Orçamento Online!

Lidando com Mudanças: O Papel do RH na Adaptação a Transições Organizacionais

15/03/2024 11:31 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como o RH pode reduzir impactos na gestão de mudanças organizacionais. Conheça práticas eficientes com a Funill Recursos Humanos!

Um homem de terno pressionando um botão em uma tela sensível ao toque
(Fonte: Freepik/Reprodução)

O mercado está sempre mudando, seja em razão do avanço da tecnologia, pelos profissionais cada vez mais qualificados, pela alta concorrência ou pelos consumidores cada vez mais exigentes.  Ou seja, as empresas não podem parar de se adaptar e buscar novos meios de acompanhar essas mudanças e transições constantes e rápidas. 

Neste cenário, o departamento de RH tem um papel essencial na gestão de mudanças organizacionais, pois é ele que vai buscar as melhores estratégias para a empresa alcançar seus objetivos e manter o apoio e colaboração dos recursos humanos, mesmo em um cenário de mudanças diárias. 

E para te ajudar a conhecer o papel do RH na gestão de mudanças organizacionais, a Funill Recursos Humanos preparou esse conteúdo com algumas práticas eficientes que vão garantir a produtividade e bons resultados da organização em um cenário de mudanças cada vez mais velozes. Confira!

Qual a importância da gestão de mudanças organizacionais

A gestão de mudanças organizacionais é fundamental para ajudar a empresa a acompanhar as mudanças de mercado, que estão cada dia mais rápidas. Além de promover adaptações da organização com fatores como tecnologia, exigência de consumidores e busca de talentos cada vez mais urgentes, a gestão de mudanças também é responsável por fazer com que estas mudanças sejam aplicadas na empresa de forma mais leve, suave e eficiente. 


Estas mudanças rápidas e frequentes afetam não só a empresa, mas também seus colaboradores, que precisam se manter sempre atualizados, engajados e desempenhar novas habilidades para se adequar às novas exigências do mercado. E a gestão de mudanças organizacionais também desempenha um papel muito importante na redução dos impactos nos colaboradores, mantendo uma cultura organizacional positiva e promovendo a saúde mental no trabalho. 


Ou seja, ela é fundamental para garantir o sucesso da organização, com a atualização contínua das ações e tomadas de decisão, sem deixar de se preocupar com o bem-estar do profissional e os objetivos individuais e coletivos. E o RH tem um papel crucial para garantir uma gestão eficiente, com a transição e adaptação de mudanças mais leve e suave para todos. Veja, a seguir, as principais atribuições do departamento de RH:

Promover a comunicação clara e eficiente

Um dos papéis do RH é promover a comunicação clara, objetiva, transparente e eficiente dentro da organização. Afinal, a comunicação é fundamental para garantir o engajamento dos colaboradores, união do time e adaptações mais leve e suave às mudanças contínuas. É através da comunicação que os profissionais se ajudam entre si e alinham suas atribuições e objetivos. Ela também faz com que os gestores distribuam as tarefas e alinhem as metas. 


Ou seja, uma comunicação com falhas vai prejudicar toda a empresa, até porque os setores são interligados e dependem um do outro para atingir o objetivo da organização. Um erro na comunicação em apenas um setor, vai causar prejuízos em toda a empresa, principalmente em tempos de mudanças constantes e rápidas. 

Um grupo de pessoas levantando as mãos no ar
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Desenvolver capacidades e habilidades

Nos períodos de mudanças, os colaboradores precisam se capacitar e desenvolver novas habilidades, de acordo com o novo cenário. Um dos papéis do RH na gestão de mudanças organizacionais é auxiliar os colaboradores a desenvolver suas habilidades e capacidades, com menos impactos possíveis. 


O auxílio deve ser feito com a preocupação do RH desde o bem-estar e saúde mental dos colaboradores, até a escolha das melhores práticas para desenvolver as habilidades necessárias para a adaptação do profissional às mudanças. 


Afinal, cada mudança exige uma ação e uma escolha diferente, e é papel do RH promover a adaptação do colaborador com menos prejuízos possíveis, tanto para a empresa quanto para o trabalhador. 

Promoção do bem-estar

Você já viu que o RH deve auxiliar os colaboradores a desenvolver suas habilidades e competências, com foco no bem-estar e saúde mental, principalmente em tempos de mudanças rápidas e contínuas. Porém, a preocupação com o bem-estar deve ser constante, pois tais mudanças causam pressão, estresse e desafios que podem gerar sintomas de ansiedade, pânico, depressão e outras doenças psicológicas que afetam, até mesmo, na exaustão profissional. 


Um dos papéis do RH na gestão de mudanças organizacionais é promover uma cultura positiva na empresa, com ambiente de trabalho diversificado, inclusivo e respeitoso. Além disso, deve desenvolver meios de garantir o equilíbrio da vida pessoal e profissional, incentivar atividades físicas e criar um ambiente de apoio em meio às mudanças cada vez mais aceleradas. 

Um homem sentado em uma mesa com um celular na mão
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Gestão de desempenho

A gestão de desempenho é mais uma das práticas que não podem ficar de fora de uma organização que busca sucesso e resultados. Ela é essencial para conhecer se as práticas adotadas são eficientes para reduzir os impactos das mudanças contínuas e localizar as áreas de melhorias. 


Por isso, o RH deve fazer avaliações contínuas, com feedbacks construtivos e análise de resultados, além de saber a opinião dos colaboradores sobre as transições e estratégias adotadas. Ou seja,o RH possui um papel crucial no desenvolvimento da organização e contratar profissionais especializados em recursos humanos é essencial para atingir os objetivos e promover um ambiente mais positivo, saudável e colaborativo. 

Que tal implementar uma gestão de mudanças organizacionais eficiente? A Funill pode te ajudar!

A era digital, elevada competitividade e exigências do mercado provocam mudanças cada vez mais rápidas dentro das organizações. Por isso, o RH tem um papel crucial na busca de ações e recursos para promover as adaptações mais suaves tanto para os colaboradores quanto para a empresa como um todo. 


Com agências em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos possui profissionais qualificados com as melhores práticas para promover uma gestão de mudanças organizacionais eficientes e com menos impactos possíveis. Por isso, se você procura atualização constante e colaboradores engajados, a Funill é a escolha certa para a sua gestão. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.