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As 5 Melhores Estratégias De Recrutamento

29.01.21 10:24 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
Estratégia de recrutamento

As estratégias de recrutamento são vitais no processo de seleção para uma vaga.

Isso porque é através delas que a escolha de um candidato qualificado acontece. E, para que a empresa consiga um destaque no mercado, é preciso que a equipe esteja alinhada aos objetivos da mesma.

Em meio a uma infinidade de profissionais disponíveis para uma vaga, traçar qual será o melhor objetivo para achá-lo se faz essencial.


Mas uma dúvida que surge no meio disso tudo é: como fazer com que essas estratégias, de modo eficiente, atinjam os resultados esperados?

É isso que falaremos neste artigo.

O Que É E Por Que As Estratégias De Recrutamento São Importantes?

As estratégias de recrutamento feitas pelo RH são medidas  que atraem os profissionais que estejam mais alinhados com determinada vaga.

Dentro de todo processo de avanço, duas questões são  exploradas a fundo:

  • Habilidades técnicas;
  • Perfil comportamental.


A habilidade é para saber se o funcionário apresenta capacidade verídica de executar as tarefas exigidas, com qualidade.

Já a parte comportamental diz respeito à identificação do colaborador com os valores da empresa, e como ele refletirá isso no processo diário, caso seja contratado.


Sendo assim, se preocupar se o funcionário pretende pactuar com a empresa durante um longo período é vital, para que esses dois estejam de acordo antes de começar as etapas.

Isso porque fazer a contratação de pessoas que se identifiquem e se mostram dispostas a aumentarem seu empenho dentro da empresa, acaba diminuindo as chances dela se desvincular, e assim a empresa cresce mais rápido e com maior consistência.

Quais As Principais Estratégias De Recrutamento Que Existem?

Uma coisa é fato, as estratégias de recrutamento mudaram muito nos últimos tempos, em especial por conta dos avanços tecnológicos.

Por conta de todas essas mudanças, as empresas tiveram que inovar na forma de buscarem seus candidatos.

Sendo assim, veja abaixo quais os tipos de estratégias mais usadas nas etapas de recrutamento.

1. Funil de contratação

O funil de contratações nada mais é do que uma estratégia que começa bem antes do recrutamento, onde a principal intenção é ir estreitando as fases e fazendo com que apenas os candidatos selecionados consigam chegar até a ponta do funil.


O encarregado desse processo é o RH. É ele quem monta todo o cronograma, especificando o processo de triagem.


Para que você entenda como um funil deve acontecer, veja abaixo o que ele precisa ter:

  • Seleção de currículo;
  • Testes online;
  • Entrevista com o RH;
  • Dinâmica e testes presenciais;
  • Entrevista com a equipe;
  • Entrevista com o gestor;
  • Contratação;


As fases acabam sendo adaptadas de acordo com o que a empresa achar necessário. Mas, basicamente é isso que se deve ter.

Se você presa por um funcionário que saiba realmente desenvolver conhecimentos específicos para a vaga em aberto, então o processo do funil é o ideal para que você comprove isso.

2. Plataformas de recrutamento

As plataformas de recrutamento são algo quase que obrigatório para recrutamento de candidatos.

Isso porque a maior parte da procura de pessoas por vagas de emprego acontece na internet.


Sendo assim, anunciar a vaga dentro de um site especializado é uma das opções mais comuns e estratégicas hoje.


Uma plataforma que também é uma rede social é o Linkedin.

Lá você pode montar o perfil da sua empresa, anunciar vagas, ver currículos dos candidatos, formar grupos de discussões, entre outras atividades.


Outra opção também é deixar que um site de recrutamento faça o processo inteiro para você, fazendo com que testes online e entrevistas aconteçam.

3. Indicações de talentos

Uma estratégia muito usada também, atualmente, é a solicitação de indicações dos colaboradores.

Isso porque não há pessoas melhores para dizer quem se encaixa melhor dentro do perfil da empresa do que os próprios funcionários do local.


Sendo assim, a partir das indicações é possível começar com os testes e entrevistas, para averiguar se tal pessoa indicada realmente se encaixa na vaga.

4. Vagas atrativas nas descrições

Quando uma empresa anuncia uma vaga em alguma plataforma, a descrição da vaga é a primeira coisa que o candidato terá contato.


Portanto, uma das estratégias de recrutamento começa aqui.

A escrita da vaga deve ser elaborada para que cause uma boa impressão no candidato.


Sendo assim, é necessário desenvolver uma linguagem clara, para que não reste dúvidas ao candidato.

Assim, ele pode fazer uma autoanálise e avaliar se está ou não apto para se aplicar.

5. Banco de talentos

O banco de talentos é uma estratégia ótima ao longo prazo. Isso porque é nele que todos os currículos recebidos ficam armazenados e categorizados.

Além de profissionais externos, um banco de talentos também deve contar com a participação do currículo de funcionários internos.


Desse modo, quando uma vaga surgir, através de uma categorização previamente já feita, pode-se selecionar os currículos e avaliar os profissionais para saber se eles são o que você procura.

Contar com o currículo de colaboradores internos faz com que você e sua empresa valorizem seus colaboradores e apresentem um plano de carreira para eles.


É muito importante que durante todos esses processos citados, você tenha como critério avaliar a competência e não a experiência do candidato.


Lógico que a experiência conta muito. Mas, a competência, as vezes, pesa muito mais do que o outro fator.

Portanto, não se prenda muito as técnicas.

Então, por meio de uma avaliação precisa, você saberá como achar seu candidato ideal.

Conclusão

Por fim, vimos algumas estratégias de recrutamento, e são elas:

  • Funil de contratação;
  • Plataformas de seleção;
  • Indicação de talentos;
  • Vagas atrativas;
  • Banco de talentos;


Por meio de cada uma dessas opções, você pode achar a melhor estratégia para que consiga o melhor candidato possível.


Agora que você já sabe como cada uma funciona, você já pode colocar algumas dessas opções em prática em sua firma.


Para isso, basta olhar com atenção para o que seu negócio precisa, e escolher a tática que faz mais sentido a ele.

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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