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Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

06.04.23 07:00 AM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Neste artigo você entenderá como realizar de maneira correta uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa. Acompanhe.

A pesquisa de clima organizacional é uma estratégia para melhorar o ambiente de trabalho visando  a harmonia e o desenvolvimento da empresa. Trata-se de uma iniciativa que tem sido tomada por diversas organizações para reprimir ou minimizar conflitos e criar um clima de paz para que o trabalho seja desenvolvido corretamente dentro da organização.

Sendo assim, a sua performance pode ser melhor se estiver atrelada a esse modelo de iniciativa. Isso porque a sua principal meta é ajudar a empresa a ter melhor saúde e a desempenhar o seu papel com responsabilidade. Ou seja, a pesquisa de clima organizacional está completamente alinhada às metas de desenvolvimento e lucratividade da companhia. Veja agora mais detalhes sobre essa oportunidade para a sua empresa.

Como a pesquisa de clima organizacional pode potencializar os seus negócios

A potencialização dos negócios é um desdobramento natural da pesquisa de clima organizacional quando essa é feita de maneira adequada. Não se trata de uma suposição, embora não seja matemática. A realidade é que a experiência mostra que as organizações que conduzem boas análises do grau de satisfação (ou insatisfação) de seus colaboradores e tomam as medidas adequadas tendem a melhorar substancialmente seus negócios.

Isso se deve sobretudo à capacidade de responder à altura às demandas internas da organização. Afinal, muitos empreendedores teimam em olhar para fora buscando soluções enquanto não enxergam que a resposta parte de dentro. Pois colaboradores insatisfeitos fazem a empresa caminhar para trás. E não se trata de substituí-los, pois esses irão e os problemas continuarão com outros. O melhor a fazer é eliminar o problema.

Por que essa estratégia falha em algumas organizações

Embora seja comum que a pesquisa de clima organizacional obtenha êxito, é fato que muitos empreendedores relatam não ter obtido resultados satisfatórios com ela. E não estão mentindo e nem fazendo campanha contra a estratégia. Mas não podemos tomar como regra as experiências ruins destes porque na realidade o que normalmente acontece com essas pessoas é uma pesquisa feita de maneira inadequada.

O fato é que a pesquisa de clima organizacional tem o poder de mudar os rumos dos seus negócios, se feita corretamente. Se deseja fazer, mas não sabe como, conte com os serviços de uma empresa especializada nesse modelo de intervenção. Se a sua empresa é de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia, fale com a FUNILL e os seus problemas serão resolvidos.

Ouvir os colaboradores é o primeiro passo

Mas se você quer saber como se dá o processo de pesquisa de clima organizacional, a gente explica. E o primeiro passo é ouvir com atenção os colaboradores. Isso pode ser um a um ou, se forem muitos, eleger representantes dos setores para apresentarem as demandas dos mesmos. Esse é um momento importante, pois se trata do start de todo o processo.

Essa fase de audição dos colaboradores deverá seguir um padrão rígido de confiabilidade, pois os mesmos devem se sentir seguros para expor suas frustrações. Lembre-se que os resultados somente serão satisfatórios se os colaboradores realmente expuserem o que lhes desagrada. Isso porque o pressuposto básico é ouvir suas queixas e apresentar soluções para elas.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Questionário para a pesquisa de clima organizacional

Para tomar conhecimento das demandas dos colaboradores, um bom questionário deve ser elaborado. É interessante que ele seja feito especificamente para a sua empresa, pois dessa maneira irá refletir exatamente a situação do seu negócio. Em tese, o que se pretende é exatamente tomar conhecimento das situações de conflito, os desentendimentos, o desestímulo, etc.

E como o que você pretende conhecer a fundo é o que está acontecendo na sua organização, então é bom que o questionário seja personalizado. Para isso a FUNILL também tem expertise para lhe ajudar. Nossos profissionais são preparados para ajudar a criar esse questionário, colher as informações e interpretá-las da maneira mais adequada.

Respeite o tempo para que seus colaboradores respondam ao questionário

A empresa naturalmente vive em ritmo frenético e isso pode dificultar o acesso dos colaboradores ao questionário. Mas para que haja sucesso na iniciativa é preciso motivar todos a responderem. Por isso, um ótimo conselho é para que você (empreendedor) respeite o tempo das pessoas para responder.

Em tese o que precisamos é que o colaborador responda e por isso você pode até motivá-lo a fazer isso em casa. Mas tenha muito cuidado! Estamos falando sobre saúde e bem-estar do colaborador e incentivá-lo a fazer isso em casa pode ser uma péssima sinalização. Afinal, esse é o período de descanso dele. Responder o questionamento em casa pode soar como trabalhar no horário de descanso, o que não reflete bem na empresa.

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O que é possível fazer pelos colaboradores

Essa é uma pergunta capciosa, pois mira o bem-estar dos colaboradores, mas tem profunda relação com o melhor desempenho da organização. A explicação é simples: colaboradores valorizados são mais motivados e isso leva a empresa a render e lucrar mais. Então temos aqui uma ação que se direciona aos colaboradores, mas que tem efeito sobre toda a empresa em geral.

Portanto, após ouvir os colaboradores, o empreendedor deverá tomar conhecimento das demandas e estar aberto para propor soluções. Se forem de cunho profissional, humano, relacional, físico... nada disso deve importar. A ideia é que os problemas sejam conhecidos e as soluções apresentadas de maneira rápida e efetiva.

Trabalhar para que os resultados da pesquisa de clima organizacional sejam duradouros

É muito importante ter em mente que o que se pretende é que os resultados da pesquisa de clima organizacional sejam duradouros. E para isso é necessário que o nível estratégico se empenhe por tomar decisões de longo prazo que levem a esse objetivo. Dessa maneira certamente será possível estender os benefícios, agradando os colaboradores e potencializando os lucros da organização.

Não perca mais tempo e faça o mais depressa possível a pesquisa na sua organização, entre os colaboradores. Se a sua empresa é de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia, conte com a FUNILL para lhe ajudar. Com o nosso apoio você certamente irá atingir os melhores resultados!

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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