Orçamento Online!

O que é uma pesquisa de clima organizacional? Quais são seus benefícios?

04/04/2023 15:58 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Neste artigo você entenderá tudo sobre a pesquisa de clima organizacional e quais seus impactos positivos para a sua empresa. Acompanhe.

A pesquisa de clima organizacional é uma abordagem que está ganhando cada vez mais espaço nas companhias. E a razão para isso é muito simples: ela é um mecanismo que traz excelentes benefícios para o negócio, sobretudo em relação à gestão de pessoas. Trata-se de algo bastante positivo, já que essa é uma alternativa que viabiliza um bom diagnóstico da empresa e a adoção de medidas para melhorar o ambiente de trabalho.

No entanto, ainda pairam muitas dúvidas para as pessoas sobre o que é a pesquisa de clima organizacional e como fazê-la. E para os empreendedores isso é muito relevante, pois significa melhores possibilidades de desempenho para os negócios. Sendo assim, queremos então explicar do que se trata e qual a maneira mais adequada de implementar esse projeto na organização.

O que é a pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma intervenção que visa tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Ela se baseia nas experiências vividas pelos colaboradores e visa ajudá-los, mas também serve como um termômetro para transformações estruturais necessárias. Trata-se, portanto, de um mecanismo que traz benefícios para a empresa.

A proposta é que a organização se abra para ouvir os anseios dos colaboradores e dar encaminhamento às soluções após fazer um diagnóstico. Veja, portanto, que se trata acima de tudo de um estudo para melhorar a prestação de serviços, em qualquer que seja o segmento de atuação.

O colaborador é a chave do processo

Observe que a proposta apresentada parte da teoria de que o colaborador precisa estar satisfeito no ambiente de trabalho para ter o máximo rendimento. Com isso, ele passa a ser visto como a chave desse processo, pois assume o papel central. O que se pretende nessa abordagem é que a companhia consiga perceber que o colaborador possui enorme importância no processo.

Essa possibilidade de aperfeiçoamento do ambiente de trabalho acontece devido à análise das necessidades do colaborador, mas tem reflexos na situação geral da empresa. Então, não tenha receio de valorizar o seu colaborador colocando em prática a pesquisa de clima organizacional. Faça a experiência e veja como o resultado é gratificante.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

A “saúde” da sua empresa em dia

Muito se fala sobre a “saúde da empresa”, mas as ações para chegar a esse objetivo nem sempre são pensadas da maneira certa. Esse é o motivo pelo qual muitas empresas fazem diversas tentativas e não obtêm êxito nessa tentativa. Nem sequer conseguem imaginar que a pesquisa de clima organizacional pode (e vai) ajudar a resolver os problemas.

Sendo assim, não há por que não implementar essa estratégia na sua empresa. E é importante esclarecer que ao tomar providências com base no diagnóstico produzido você estará fazendo um investimento. A sua empresa contará com uma boa análise e, tomando as atitudes certas, inevitavelmente gozará de boa saúde.

Como fazer a pesquisa de maneira adequada

Um fato importante é que a pesquisa de clima organizacional não pode ser feita de qualquer jeito. Pois se você fizer de maneira inadequada, inevitavelmente terá diagnósticos imprecisos e resultados insatisfatórios. Sendo assim, a melhor alternativa é aprender a forma correta de fazer (o que não é fácil) ou contar com os serviços de uma empresa de assessoria nessa área.

Para isso apresentamos a proposta da FUNILL, uma agência de recrutamento e seleção que presta serviços para empresas de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Nossa equipe é multidisciplinar e aplica estratégias modernas e eficientes para diagnosticar os problemas da sua empresa e oferecer as soluções adequadas para cada um deles.

Demandas individualizadas para resolver os problemas da sua empresa

Também é interessante informar que em nosso trabalho nós individualizamos os problemas a fim de oferecer a melhor solução para cada um. No diagnóstico vemos quais são as demandas e as elencamos em modelos temáticos para que sejam resolvidas adequadamente. Por exemplo, sugerimos ao departamento de recursos humanos que resolva os problemas de pessoal. Ao administrativo que tome medidas para problemas administrativos e assim por diante.

Essa é a forma de manifestar as demandas e levá-las às pessoas certas, ou seja, a quem tem poder para efetivamente resolvê-las. Afinal, o que se espera é sanar o problema para que os colaboradores tenham um bom ambiente de trabalho. E apenas “varrer a sujeira” para debaixo do tapete não traz esse resultado.

( (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Sua empresa pode fazer a pesquisa de clima organizacional quantas vezes for necessário

Outra excelente notícia é que você pode fazer a pesquisa de clima organizacional sempre que achar necessário. O que se espera é que ao fazer as intervenções os problemas sejam solucionados e não voltem a acontecer. No entanto, existem possibilidades de voltar e se isso acontecer será preciso diagnosticar novamente para oferecer a solução mais adequada.

Perceba que a proposta é para que você consiga resolver de uma vez por todas os problemas no ambiente de trabalho. No entanto, não é exatamente isso o que acontece todas às vezes. Assim como tudo muda na vida, um dia as pessoas podem voltar a ter conflitos e insatisfação no serviço mais uma vez. E isso exigirá uma nova análise dentro da pesquisa de clima organizacional.

Benefícios para o seu negócio

É claro que após falar de tudo isso podemos e devemos explicar os inúmeros benefícios da pesquisa de clima organizacional para o seu negócio. E o faremos, pois a realidade é que a sua empresa tem muito a ganhar.

Para citar alguns exemplos, podemos destacar a maior produtividade e mais comprometimento dos colaboradores com a empresa. Também é interessante ressaltar que com esse modelo de iniciativa os seus quadros de profissionais poderão ser os mais qualificados, bem como haverá mais economicidade e lucratividade. Ou seja, você tem muito a ganhar e perceberá que o gasto é, na verdade, um investimento.

Então, se a sua empresa é de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia, não perca mais tempo. Entre em contato com a FUNILL ainda hoje e contrate nossos serviços para conduzir a pesquisa de clima organizacional da sua companhia. Você só terá a ganhar!

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui