Orçamento Online!

Etapas de um processo seletivo de recrutamento e seleção de funcionários

31.01.23 09:00 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill

Neste artigo você entenderá tudo sobre as etapas do processo seletivo e também verá como melhor selecionar adequadamente os profissionais que atuarão na sua empresa. Acompanhe.

Se você está à procura de uma nova (ou melhor) vaga de trabalho, entender como operam as etapas do processo de recrutamento é fundamental. Igualmente, se a sua empresa está em busca de um novo profissional para ocupar determinado cargo, compreender como esse processo é feito é essencial para garantir a seleção do funcionário ideal. 

Na verdade, quanto mais um indivíduo souber como funcionam os processos seletivos, mais ele poderá se preparar e ampliar suas chances de ser escolhido. Da mesma forma, quanto mais uma empresa entender como os processos seletivos funcionam, mais pode direcionar a sua procura para encontrar um profissional específico que atenda de fato as suas necessidades.

Entenda como funciona o processo seletivo

Acompanhe agora como funciona cada etapa de um processo seletivo de recrutamento e seleção de funcionários ideal para qualquer empresa:

Estabelecimento do perfil almejado

Tudo tem início a partir do estabelecimento do perfil do profissional que a empresa está buscando. 


Usualmente, o perfil é estabelecido pelo recrutador junto à companhia, ou seja, os administradores que irão atuar de modo direto com profissional a ser empregado.

Desenvolvimento de perfil

O perfil deve incluir atividades a serem desempenhadas, obrigações, conhecimentos e experiências necessárias para o exímio desempenho do cargo. Você também deve precisar das vantagens que a empresa oferece e o pacote de benefícios exclusivos. Tudo isso será divulgado na próxima fase, a de divulgar a vaga, quando o gestor informar que tem a vaga, qual perfil busca e quanto pode remunerar.


No entanto, geralmente, os salários não são exibidos. Diversas vezes, as companhias não revelam esses dados por receio de que profissionais em busca de trabalho, acostumados com um salário maior, "mintam" sobre seu desejo salarial somente para conseguir a vaga.


A preocupação é que o profissional admitido no cargo prossiga em busca de algo melhor, o que para a empresa resultará em gastos adicionais na contratação, no treinamento, adaptação de um novo profissional e no desligamento deste.

Divulgação do perfil pretendido

Este processo ocorre da mesma forma que os anúncios de emprego. Aqui, os recrutadores usam alguns recursos:

  • A rede da própria empresa

  • Rede de relacionamento com os trabalhadores

  • Website da companhia

  • Agências e consultores

  • Site de trabalho

  • Faculdades com curso pretendido

  • Rede social

  • Grupo de transmissão no WhatsApp.

Os recrutadores focam suas divulgações nos “locais” onde é mais provável achar profissionais com as particularidades do perfil pretendido pela empresa. Se você procura um psicólogo, deve entrar em contato com o CRP e não, por exemplo, com o CREA. Consequentemente, quem procura um emprego deve ter isso em mente. Compensa se questionar: "Se você procurasse por você, onde olharia?".

Seleção

A finalidade do recrutador nessa fase é escolher perfis que atendem a grande parte dos requisitos solicitados para a vaga. Dessa maneira, ele pode voltar-se unicamente a esses especialistas que melhor podem atender às necessidades da função.

Este é o trabalho mais difícil para os recrutadores. Existem muitos profissionais no processo, realmente muitos deles - que não se encaixam no perfil do trabalho. Nesta fase, não há razão para aguardar por qualquer feedback do selecionador.

Às vezes pode ser adotada uma mensagem automática como: “Seu CV foi recebido, caso exista correspondência com o perfil da vaga o contataremos. Boa sorte! Mas de modo geral essa não é a regra e não é o que ocorre na maioria das vezes.

Nesta etapa, o recrutador igualmente realiza o que denominamos de “busca ativa”. Ou seja, ele não permanece apenas aguardando os currículos chegarem. Ele igualmente faz buscas (em websites de profissões e mídias sociais). Consequentemente, seu currículo deve incluir as palavras-chave que os recrutadores usarão para achá-lo.

Contato com os candidatos

O contato inicial com os candidatos costuma ser por telefone (às vezes via e-mail ou SMS). Ele é realizado para verificar se o profissional realmente possui a experiência e os conhecimentos demandados para a vaga. Nesse ponto, o selecionador geralmente realiza uma pesquisa salarial. 

Dica: se o recrutador questionar sobre as suas expectativas salariais após a entrevista, é provável que ele goste de você. Se experiência, o conhecimento e o salário forem alinhados à vaga, o recrutador trespassa para a próxima etapa, que é a entrevista individual.

Entrevista individual

Aqueles que atingem essa fase já deixaram muitos concorrentes para trás. Em um processo de seleção adequado será feito o possível para que o profissional se sinta confortável. O objetivo é entender o profissional através de um bate-papo. Aqui nos referimos a uma abordagem organizada com questões preparadas anteriormente para entender o que o candidato possui e o que realiza de mais exímio, e como ele atua.

Outro detalhe pertinente na pesquisa efetuada no processo seletivo é a questão cultural. O selecionador deve ter certeza de que o profissional se encaixará bem nas crenças, valores, comportamentos dos demais profissionais e, sobretudo, dos chefes.


Após triagem, os profissionais mais bem classificados são direcionados para a entrevista com gestores/contratantes. Geralmente nesta fase são aprovados de dois a cinco candidatos.

Negociações salariais e contratação

A dica para profissionais é: apenas mencione o assunto salário quando for perguntado.

Isso porque o salário costuma ser o último ponto a ser abordado. Como mencionamos previamente, um bom processo de seleção a essa altura já deveria ter identificado a pretensão do profissional logo no contato inicial ou na entrevista, e apenas prosseguir com o processo seletivo com candidatos próximos ao valor oferecido (ou que se mostrem interessado em negociar).


Dessa forma, o momento de negociar tende a ser tranquilo, depois que os fundamentos já foram avaliados anteriormente.


A questão é se durante o processo de seleção, o recrutador deixou a questão da remuneração para ser abordado apenas na etapa final. Se não acontecer um acordo entre as partes, o valioso tempo dos envolvidos acaba sendo perdido, sem contar na decepção dos profissionais e da própria empresa.

Conte com a Funill - Recursos Humanos

O processo de recrutar e selecionar funcionários é complexo e está em constante mudança. Saber como funciona o mercado de trabalho é mais significativo do que produzir fórmulas mirabolantes. Assim, fórmulas podem ser adequadas a sua empresa.

O selecionador é parte essencial nesse processo, e a Funill é a melhor escolha para fazer o processo de recrutar e selecionar o profissional perfeito para sua empresa. Com atuação nas cidades de Belo Horizonte (BH), Contagem, Betim, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill conta com tecnologia de ponta para tornar o processo de seleção do seu novo funcionário de maneira otimizada, garantindo os melhores resultados para a sua empresa. Entre em contato e solicite seu orçamento!

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui