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Como a consultoria comercial junto com RH melhoram suas Vendas

12.11.21 07:44 AM Por Relacionamento

Um casamento que deu certo foi a união da consultoria comercial com o Recursos Humanos - RH. E essa união vem surpreendendo o mercado com os resultados obtidos no fluxo de vendas, o que impacta no crescimento da organização como um todo.

 

A consultoria comercial tem como objetivo detectar as gaps (lacunas) que inibem o bom entrosamento entre equipes, principalmente entre as áreas de marketing e vendas, e planejar ações estratégicas para que elas sejam eliminadas.

 

Já a consultoria de Recursos Humanos ou mesmo um departamento interno de RH age com base nos diagnósticos específicos de cada lacuna, utilizando técnicas atualizadas de descoberta e captação de mão de obra preparada e específica para cada finalidade, de forma objetiva e ágil.

 

Quando se une ao RH, a consultoria comercial ganha força total, pois o novo RH, que é o RH Estratégico, acompanha de perto os problemas detectados pela consultoria comercial. Assim entende melhor qual o perfil de colaborador que o comercial precisa para sanar com eficiência os problemas em questão.

A união faz a força

Os resultados obtidos com a união da consultoria comercial com o Recursos Humanos é um nítido exemplo de como a união realmente faz a força.


Um RH de alta performance entende as dores do negócio, suas causas e seus efeitos. Por esse motivo, senta na mesa junto com o comercial, define estratégias e sabe avaliar quantas pessoas precisa para a produtividade que quer ter e em que prazo isso deve acontecer.


Juntas, as duas áreas proporcionam à corporação uma base com alicerces mais sólidos que alavancam as vendas. O desafio de fazer crescer o desempenho em vendas exige que se observe três fatores chave:


  • Recursos e pessoas – todas empresas com alto desempenho de vendas tem como fundamento capacitar seus vendedores para acessarem informações e pessoas, gerando vendas. A formação de uma equipe de apoio com profissionais de outras áreas pode aumentar a confiança no produto ofertado e abrir muitas portas.
  • Motivação e treinamento – Alguns vendedores precisam de motivações constantes para gerar boas vendas. Promover treinamentos com foco na performance do vendedor pode estimular um relacionamento saudável entre os integrantes da equipe, aumentar o desempenho do vendedor e revelar novos líderes.
  • Geração de leads de vendas – Para fazer a prospecção de vendas e captação de leads, é preciso conhecer bem o produto ou serviço que está vendendo e os benefícios que eles trazem. E isso fica mais fácil coletando o maior número de informações possível dos clientes que interessam à empresa, preparando-os bem antes de uma abordagem comercial.

Como o RH pode influir no comercial alavancando as vendas?

Para alavancar as vendas de fato, o RH, com o respaldo do comercial, precisa que a equipe opere com o máximo de desempenho, com foco nas seguintes ações:


  • Demonstrações das expectativas reais – Um RH atualizado incentiva a conscientização da equipe a respeito das expectativas da organização e suas chances reais de crescimento com a contratação dos colabores adequados para cada situação.
  • Contratações assertivas – As estratégias do RH permitem maior número de assertividades nas contratações, devido ao perfil do colaborador, que é delineado em conjunto pelas equipes de marketing e vendas.
  • Reconhecimento de talentos – o recrutamento e a retenção de talentos, alinhados à cultura da empresa, desperta uma sensação de pertencimento, que leva os funcionários a colaborar cada vez mais, amando seus produtos e serviços, e orgulhando-se por vende-los.
  •  Baixa no Turnover– Os incentivos voltados aos trabalhadores, para que permaneçam maior tempo na empresa, faz regredir a grande rotação de funcionários (turnover), o que garante umaequipe sempre integrada e alinhada, pronta para passar por todos os processos de venda.
  • Inovação e Aprimoramento – atenção do RH aos novos processos e consultoria interna, faz com que as inovações cheguem aos procedimentos internos e externos, efetivando vendas.

O que o RH pode fazer para aumentar as vendas rapidamente?

Existem alguns passos importantes que o RH pode dar para que as vendas decolem com rapidez, dentre eles:


  • Entender as necessidades de seus clientes em potencial (prospects).
  • Criar um clima agradável entre os vendedores, que propicie um bom relacionamento.
  • Entender e providenciar a otimização de todo o processo comercial.
  • Gerar valor para os clientes.
  • Preparar a equipe para contribuir com todos os passos acima.

Conclusão

Após essa abordagem sobre pontos importantes que um empresário deve ter para alavancar sua área comercial com a união da consultoria comercial como Recursos Humanos, você já está ciente dos caminhos a seguir para provocar uma explosão de vendas em seus negócios.


Para ter outros conhecimentos pertinentes à sua área, tão pertinente quanto os que já explanamos acima, pesquise outros posts do nosso blog e, se possível, contrate uma consultoria comercial que possa ajudar seu RH a agir assertivamente junto aos seus colaboradores de vendas, clicando AQUI.


Tenha sempre em mente que investir em consultorias não é um gasto, mas sempre um investimento que trará altos lucros para sua organização.

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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