ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9555+55 (31) 3658-9555

Como recrutar pessoas? Conheça algumas estratégias para sua empresa ser bem-sucedida nesse processo

29.01.21 10:24 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital

Se você busca por compor uma equipe diferenciada e por colaboradores de alto desempenho, que se comprometam com sua empresa e ajudem ela a crescer, você precisa das melhores estratégias.


Por isso, é provável que você tenha que rever seus processos de recrutamento de pessoal. É comum que muitos gestores ou recrutadores não saibam ainda como encontrar as pessoas certas para se alinharem ao seu time.


Por isso, neste post queremos que você veja algumas estratégias de recrutamento de pessoal que podem ajudar sua empresa nesse desafio.

O processo de recrutamento tradicional

Recrutar pessoas, resumidamente, é buscar no mercado ou dentro da empresa, profissionais com um certo potencial, e um mínimo de requisitos para ocuparem uma vaga em aberto.
Após receber esses candidatos, a empresa passa para o processo de seleção, que é selecionar os candidatos mais apropriados para seguir no processo de seleção.


Um tipo de recrutamento tradicional, muito usado pelas empresas, trata-se de anunciar as vagas em algum lugar, como portais de vagas de emprego, mídias sociais, jornais, faculdades etc.

O que pode ser um desafio, isso porque a empresa recebe muitos currículos e vai precisar de um profissional para triar e analisar cada um.

O que leva tempo e gastos com isso, uma vez que a maioria dos currículos são de pessoas que não têm os requisitos mínimos para ocuparem a vaga em sua empresa.


Ou são pessoas que não têm também os valores que sua empresa espera.

Possivelmente, entre 50 currículos que sua empresa receber, somente uns 10 estarão entre o tipo de perfil que sua empresa procura.

E, outro ponto é que, depois de todo o processo de seleção, você descobre que o profissional contratado não era o apropriado para a vaga.


Por isso, as formas de recrutamento tradicionais podem não ser vantajosas para sua empresa, pois, hoje, vivemos em um ambiente de negócios de muitas mudanças e novos desafios.

Como recrutar pessoas: veja algumas dicas estratégicas

Seguem algumas dicas práticas para você otimizar seu processo de recrutamento de pessoal
Elabore uma lista do que você quer do candidato, enquanto ocupante do cargo

Opte por:
  • atribuições: o que o novo colaborador terá que realizar de fato e diariamente;
  • comportamento: o que sua empresa espera desse profissional em termos de atitudes e resultados;
  • valores: quais são os valores que sua empresa se pauta;
  • o que é inegociável: quais atitudes que o profissional não pode ter, como falta injustificadas, falta de trabalho em equipe etc;
  • como crescer na empresa: o que o profissional precisar aderir ou fazer para crescer na sua empresa.

Procure fazer o recrutamento interno

Há dois tipos de recrutamento: o externo e o interno.

O tipo externo, você traz pessoa de fora da empresa, atraindo pessoas do mercado. Já o recrutamento interno, a empresa busca entre as pessoas da equipe, alguém com perfil para a vaga em aberto.


Ao realizar uma busca dentro da sua empresa, a tendência é que você ache alguém para ocupar a vaga. O que é muito motivador para sua equipe, ao dar oportunidades de crescimento para quem já é do time.

Uma dica: vá até seus melhores colaboradores e pergunte se eles têm alguém para indicar. Com certeza, esses colaboradores não querem desapontar você, então, eles vão lhe indicar alguém que acreditem ser bom para sua empresa.

Busque por um colaborador em outra empresa

Se a estratégia anterior não der certo, utiliza esta.


Como sabemos, excelentes profissionais estão sempre empregados. Uma opção é você buscar por um campeão em outras empresas, isso se chama Head Hunting. É caçar profissionais no mercado.

Se você está buscando, por exemplo, uma secretária, vá até uma empresa, se passe por um suposto cliente, peça ajuda a ela e veja como essa secretária reage, como é sua postura em mostrar uma solução etc.


Se você entender que o perfil dela é apropriado para sua empresa, diga a ela que será aberto um processo de seleção de pessoal em sua empresa, e veja se ela tem interesse em participar.

Busque mais informações que você puder

O candidato pode te surpreender com sua postura, seu entusiasmo pela sua empresa, em contribuir com sua empresa, sua disposição em mostrar resultados, mas isso pode ser, infelizmente, porque ele quer a vaga.

E, muitas vezes, depois que ele é contratado, ele não tem o desempenho esperado.


Por isso, conheça melhor as pessoas que você pretende chamar para as próximas fases do processo de recrutamento e seleção.

Além de buscar informações dos candidatos em empresas anteriores que eles tenham trabalhado, como conduta profissional, resultados apresentados etc, busque também pistas deixadas no LinkedIn e redes sociais.


Os tipos de publicações, bem como o perfil do candidato no LinkedIn e suas descrições e produções nessa plataforma, podem trazer para você, pistas importantes na hora decidir ou não por um candidato.


Uma última dica: sempre procure investigar mais a fundo os valores do candidato, bem como normas de comportamento que ele tenha, pois muitas empresas contratam pelo excelente currículo apresentado (potencial técnico) e demitem pelo comportamento do colaborador. Pense nisso!

Conclusão

Neste artigo, você conferiu algumas estratégias de recrutamento de pessoal que podem ajudar sua empresa na hora de recrutar pessoas.


É importante escolher as pessoas certas para sua empresa para você não incorrer em gastos desnecessários, além de mais investimentos em novas recolocações de pessoas por ter atraído e contratando as pessoas erradas.


E, se você gostou deste artigo, faça ele chegar a mais pessoas, compartilhe ele.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui