Orçamento Online!

RH em um Ambiente de Trabalho Acelerado: Como Manter Eficiência e Precisão

13/03/2024 11:47 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Estratégias eficientes para lidar com a aceleração no trabalho. Consulte as dicas da Funill Recursos Humanos agora!

Uma mulher de camisa vermelha fica chocada com várias pessoas lhe pedindo coisas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Não tem como negar: os dias estão cada vez mais aceleradores e a rotina pessoal e profissional cada vez mais corrida. Alguns atribuem a aceleração cotidiana à era digital, outros à alta demanda e também há aqueles que acreditam que a globalização é a grande vilã. Mas independente da causa, todos precisam se acostumar com a nova correria e aprender novas práticas para acompanhar as mudanças contínuas do mercado. 

Este cenário criou vários desafios para o departamento de RH, que precisa desenvolver estratégias eficazes para manter a eficiência e a precisão dos atos e tomadas de decisões. E os desafios vão muito além do departamento, pois o RH também precisa desenvolver práticas para incentivar os colaboradores a promover a produtividade contínua e se manterem sempre incentivados, sem perder o equilíbrio com a saúde mental e o bem-estar. 

Por isso, nós da Funill preparamos este conteúdo com algumas estratégias eficientes que podem ser tomadas pelo RH para manter a eficiência, produtividade e precisão nas tomadas de decisão, principalmente diante da aceleração no fluxo de trabalho. Preparado para descobrir práticas eficazes para destacar a empresa no mercado, até em tempos acelerados? Então, siga a sua leitura e confira!

Desafios do RH com a aceleração no fluxo de trabalho

Nos últimos anos, as organizações e os colaboradores vêm sofrendo com uma grande aceleração no fluxo de trabalho. E é preciso acompanhar essa aceleração para se destacar no mercado e garantir bons resultados e produtividade contínua. Porém, essa mesma aceleração que traz benefícios como o aumento de lucro e a diversidade de produtos e serviços, por exemplo, também traz enormes desafios para o departamento de RH, como:


  • Encontrar talentos adequados para a aceleração no fluxo de trabalho, aliado a capacidade de adaptação à cultura, missão e objetivos da organização;

  • Promover a saúde mental dos colaboradores, mesmo em ritmos acelerados;

  • Manter o equilíbrio da vida pessoal e profissional dos colaboradores;

  • Promover uma cultura organizacional positiva;

  • Encontrar meios eficientes de instalar as melhores tecnologias para cada empresa;

  • Fazer uma gestão de performance e desempenho eficientes.


Mas, esses não são os únicos desafios encontrados pelo RH em tempos de aceleração no fluxo de trabalho. Existe um leque de problemas que devem ser enfrentados todos os dias e variam de organização para organização. 

Combatendo os desafios da aceleração no fluxo de trabalho com estratégias eficientes 

Apesar dos inúmeros desafios que você viu acima, é preciso adotar práticas eficientes para garantir que a empresa e seus colaboradores acompanhem a aceleração no fluxo de trabalho. Afinal, caso contrário, a empresa não irá obter resultados positivos e, como consequência, pode haver a redução dos lucros e até mesmo o desligamento dos colaboradores. Ou seja, são práticas necessárias e que devem fazer parte da atuação do profissional de RH. Confira!

Homem de terno no ambiente de trabalho olhando para o relógio de pulso
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Promoção da saúde mental dos colaboradores

Uma das práticas mais importantes que devem ser tomadas pelo RH diante da aceleração no fluxo de trabalho é garantir o cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores. A velocidade de mudanças e a necessidade de prestação de serviços cada vez mais rápidos e em maior quantidade afeta a qualidade de vida dos colaboradores e pode causar sintomas de depressão, ansiedade e exaustão mental. 


Por isso, promover a saúde mental é fundamental. Isso pode ser feito através de incentivo de atividades físicas, pausas regulares na jornada de trabalho, grupos de apoio, disponibilização de psicológicos, atividades de meditação, palestras e até incentivo a alimentação saudável. Mas lembre que essas são apenas algumas das inúmeras práticas que o RH pode fazer em prol da saúde mental de seus membros. 

Capacitação dos colaboradores

Com a aceleração do fluxo de trabalho, a automatização de processos e uso de tecnologia está cada dia mais presente nas organizações. Por sua vez, as tecnologias estão sempre em mudança e em uma velocidade que exige treinamento e capacitação dos colaboradores. Por isso, fornecer treinamentos, cursos, palestras, mentorias e workshops é fundamental para promover uma mão de obra mais qualificada e o crescimento não só da organização, mas de cada time e colaborador. 

Promoção de uma comunicação clara e eficiente

Com essa velocidade que as organizações e o mercado estão exigindo, cuidar da comunicação deve ser uma prioridade do RH. Isso porque, a aceleração gera estresse e pressão que podem causar déficit de comunicação e informações erradas. E é claro que isso pode trazer enormes consequências para os times, setores e empresas como um todo. 


Por isso, promover meios de uma comunicação clara e eficiente é fundamental durante a aceleração do fluxo de trabalho, com o uso de meios como ferramentas online, reuniões e feedbacks frequentes, videoconferências e outros que se fizerem necessários, de acordo com cada empresa. 

Um homem sentado à mesa falando ao celular enquanto olha para o relógio
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Uso de tecnologias adequadas

Dentre as estratégias para manter o fluxo de trabalho, mesmo na aceleração dos dias atuais, está o uso de tecnologias adequadas e emergentes. É preciso avaliar quais as melhores ferramentas, de acordo com fatores como a área de atuação da empresa, os setores que exigem mais velocidade e quais as tecnologias vão ser mais úteis para a empresa. 


Veja que, automatizar os processos da empresa não é tão simples, pois cada ferramenta possui uma destinação específica. E não é qualquer tecnologia que vai se adequar às necessidades da organização, nem as qualificações e habilidades dos colaboradores. 

A Funill pode te ajudar a escolher as melhores estratégias para lidar com a aceleração do fluxo de trabalho 

Implementar as estratégias de adaptação à aceleração no fluxo de trabalho é uma necessidade cada dia mais presente dentro das organizações. E a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a escolher as melhores práticas de acordo com as necessidades da sua empresa, através de um atendimento personalizado, feito por profissionais com anos de experiência em relações humanas. 


Confira as dicas da Funill, que atua BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia e vai te ajudar a escolher as estratégias mais eficientes para lidar com a velocidade no trabalho. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.