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O Papel da Psicologia Organizacional na Gestão de Pessoas

22.01.24 11:45 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra como a Funill, especialista em psicologia organizacional, transforma a gestão de pessoas, promovendo bem-estar e eficiência nas empresas.

Um grupo de figuras de madeira em frente a um cérebro de papel
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Compreender o comportamento humano é uma das missões mais delicadas e difíceis em qualquer ambiente, principalmente quando falamos das relações de trabalho. Cada pessoa responde de uma forma a estímulos, problemas e situações. E cada uma dessas respostas tem como base fatores como as experiências, vivências, perfil e personalidade da pessoa, além do momento atual em que está enfrentando em sua vida. 


Por isso, a psicologia organizacional exerce um papel fundamental para entender e otimizar o comportamento dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, aproximando a relação empregado e empregador. Neste post, vamos abordar alguns insights sobre como compreender o comportamento humano no ambiente de trabalho e a importância da psicologia organizacional na gestão de pessoas. Confira!

Qual a importância da psicologia organizacional no ambiente de trabalho?

A psicologia organizacional é uma área que estuda o comportamento humano no ambiente e nas relações de trabalho. O principal objetivo desta área da psicologia é compreender e otimizar o comportamento de cada trabalhador, aproximando a relação empregador e empregado e melhorando as relações entre as pessoas no âmbito empresarial. 


Entender como cada trabalhador reage a estímulos, problemas e situações adversas é fundamental para melhorar o bem-estar do colaborador e a satisfação pessoal e profissional referente ao ambiente de trabalho. Cada pessoa tem uma reação baseada em fatores como experiência, habilidades, perfil, personalidade e vivências, o que as tornam únicas. 


Por sua vez, a satisfação e bem-estar do colaborador influência não só nas relações pessoais entre demais trabalhadores, times, setores e organização como um todo. Ela também afeta os resultados, com o aumento da produtividade, maior eficiência da prestação de serviços e criação de um ambiente de trabalho saudável. 


E é aí que as percepções da psicologia organizacional ajudam a elaborar e aplicar ações que contribuem para compreender e otimizar o comportamento humano no trabalho, com uma gestão de pessoas eficiente. 

A psicologia organizacional na gestão de pessoas

A gestão de pessoas abrange todos os aspectos do comportamento humano no ambiente de trabalho, desde a seleção e recrutamento, até o feedback pós-desligamento. Afinal, entender o comportamento de cada trabalhador envolve estudo e aprimoramento, pois abrange todos os atos de cada indivíduo. Veja a seguir alguns momentos cruciais da aplicação da gestão de pessoas para compreender e otimizar o comportamento de cada trabalhador nas relações de trabalho. 

Seleção e recrutamento

Para uma gestão de pessoas eficiente e completa, é crucial aplicar a psicologia organizacional desde a fase de seleção e recrutamento de candidatos. Entender os traços de personalidade, perfil, habilidades e respostas aos estímulos de cada candidato tem um papel fundamental no encontro de talentos alinhados à cultura e missão organizacional e às necessidades do cargo. 


Para isso, os recrutadores devem utilizar diferentes tipos de testes, que vão desde análise de personalidade, motivação e foco, até o raciocínio lógico e nível de habilidades específicas da vaga. Devem ainda desenvolver técnicas de entrevistas que explorem o comportamento passado de cada candidato, fornecendo insights sobre como a empresa deseja que se comportem no ambiente de trabalho, alinhando as expectativas. 

Um anel azul rodeado por pequenos anéis brancos
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Treinamento e desenvolvimento do colaborador

A psicologia organizacional também auxilia a identificar as necessidades de treinamento dos colaboradores, com base na compreensão do comportamento de cada um no ambiente de trabalho. Os treinamentos devem ter como objetivo melhorar o desempenho individual e da equipe e promover o crescimento pessoal dentro da organização. 


Além de demonstrar que a empresa valoriza o colaborador, o treinamento demonstra ao trabalhador que a empresa oferece estímulos ao crescimento e desenvolvimento interno. É um fator importante para garantir a satisfação e bem-estar do colaborador, que irá trabalhar com mais motivação, foco e produtividade. 

Gestão de desempenho

Uma gestão de desempenho eficiente é feita através da análise do colaborador de forma individual e através da inserção em cada time e equipe. Avaliar a sua produtividade envolve entender fatores internos como as relações com os colegas de trabalho, produtividade dos demais membros da equipe e clima organizacional. 


Por isso, os profissionais da psicologia organizacional devem desenvolver técnicas de avaliação de desempenho, proporcionar feedback construtivo e identificar as áreas de melhoria não só de cada colaborador, mas também do time como um todo. Afinal, em uma equipe, o comportamento de um colaborador pode influenciar nos demais. 


Entender as motivações de cada profissional é muito importante para aproximar a relação empregado e empregador e garantir uma gestão de desempenho mais eficiente, além de um ambiente de trabalho mais motivador e humanitário. 

Gestão de conflitos

Os conflitos são enraizados na relação humana, pois não há convivência sem conflito, inclusive no ambiente de trabalho. Esses conflitos são decorrentes e naturais das diferentes personalidades e perfis de cada pessoa, aliados às experiências, vivências, habilidades e situação atual de vida de cada um. 


Neste aspecto, a psicologia organizacional é essencial para mediar conflitos, através de técnicas específicas para resolver esses problemas no ambiente de trabalho. O profissional da área deve entender a situação e oferecer insights para compreender o comportamento dos colaboradores diante do problema e oferecer soluções construtivas que visem manter um ambiente de trabalho saudável. 


Dinâmicas em grupo e criação de redes de apoio são algumas das estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais. Afinal, uma gestão de conflitos eficiente pode garantir a permanência de um talento dentro da organização e influenciar em todo o clima organizacional. 

Um grupo de pessoas em volta de um laptop
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Faça uma gestão de pessoas eficiente com a Funill

Com agências em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill é especializada na compreensão e otimização do comportamento humano no trabalho. Com estratégias modernas e atualizadas, a Funill adota uma gestão de pessoas personalizada de acordo com as necessidades da empresa e visa melhorar a experiência do profissional, garantindo bem-estar e satisfação dos colaboradores. 


O foco da Funill é otimizar o comportamento humano e a compreensão do empregador sobre as motivações de cada colaborador, através de uma gestão de conflitos e desempenho eficiente, alinhada ao recrutamento de talentos com perfil adequado às necessidades da organização. Afinal, a satisfação dos trabalhadores é fundamental para o sucesso da empresa. 


Funill - Recursos Humanos

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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