Orçamento Online!

Vantagens de terceirizar seu recrutamento comercial

17.11.21 10:43 AM Por Relacionamento

Se você ainda não terceirizou o recrutamento comercial de seu negócio, saiba que está perdendo muito na agilidade e qualidade das contratações que precisa para impulsionar suas vendas.


Isso porquê, profissionais especializados em vendas e bem alinhados aos valores de sua empresa é que movem a máquina toda, engajando-se totalmente no processo que vai do conhecimento do produto às vendas, pois se não há vendas, a produção fica encalhada.


Para alavancar as suas vendas, nada melhor do que ter à mão um recrutamento comercial terceirizado, que ofereça profissionais especializados em recrutamento e seleção de agentes comerciais, os quais realmente farão a diferença.


Nesses momentos de pandemia e pós pandemia, muitas empresas deixaram de vender e estão reestruturando seus quadros comerciais, à procura de vendedores com maior domínio de tecnologias, como vendas online, ações em redes sociais e outras práticas que sustentaram os alicerces de grande número de empresas durante muitos meses.


Diante da competição acirrada por contratar bons vendedores que tenham novas técnicas de vendas na palma da mão, deixar a cargo de especialistas terceirizados o recrutamento de novos talentos em vendas é estar um passo à frente no caminho para o sucesso.

Vantagens ao terceirizar o recrutamento comercial

  • Know how - Os profissionais tem conhecimentos e experiências sobre as necessidades de uma empresa e sabem onde e como encontrar os melhores candidatos, portadores de novas tecnologias para preencher as vagas comercias.
  • Trabalho personalizado – o profissional ou equipe terceirizada de recrutamento comercial, promove grande troca de informações com a empresa contratante, visando entender o negócio como um todo e também do perfil necessário do profissional que irá preencher a vaga disponível.
  • Transferência de responsabilidades – Toda parte tática do recrutamento fica a cargo do consultor terceirizado, deixando os líderes da empresa e RH com mais tempo para focar em gestão estratégica, atividades motivacionais, treinamentos de funcionários, gestão de carreiras e no fortalecimento da cultura organizacional da empresa.
  • Otimização do tempo – A terceirização do recrutamento comercial agiliza os procedimentos de recrutamento e seleção dos novos colaboradores por meio de um processo já trilhado em outras empresas, com foco em candidatos detentores das novas técnicas empregadas na área comercial. O processo utilizado é mais objetivo e mais assertivo, o que resulta na contratação de profissionais com os perfis desejados pela empresa.
  • Contratações de qualidade – O recrutamento terceirizado desenvolve uma seleção estratégica, onde aumenta as chances de contratar exatamente o profissional que a corporação necessita, o que dá origem a um ambiente de trabalho mais agradável e sólido, aumentando a colaboração e a produtividade. Esses resultados impactam de forma positiva no clima organizacional e melhoram a imagem da empresa.
  • Economia financeira - O gasto no processo de terceirização do recrutamento comercial é bem menor do que quando o trabalho é feito pela própria organização, cujo RH ainda não está preparado para gerir recrutamentos assertivos diante do novo.
  • Redução da taxa de turnover - Os gastos elevados com contratação de funcionários que não têm os conhecimentos necessários na atualidade, principalmente na área comercial, trazem prejuízos à empresa e levam a uma alta rotatividade de colaboradores, conhecida como turnover. O fenômeno diminui muito quando a empresa investe na seleção de profissionais comerciais em dia com a tecnologia, cujos resultados são apreciados também na produtividade, no encantamento dos funcionários e clientes, impactando diretamente o lucro da empresa.

Como é feito o recrutamento de bons colaboradores comerciais?

Para fazer frente a demanda comercial de uma corporação o consultor desenvolve processos assertivos que visam atrair e selecionar o colaborador ideal para cada cargo.


O recrutamento comercial consiste em descobrir, selecionar e contratar talentos que entendam como funcionam as novas estratégias comerciais e que possam atuar nas falhas e problemas identificados, obtendo bons avanços nas vendas.


Na realidade, não existe uma fórmula mágica para recrutar bons vendedores e formar uma boa equipe comercial, alinhada à cultura organizacional da empresa.


O segredo está em contratar uma terceirização que ofereça especialistas em recrutamento comercial. São esses profissionais que detêm o know how fundamental para compor um time de vendas de sucesso, batendo metas e fidelizando os clientes.

O que é como funciona a terceirização do recrutamento comercial?

A terceirização do recrutamento comercial é a transferência da responsabilidade pela captação, seleção e contratação de profissionais especializados na área comercial (marketing/vendas) para uma consultoria de RH especializada.


O especialista que cuida do recrutamento comercial de uma empresa é o responsável por desenvolver as etapas necessárias à aquisição de novos talentos para todo setor comercial.


O recrutamento comercial é uma oportunidade de encontrar-se vendedores excelentes, preparados para enfrentar os desafios que surgem no cotidiano e que desejam a chance de crescer dentro da empresa.


Entende-se por um bom recrutamento comercial aquele que consegue compor um time de vendas com pessoas capacitadas e talentos, que levem a corporação ao topo do sucesso.

A estratégia de recrutamento comercial requer:

  • Divulgação das vagas com os perfis desejados
  • Identificação do vendedor com o perfil ideal para sua empresa
  • Seleção dos currículos e chamamento dos interessados para entrevista
  • Convite aos selecionados para uma dinâmica de grupo simulando vendas e os problemas mais frequentemente encontrados
  • Avaliação das atitudes, habilidades e conhecimentos dos candidatos
  • Escolha os candidatos mais indicados para cada vaga, com base no perfil e desempenho dos candidatos que passaram pela dinâmica de grupo.

Compromissos de uma terceirização

Ao ser terceirizada por uma corporação, uma consultoria comercial tem por prioridade obter informações específicas da empresa contratante. Dentre as informações necessárias destacamos:

  •  Atribuições dos cargos a serem preenchidos
  • Quais as condições que a organização oferece aos candidatos
  • Quais os perfis desejados dos interessados
  • Quais as competências necessárias para o preenchimento das vagas
  • Por quanto tempo e como serão contratados os candidatos 

Conclusão

Agora que já tem detalhes das vantagens que pode ter ao terceirizar o recrutamento comercial de sua empresa, já sabe qual é o caminho certeiro para que ela alcance sucesso em seus negócios, alcançando com folga todas suas metas de vendas.


Compartilhe este post com a diretoria de sua corporação e aproveite para terceirizar seu recrutamento comercial clicando AQUI.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui