Orçamento Online!

Como encontrar os melhores funcionários no processo seletivo de recrutamento e seleção

19.01.23 12:13 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill

Para encontrar os melhores funcionários no processo seletivo de recrutamento e seleção, é necessário ter uma equipe bastante capacitada. Isso porque a qualificação do seu time de Recursos Humanos afeta diretamente na eficácia desse processo.

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

É um processo que tem como objetivo principal encontrar pessoas qualificadas para ocupar vagas disponíveis em empresas. Assim, o recrutamento e a seleção são etapas distintas que têm como foco atrair e selecionar profissionais.

Recrutamento

Após um certo tempo de divulgação, é esperado que uma quantidade determinada de candidatos (que pode ser livre ou ter um limite definido pela organização) se inscreva no processo de recrutamento.


A partir daí, poderá começar o processo de seleção de pessoas. De forma geral, ele é um processo de triagem, que visa selecionar os candidatos mais adequados para ocupar a posição disponível.


O processo de seleção pode ser constituído de diversas etapas, de modo a encontrar de forma mais assertiva uma pessoa ideal para a vaga. Ele pode incluir testes de conhecimento, vídeos de apresentação, entrevistas e dinâmicas de grupo. 


Recrutamento e seleção são a mesma coisa?

Não, são duas etapas distintas. Elas cumprem funções específicas e complementares, que tem o objetivo de escolher um candidato adequado para uma vaga disponível em uma organização. O recrutamento é mais associado à atração de pessoas enquanto a seleção realiza a triagem dos candidatos. 

Qual setor cuida da área de processo seletivo de Recrutamento e Seleção?

De modo geral, essa função é responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Isso porque o processo seletivo envolve o domínio de diferentes técnicas, conhecimentos e habilidades relacionadas à área de relações interpessoais e atração de talentos. 


Os gestores do setor, no entanto, devem realizar o processo de forma conjunta com os gestores das áreas às quais as vagas se relacionam. Assim, será mais fácil conciliar as expectativas e entender quais características são importantes no perfil do candidato ideal.

Qual é a importância do processo seletivo de recrutamento e seleção?

Ele é fundamental para selecionar os melhores funcionários possíveis para preencher as vagas disponíveis em uma organização. 


Conduzir processos seletivos estratégicos, então, é uma condição essencial para definir o sucesso e o crescimento da empresa. Times mais qualificados e engajados tornam a empresa mais competitiva no mercado.

Como encontrar os melhores funcionários no processo seletivo?

Existem uma série de estratégias que devem ser utilizadas para obter processos de recrutamento e seleção mais eficientes. Quanto mais assertivo for o processo seletivo, maiores serão as chances de atrair melhores funcionários.

Detalhamento da vaga

Isso pode parecer algo banal. Contudo, muitos processos de recrutamento atraem pessoas fora do perfil da vaga porque detalham mal as características da posição a ser preenchida.


Por isso, é essencial descrever de forma clara todas as qualificações desejadas no profissional, assim como as atribuições a serem desempenhadas. 


Um perfil de vaga bem específico atrai pessoas que são mais compatíveis com a sua descrição. Portanto, já é um “primeiro filtro” para o processo de seleção. 

Definição dos processos

Estruturar bem as etapas do processo seletivo ajuda na organização do mesmo. Alguns processos, ainda mais de vagas que necessitam qualificações específicas, não se realizam de forma rápida. Então, quanto mais sistematizado ele for, mais fácil se tornará a análise dos candidatos e posterior tomada de decisão. 

Valorize as competências comportamentais

Hoje em dia é muito simplista considerar apenas a formação e o tempo de experiência dos candidatos. Infelizmente, muitas empresas ainda investem em processos de recrutamento e seleção que tem apenas esses dois parâmetros como principais métodos de triagem.


A realização de testes comportamentais ajudam a identificar o perfil do candidato. Desse modo, é possível visualizar quais características e competências mais são compatíveis com as atribuições da vaga disponível.

Use a tecnologia

O bom uso de tecnologias voltadas à área de recursos humanos pode ser um grande aliado na realização de processos seletivos. Assim, o uso de softwares e ferramentas pode otimizar a triagem e a seleção de pessoas. 


Muitos deles oferecem funcionalidades que já permitem à empresa testar algumas habilidades dos candidatos.


Então, facilitam a seleção de pessoas que tenham mais afinidade com o perfil desejado para o preenchimento da vaga. 


Valorize a diversidade 

Em muitas organizações, a integração dos valores de inclusão e diversidade já se tornaram um fundamento integral do processo de recrutamento e seleção. No entanto, ainda há muitas empresas que valorizam pouco esse aspecto em suas contratações.


Promover a diversidade desde o processo seletivo atrai candidatos mais engajados com a vaga e com o perfil da empresa. Além disso, pesquisas científicas comprovam que um ambiente organizacional mais diverso e inclusivo é mais predisposto à inovação e criatividade. 

A cultura organizacional da empresa é importante para atrair melhores funcionários?

Pode ter certeza que sim. Especialmente para atração de talentos mais jovens porque as novas gerações tendem a preferir trabalhar em empresas cujos valores são mais compatíveis com os seus.


Dessa forma, o desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida sempre favorece os processos de recrutamento e seleção. A comunicação dos valores e ideais da empresa demonstra que ela tem um posicionamento sólido, que não se altera conforme as flutuações do mercado. Isso atesta estabilidade e maturidade empresarial.


A comunicação clara dos benefícios da vaga, assim como plano de carreira, também são trunfos importantes. Isso porque eles ajudam na atração dos melhores funcionários no processo seletivo de recrutamento e seleção. 


Essa comunicação tem a ver com o tópico da descrição detalhada da vaga. Assim, é bastante recomendável que todos os benefícios estejam descritos, de forma a atrair quadros qualificados durante o processo de recrutamento.

Conte com a Funill - Recursos Humanos

A Funill oferece consultorias personalizadas para a sua empresa desenvolver processos seletivos de recrutamento e seleção bastante qualificados. Dessa forma, será mais fácil atrair os melhores funcionários para a sua empresa.


Entre em contato e saiba mais!

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui