Orçamento Online!

Atraindo Talentos: Como Comunicar o Perfil dos Sonhos para Candidatos Potenciais

27/03/2024 11:38 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como atrair talentos comunicando o perfil dos sonhos para candidatos potenciais. Confira dicas da Funill para uma comunicação eficaz de vagas!

Uma lupa colocada em cima de blocos de madeira
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Encontrar o perfil dos sonhos em um profissional pode contribuir para o sucesso da empresa e ainda destacar a organização no mercado. O profissional com o perfil ideal tem habilidades e competências que podem promover melhorias no time, na produtividade e no resultado geral da empresa, além de vários outros benefícios que só um talentos pode agregar. 


Mas para encontrar o perfil dos sonhos, é preciso adotar práticas eficientes para atrair talentose garantir que os melhores profissionais entrem no quadro de colaboradores da empresa. Por isso, nós da Funill preparamos este conteúdo com algumas estratégias de comunicação eficazes que vão atrair candidatos potenciais. Preparado para ter o perfil dos sonhos em sua empresa? Então, siga a sua leitura e confira!

O que é o perfil dos sonhos?

Todos os cargos possuem um perfil de profissional com habilidades, competências e personalidade mais adequada para ocupá-lo. Quanto mais qualificado e competente é um profissional, mais ideal será para o cargo, porém essas características devem ter relação com os requisitos de cada função. 


Por exemplo, um profissional com habilidades de comunicação e liderança mais aguçados, alinhados à experiência e características de persuasão e empatia, por exemplo, é o perfil dos sonhos de uma posição de liderança do setor comercial. Já um profissional com personalidade introspectiva e observadora, também alinhados a boa experiência e habilidades de raciocínio lógico aguçados, pode ser o perfil dos sonhos de áreas de pesquisa ou produção, por exemplo. 


Ou seja, o perfil dos sonhos é o profissional com as características, personalidades e habilidades essenciais para determinada posição. Encontrar estes profissionais traz inúmeros benefícios para a empresa, como aumento da produtividade e resultados, promoção da união e bom desempenho do time e até redução de turnover


Além disso, o profissional que se enquadra no perfil dos sonhos tem mais satisfação ao fazer parte do quadro de colaboradores da empresa. Com isso, além da satisfação pessoal e profissional, ele ficará mais engajado com a organização e motivado para a prestação de serviço com excelência. E assim, como um ciclo, tanto a empresa quanto o trabalhador saem ganhando. 


Por isso, definir o perfil dos sonhos é essencial para garantir o sucesso de contratações, com talentos no quadro de colaboradores da empresa. Para isso, é fundamental definir quais os requisitos de cada cargo e o que se espera de cada candidato. Mas além dessas práticas, é preciso adotar métodos para atrair talentos para o processo de recrutamento e seleção. 

Veja quais as estratégias eficazes para atrair talentos

Atrair o perfil dos sonhos demanda algumas estratégias, pois é necessário chamar a atenção de talentos, para que tenham interesse em participar do processo seletivo e trabalhar na empresa. E a comunicação tem um papel muito importante para atrair talentos. Então, veja como realizar a comunicação de vagas e atrair o perfil dos sonhos. 

Uma mulher apertando a mão de um homem sentado em uma mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Abuse das estratégias de employer branding

Employer branding nada mais é do que construir a imagem da empresa como marca empregadora. Ou seja, é promover a imagem da organização como um bom local para se trabalhar, com a valorização do profissional, planos de carreira, práticas que assegurem uma boa cultura organizacional e promovam a saúde mental do trabalhador. 


Para atrair talentos, é crucial que a empresa mantenha uma comunicação de vagas eficiente, com o destaque dos benefícios e oportunidades oferecidos pela organização. Afinal, os talentos são atraídos pelas empresas que possuem reputação de um bom local para trabalhar e essa reputação vai muito além da remuneração. 


Por sua vez, para garantir a imagem de marca empregadora, a organização deve se manter ativa nas redes sociais, com a divulgação das conquistas da organização e de seus profissionais, bem como com a interação com os trabalhadores. Já na comunicação das vagas, é preciso esclarecer e informar todos os benefícios da posição, mantendo um canal aberto de comunicação para perguntas e feedbacks. 

Descrever todos os detalhes da vaga

Além das práticas de employer branding, é preciso promover uma comunicação de vagas eficiente. Para isso, esclarecer e informar todos os benefícios da posição, mantendo um canal aberto de comunicação para perguntas e feedbacks. 


Boa remuneração, flexibilidade, possibilidade de trabalho remoto, plano de carreira, cultura organizacional positiva e programas de valorização do profissional são pontos relevantes para atrair talentos. Além dessas possibilidades, é preciso descrever o horário de trabalho e o que se espera de cada profissional. Assim, além de atrair talentos, há mais chances de encontrar o profissional ideal para preencher o perfil dos sonhos. 

Utilize a tecnologia em favor do recrutamento

As plataformas de recrutamento e as redes sociais são meios eficientes para atrair talentos. Por isso, a empresa pode abusar de plataformas de empregos, com anúncios interessantes sobre cada oportunidade. 


Técnicas de visualização podem ajudar a aumentar o alcance da divulgação, como otimizar a palavra-chave da vaga. Além disso, se manter ativa nas redes sociais é uma boa opção para a comunicação de vagas. Por isso, a tecnologia é uma ótima aliada para encontrar o perfil dos sonhos, porém é preciso adotar práticas para o seu uso eficiente. 

Uma pessoa segurando um tablet com ícones
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Deseja melhorar a comunicação de vagas para atrair talentos? A Funill pode te ajudar

A Funill Recursos Humanos é uma recrutadora com anos de experiência e atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Os profissionais qualificados da Funill possuem experiência nas melhores práticas e estratégias de comunicação de vagas, para atrair talentos e encontrar o profissional ideal para cada função. 


Por isso, a Funill pode te ajudar a encontrar o perfil dos sonhos e promover a empresa como uma marca empregadora, destacando os benefícios e oportunidades oferecidos para a posição pela empresa. Então, o que está esperando para encontrar o profissional perfeito para determinada posição em sua organização? Confira as estratégias da Funill e se destaque no mercado. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.