Orçamento Online!

Entrevista de Emprego: Perguntas Estratégicas para Avaliar o Potencial de Crescimento e Adaptação

08/04/2024 11:33 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra as perguntas estratégicas para avaliar o potencial de crescimento e adaptação dos candidatos em entrevistas de emprego. Confira agora!

Uma mulher sentada à mesa conversando com um homem
(Fonte: Freepik/Reprodução)

As entrevistas de emprego são muito importantes para conhecer os candidatos e encontrar o melhor profissional para determinada posição, com os valores e objetivos alinhados ao da empresa. É na entrevista de emprego que o recrutador vai conhecer as capacidades, habilidades, perfil e personalidades dos candidatos, incluindo fatores como capacidade de adaptação às novas culturas, rotinas e desafios. 

Para um recrutamento eficaz, é preciso saber as perguntas certas para fazer na entrevista de emprego. Por isso, nós da Funill preparamos este conteúdo com dicas de perguntas estratégicas para você descobrir qual o melhor candidato para a empresa e o cargo que se pretende ocupar. 

Neste post, você vai descobrir quais perguntas fazer durante a entrevista de emprego para avaliar o potencial de crescimento e capacidade de adaptação dos candidatos, abordando questões de perfil profissional como resiliência, flexibilidade e disposição para aprender. Confira e saiba como achar o perfil dos sonhos. 

Confira a importância das perguntas na entrevista de emprego

Para os candidatos, a entrevista de emprego é um desafio e tanto. São várias perguntas e testes que podem ser muito cansativos, mas são essenciais para descobrir o perfil dos sonhos, aquele talento profissional que a empresa tanto procura. 


É através das perguntas que o recrutador conhece mais a fundo cada candidato. Elas podem desvendar qual a personalidade, o perfil, as habilidades, capacidades e competências de cada um, permitindo que o recrutador encontre o profissional ideal para preencher determinada posição na empresa. 


Perguntas estratégicas também permitem avaliar o potencial de crescimento dos profissionais e a capacidade de adequação cultural de cada um. Isso é muito importante para garantir a contratação de um candidato que vai se encaixar bem à equipe e aos valores da empresa. 


Além disso, as perguntas também ajudam em situações específicas de cada empresa ou cargo. Por exemplo. Algumas empresas preferem manter um ambiente de trabalho mais silencioso, com profissionais focados na prestação de serviço. Nestes casos, na entrevista é possível identificar aqueles candidatos mais introspectivos e reservados. 


Outras empresas já preferem manter um ambiente de trabalho mais dinâmico e comunicativo. Estes perfis também podem ser encontrados através das perguntas estratégicas durante a entrevista de emprego, pois elas identificam a personalidade, os objetivos e o modo de agir dos candidatos. Assim, é possível verificar se estes fatores estão alinhados às expectativas da empresa. 


Assim você já consegue ver a importância das perguntas certas na entrevista, principalmente para avaliar a capacidade de adaptação de cada um e a disposição para aprender e enfrentar novos desafios. Então, veja a seguir, as perguntas mais eficientes para você descobrir quem é o candidato ideal para a empresa. Confira!

Perguntas sobre habilidades de adaptação

Para saber se o candidato tem uma boa capacidade de adaptação a diferentes ambientes de trabalho, culturas organizacionais e mudanças constantes, você pode perguntar:

  • Como você lida com ambientes de trabalho dinâmicos e com mudanças constantes?

  • Como você lida com ambientes de trabalho conservadores?

  • Como você se mantém atualizado com as últimas tendências da sua área de atuação? Você participa de cursos, palestras e workshops? Me fale como eles impactaram positivamente na sua carreira. 

  • Como você ajusta suas prioridades e como você age quando há imprevistos?

  • Me conte uma situação em que você teve que lidar com mudanças inesperadas no trabalho. Como você se adaptou? Quais estratégias usou?

Um homem sentado à mesa conversando com uma mulher
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Descubra se o candidato tem disposição para aprender

A busca por conhecimento profissional é muito importante nos dias atuais. Com profissionais cada vez mais qualificados e um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico, é crucial descobrir qual candidato tem potencial de crescimento e está sempre se atualizando às novidades e são adeptos a novos conhecimentos. Para conhecer este perfil dos candidatos, pergunte: 

  • Quais são os seus objetivos de carreira a médio e longo prazo? Como você deseja alcançar?

  • Como você busca oportunidades de crescimento profissional?

  • Como você se atualiza na sua área de atuação?

  • Você aproveita o feedback para melhorar o seu desempenho? Como?

  • Descreva uma situação em que você procurou um feedback para melhorar as suas habilidades. 

  • Você já observou pontos de melhoria em suas habilidades? Quais medidas tomou para desenvolvê-las?

  • Como você compartilha seu conhecimento e experiência com os colegas de trabalho

Flexibilidade 

Perguntas estratégicas sobre flexibilidade ajudam a encontrar um profissional com capacidade de adaptação às mudanças, novas rotinas e tomadas de decisões ágeis, criativas e proativas, mesmo em momentos de imprevistos e adversidades. Além disso, também permite encontrar um profissional que lida bem com a diversidade e inclusão dos membros da equipe. Ou seja, o perfil dos sonhos de toda empresa, não é mesmo? Então, pergunte:

  • Como você se ajusta a diferentes tipos de gestão e liderança?

  • Você já trabalhou com pessoas de diferentes origens e culturas? Como foi? Como você se ajustou?

  • Me conte uma vez que você teve que mudar a abordagem de trabalho devido a um imprevisto ou novas circunstâncias. 

  • Como você lida com inovações?

  • Você já trabalhou em uma empresa com abordagem de emprego diferente da que está acostumado?  Como foi? Quais estratégias adotou para se adaptar?

Um grupo de pessoas em volta de um computador
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Encontre o perfil dos sonhos com a Funill

As perguntas estratégias ajudam a encontrar o profissional com as habilidades e personalidade ideal para a empresa e determinada posição. Com estas perguntas, você consegue ter uma boa análise para encontrar o perfil dos sonhos. 


Mas além de saber quais as perguntas certas, é preciso saber como fazê-las e nisso a Funill é expert. Com anos de experiência na seleção de candidatos, a Funill sabe como realizar as principais perguntas estratégicas para encontrar o profissional perfeito para a sua empresa.


Conheça as propostas da Funill e contrate o perfil dos sonhos, aquele profissional que vai se alinhar às expectativas, objetivos e valores da empresa, com vontade de crescer e promover o crescimento da empresa. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.