


Uma empresa de sucesso é aquela em que os colaboradores têm engajamento e melhoram dia a dia o seu desempenho. É a velha história de “vestir a camisa da empresa”. Porém, mesmo tendo essa teoria clara na cabeça, é fato que o empreendedor tem dificuldades para chegar a esse patamar. Afinal, como fazer os colaboradores se envolverem no processo e darem o seu melhor pela organização? Uma consultoria e psicologia organizacional pode ajudar!

Esse modelo de abordagem proporciona à empresa uma alta gama de benefícios, conforme iremos citar nesse post. E um dos maiores ganhos para a organização em geral é exatamente o comprometimento dos colaboradores e consequentemente o seu desempenho como funcionários. Ou seja, a sua empresa pode usufruir desses serviços para alcançar os objetivos desejados.

O que é a psicologia organizacional

A psicologia é uma ciência que trata os processos mentais, abordando os aspectos comportamentais do ser humano, bem como a sua interação com o mundo onde vive. E assim sendo, ela trabalha no sentido de preparar a pessoa emocionalmente para ter melhor desenvolvimento nas tarefas diárias.

O termo “organizacional”, por sua vez, remete à forma como os colaboradores são alocados dentro da organização. Ou seja, é um estudo técnico de como o material humano se posiciona dentro da empresa.

Por fim, numa visão geral, a psicologia organizacional busca trabalhar psicologicamente os colaboradores para que esses ocupem corretamente o seu lugar dentro da estrutura organizacional. E aí está o melhor resultado de desempenho para o seu negócio, pois o colaborador adere plenamente ao sistema e sabe como fazer a sua parte.

A gestão de pessoas ajuda na harmonia das diversas personalidades

A harmonia dentro da organização não significa ausência de conflitos e hegemonia de ideias. Mas esses conflitos e heterogeneidade de ideias não podem de maneira alguma ser motivo de implosão interna da empresa. É preciso que as divergências se convertam em uma base de debate saudável que resulte na harmonia das diferentes personalidades.

A consultoria e psicologia organizacional atua exatamente para tornar possível esses debates e a convergência de ideias para o bem comum. E é o que a FUNILL proporciona por meio da abordagem oferecida às empresas. Nossa meta é fazer com que você tenha a possibilidade de treinar adequadamente a sua equipe a fim de conquistar os melhores resultados.

Mais que empregados de uma empresa

No mundo atual, a ideia do chefe que manda e todos em volta obedecem já não é mais vista como uma boa prática de gestão de pessoas. Hoje o que se deseja é um líder que motive a sua equipe a trabalhar. No entanto, essa não é uma tarefa simples de se executar. Afinal, a realidade é que as pessoas têm personalidades diferentes e isso dificulta o processo de liderança.

Porém, ao passar pelo treinamento em psicologia organizacional, o colaborador se torna capaz de responder a esse estímulo com mais facilidade. Isso porque a abordagem vai de encontro a isso. Trata-se de uma maneira ímpar de ajudá-lo a compreender o seu papel e a importância do trabalho desenvolvido.

(Fonte: Freepik/Reprodução)

Os méritos de cada um são ressaltados pela consultoria e psicologia organizacional

Também é interessante assinalar que as pessoas são valorizadas na psicologia organizacional. Na verdade, elas são a figura central desse processo, pois somente por meio da transformação das atitudes humanas é que o clima organizacional se torna melhor.

Partindo desse pressuposto podemos dizer então que o pensamento que a psicologia organizacional busca implantar é o de que qualquer função importa dentro da companhia. Não precisam ser os mais altos cargos, pois o nível operacional também é fundamental para que a empresa obtenha sucesso.

Todo trabalho tem valor se for executado com profissionalismo

Aqui estamos nos referindo a todos os níveis da pirâmide, seja o estratégico, o tático ou o operacional. Quem trabalha em qualquer setor da empresa executa um trabalho importante e por isso deve fazê-lo com profissionalismo. Seja para servir o café, supervisionar as equipes ou tomar as decisões mais importantes: há valor no trabalho desenvolvido com profissionalismo.

Portanto, os colaboradores se tornam mais engajados e melhoram o seu desempenho quando a consultoria e psicologia organizacional os faz perceber isso. Quer saber o que fazer para conseguir esses resultados? Se a sua empresa é de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia, a FUNILL pode lhe ajudar nesse sentido.

Aplicação prática da psicologia organizacional

A consultoria e psicologia organizacional pode ser aplicada em diversas situações dentro de uma empresa, sobretudo no que se relaciona ao departamento de recursos humanos. Isso porque é a partir desse setor que as necessidades são diagnosticadas e então é possível vislumbrar a melhor maneira de agir.

Abaixo você verá algumas possibilidades de utilização dos serviços dessa equipe. São situações reais, que naturalmente as empresas vivenciam e não sabem como resolver. Veja algumas das frentes de atuação:

  Mudança de cargo ou de equipe;

  Procedimentos de recrutamento e seleção;

  Programas de capacitação profissional;

  Mediação de conflitos que interferem no ambiente de trabalho;

  Avaliações de desempenho.

Ou seja, as possibilidades são muitas e a oportunidade de lidar com elas de maneira adequada está em suas mãos. Lembrando sempre que quando essas ações são tomadas de maneira errônea todo o serviço da empresa tende a ficar comprometido.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

A FUNILL é uma empresa com credibilidade no mercado para ajudar você

Quando o tema é atender as pessoas com a psicologia organizacional, a FUNILL é uma empresa de credibilidade e respeitada no mercado. Temos totais condições de ajudar você a melhorar ainda mais a sua prestação de serviço a fim de ter maior engajamento e melhor desempenho dos seus colaboradores.

Conte com os nossos profissionais para lhe ajudar em quaisquer necessidades, de acordo com o que a sua empresa estiver necessitando no momento. Atuamos em diversas frentes para sempre poder lhe oferecer as melhores soluções em termos de recursos humanos para a sua companhia.

Portanto, se a sua empresa está sediada em Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia, fale agora mesmo com a gente. Com toda a certeza nós teremos uma proposta que será viável para o seu negócio.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui